Quer aprender como estimular a criatividade das crianças? Seja em casa ou na escolinha, incentivar os pequenos contribui para o seu desenvolvimento. Veja aqui algumas ideias criativas.

A imaginação, inovação, criação e reprodução são aspectos que levam criatividade, uma qualidade que está ligada à inteligência, podendo ser adquirida e aperfeiçoada com o tempo.

Por isso, é importante começar a instigar a criatividade nas crianças usando de ferramentas artísticas, esportistas e até do campo científico.

Para os cuidadores ou pais, saber como estimular a criatividade das crianças se torna um desafio, mas que pode ser realizado a partir de atividades práticas.

Publicidade

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Como estimular a criatividade das crianças- Acompanhe as dicas práticas para os pequenos

Saber como estimular a criatividade das crianças contribui para seu desenvolvimento escolar de aprendizagem, mas também para sua fase adulta, ajudando em sua carreira profissional, por exemplo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Um adulto criativo consegue ser resiliente através dos desafios encontrados no mercado de trabalho, e costuma se adaptar a diferentes cenários.

Portanto, aprender a estimular a criatividade dos filhos é bem importante para abrir portas em um mundo de possibilidades.

A seguir veja as diversas atividades de como estimular a criatividade das crianças, esperamos que sirvam de exemplo para você instigar essa qualidade nos pequenos.

Deixe a criança ter um tempo mais livre 

como estimular a criatividade das crianças

Criança desenhando à vontade. Foto: Canva

Publicidade

Muita gente acredita que estimular a criatividade é encher a agenda da criança de atividades, mas pasme, uma das formas de instigar uma criança criativa é através de um tempo mais livre.

Isso mesmo! Não tem problema algum ter uma rotina de atividades, porém, deixar um tempo ocioso é necessário para a criança se desenvolver.

Muitas ideias podem surgir nesse momento de “fazer nada”, inclusive, o pequeno poderá começar a desenvolver formas criativas de passar o tempo.

Nem sempre um quarto cheio de brinquedos irá estimular o caráter criativo. Às vezes, deixar que a criança escolha o que entreter é um bom caminho para estimular seu lado criativo.

Veja mais: Importância de ensinar política para o seu filho – Descubra qual é

Estimule a criatividade através da contação de história 

como estimular a criatividade das crianças

Criança usando livro infantil. Foto: Canva

Publicidade

Outra dica é a estimulação da criatividade por meio da contação de histórias, usando como método a leitura de um livro ou contando um fato, ou historinha fictícia (inventada).

A ideia é que a criança ouça ou leia a história, imaginando o cenário e os personagens, ao desenvolver do enredo.

Para as crianças pequenas, utilize livros ilustrados, fantoches ou crie um cenário através de fantasias.

Outra ideia criativa é a invenção de histórias, podendo virar uma atividade para realizar com toda a família.

Um evento onde a contação de histórias é a atividade principal, cada um dos integrantes conta uma história para todos.

Incentive as brincadeiras e jogos ao ar livre 

como estimular a criatividade das crianças

Pai e filha brincando ao ar livre. Foto: Canva

Mais uma ideia de como estimular a criatividade das crianças é incentivando as brincadeiras e jogos ao ar livre.

Ter um tempo em contato com a natureza contribui para o lado criativo do pequeno, sendo um ótimo ambiente para estimulação.

Você pode ensinar uma brincadeira nova sem muitos estímulos para a criança criar, incentivar a criação de um novo jogo ou brincadeira.

A ideia é usufruir do cenário mais livre para criar atividades mais criativas, nas quais o pequeno poderá se desenvolver sozinho ou acompanhado de outras crianças.

Um jogo em grupo ou brincadeira coletiva com algumas regras inventadas podem resultar em uma atividade muito divertida para todos.

Veja mais: Educação financeira para crianças: você já pensou nisso?

Como estimular a criatividade das crianças: Faça a criança pensar ao invés de fornecer uma resposta

como estimular a criatividade das crianças

Menino pensando sobre a atividade. Foto: Canva

Quando a criança é muito pequena é importante responder com firmeza, porém, na fase escolar, por exemplo, fazer a criança pensar ao invés de fornecer uma resposta imediata é uma forma de instigar a criatividade.

Por exemplo, nas atividades de desenho livre, muitas vezes, o pequeno pergunta qual cor pintar tal elemento. Você pode instigá-lo a pensar em uma cor da preferência dele, mesmo que queira pintar o sol de azul, deixe-o explorar.

Durante as atividades escolares, trabalhos e lições, incentive que ele pesquise as respostas para sua pergunta em um livro, internet ou devolva com uma nova pergunta que poderá clarear suas ideias.

É importante ouvir a criança, a curiosidade é amiga da criatividade e esse encontro só será possível se o pequeno for instigado a pensar.

Instrumentos musicais ajudam a estimular a criatividade

como estimular a criatividade das crianças

Mãe e filha brincando com instrumento musical. Foto: Canva

Algumas atividades específicas, como os instrumentos musicais, ajudam a estimular a criatividade das crianças.

Aprender a tocar um instrumento musical é uma forma apropriada de desafiar as crianças, aprendendo através de comandos e autenticidade para criar.

Deixe que a criança escolha qual instrumento deseja aprender a tocar, fornecendo um espaço para ensaios e incentivo para sua atividade.

Uma dica é fazer uma noite cultural em família, onde cada integrante faz uma apresentação para todos presentes. O resultado é uma noite divertida, regada de carinho e criatividade.

Veja mais: Como praticar o desapego com os filhos? 10 dicas

Como estimular a criatividade das crianças: Monte jogos e brincadeiras desafiadoras

Criança jogando jogo de tabuleiro. Foto: Canva

Além dos instrumentos musicais, aprenda a estimular a criatividade das crianças montando jogos e brincadeiras desafiadoras.

Muito comum em escolas, as gincanas são atividades divertidas de competitividade para desenvolver com as crianças.

É um conjunto de provas de vários conhecimentos para os participantes de cada grupo competirem.

Essa atividade estimula a criatividade e também desenvolve competências como pensamento estratégico do grupo, reconhecimento de atribuições e organização.

Em casa você pode montar jogos desafiadores para as crianças, como por exemplo, usar um jogo de mistério e descoberta para entreter os pequenos. 

Use a tecnologia a favor da criatividade

Menino brincando no tablet. Foto: Canva

De todo modo, a tecnologia pode se tornar um instrumento a favor da criatividade, desde que seja usada com cautela e supervisão.

Alguns jogos e sites já possuem um conteúdo para desenvolver a inteligência das crianças, um exemplo são as oficinas de robótica e programação.

Com um conteúdo próprio para a idade da criança, sites de jogos e páginas da internet oferecem atividades relacionadas ao tema de interesse do usuário.

Por exemplo, a criança pode começar bem cedo a programar jogos de celular, RPG e até jogos didáticos.

Diante disso, é importante que os pais estejam atentos às atividades dos pequenos, monitorando os acessos e sempre conversando acerca do mau uso das tecnologias. 

Saiba que existem jogos bem divertidos que estimulam a criatividade.

Leia mais: Como organizar a mala das crianças? Dicas importantes!

Atividades artesanais estimulam a criatividade

Crianças brincando com artesanato. Foto: Canva

As atividades artesanais estimulam a criatividade das crianças, principalmente se ela tiver um objetivo principal.

A sugestão é que a criança se empenhe a desenvolver um projeto, seja na escola, com amigos ou em casa com a família.

Escolha técnicas que a criança consiga desenvolver, como por exemplo, artesanatos com materiais reciclados, colagens e desenhos.

Após a escolha da técnica, é hora de reunir todos os materiais, considerando esta uma etapa do projeto artesanal com as crianças.

Antes de executar o projeto, pense com a criança quais serão os objetivos e estabeleça um prazo de conclusão.

A criatividade também é instigada através de estímulos externos, como incentivos, metas e valorização da opinião da criança.

Aprender a como estimular a criatividade das crianças é uma tarefa que exige disposição de tempo e incentivo para reconhecer o que é importante para a criança naquele momento.

Afinal, a identidade de uma criança ainda está em construção e a criatividade é uma habilidade que precisa ser estimulada com o tempo.

Invista nisso!

Veja agora: Ansiedade e estresse: Seu filho sofre? Veja dicas para lidar com isso!