Como estimular o leite materno? Essa é a dúvida de muitas mamães que sofrem ao querer alimentar o seu bebê. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para você testar em casa.
Afinal, o leite materno é o alimento mais adequado para o recém-nascido, porém, algumas mulheres têm dificuldades de amamentar o pequeno.
É importante que a mulher sempre consulte seu médico, tirando suas dúvidas quanto às práticas de amamentação e de saúde em geral.
Alguns especialistas em amamentação também podem ajudar, caso você não obtenha bons resultados com as nossas dicas de como estimular o leite materno.
Veja também: Como incentivar o bebê a falar? Veja dicas simples
Mãe dando leite ao bebê. Foco: Canva
Como estimular o leite materno – Acompanhe as dicas
Se você perceber que o bebê não está ganhando peso ou sujando menos as fraldas por dia, esses podem ser sinais de que a criança não está mamando o suficiente. Sendo assim, é preciso saber estimular o leite materno.
É importante verificar alguns pontos como a frequência que o bebê mama, se está satisfeito com a mamada e demais sinais.
Caso perceba que precisa estimular a produção de leite, considere pôr em prática as nossas sugestões, sem descartar o acompanhamento médico. Vamos lá!
Estimule a amamentação logo após o parto
O ideal é que seja estimulada a amamentação logo após o parto, mais ou menos em 1 hora após o nascimento da criança. Se não for possível, faça esse encontro o quanto antes.
Esse primeiro contato de mamãe com seu bebê favorece não só a necessidade biológica da criança, como também é uma forma de reconhecimento entre ambos.
O bebê começa a aprender o modo correto de mamar, estimulado pela mãe que também está aprendendo no ato de amamentar.
Essa troca de contato físico aguça os 5 sentidos da criança, que até o momento estava no “forninho”, esperando para sua chegada.
Bebê recém-nascido segurando na mão da mãe. Foto: Canva
Beba bastante água para estimular a produção de leite
Para estimular a produção de leite, beba bastante água, sendo esta uma forma natural de estimulação do corpo feminino.
O organismo precisa de mais energia e a água é um importante combustível para produzir mais leite para o pequeno.
O recomendado é que a mulher beba de 200 a 300 ml de água antes e depois de amamentar.
Além disso, a água corresponde a 87% do leite materno, ajudando a criança a se desenvolver naturalmente saudável e, em contrapartida, servindo de hidratante natural para a mamãe.
Veja também: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho
Identifique se a pegada do bebê está correta
Às vezes, a dificuldade de produção de leite da mulher está relacionada a forma que a criança está mamando.
Portanto, a nossa dica é que você identifique se a pegada do bebê está correta, ou seja, se a criança abocanha a aréola do seio por completo, fazendo barulhinhos de sucção enquanto mama.
É importante identificar se a mulher não está sentindo dor nos seios, sendo este um indício que a pega da mama não está correta.
O movimento correto de sucção durante a mamada também estimula a produção de leite materno, por isso, é importante observar o modo da criança mamar.
Mãe com o seu bebê no colo. Foto: Canva
Mantenha uma frequência na amamentação
Para ajudar a estimular o leite materno, mantenha uma frequência na amamentação, criando uma rotina para você e a criança.
De modo geral, a criança poderá mamar de 8 a 12 vezes por dia, totalizando de 2 a 3 horas amamentando o bebê recém-nascido.
A demanda pode aumentar com os picos de crescimento da criança, e isso pode ser observado na prática.
Para as mamães que precisam trabalhar, uma dica é estimular a produção de leite usando a bombinha, regularmente.
Tente bombear leite por 15 minutos em um período de algumas horas alternadas. Aproveite para usar uma bomba dupla para aumentar os níveis de produção dos dois seios.
Estimular o leite materno usando os dois seios
Você também poderá estimular o leite materno usando os dois seios para amamentar o bebê.
Durante as primeiras mamadas da criança, oferece cada um dos seios para ela identificar a possibilidade.
Tem crianças que ao longo do tempo mamam nos dois seios, outras possuem aquele preferido para mamar.
Experimente oferecer os dois seios para estimular a produção de leite de ambos, podendo usar também a bombinha caso a criança não esteja pegando o outro seio.
Bebê amamentando. Foto: Canva
Uma dica extra: verifique se a baixa produção de leite não está ligada ao uso de medicação e saúde mental da mulher.
Às vezes, conversando com um especialista em amamentação, psicólogo e médico pode ser possível receber a ajuda na sua prática para estimular o leite materno.
Boa sorte e muita saúde para você e o seu bebê!
Veja mais: Como estimular a criatividade das crianças?