Como podemos praticar o desapego com os filhos? Como ensinar o desapego de uma forma saudável?

Essas são algumas dúvidas de muitos pais, já que a prática pode ser ensinada desde a primeira infância.

O ato do desapego está relacionado aos valores sociais, ambientais e econômicos, sendo que muitas crianças já se tornam consumistas desde cedo.

Por isso, aprender a praticar o desapego com os filhos é uma tarefa possível de realizar, desde que seja feita com paciência, exemplo e muito amor. Confira as nossas dicas de hoje!

Publicidade

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

 praticar o desapego com os filhos

Entregando doação. Foto: Freepik

Como praticar o desapego com os filhos – Veja as dicas para te ajudar neste processo

Manter a casa organizada pode ser um desafio para um lar com crianças, mas nada que praticar o desapego com os filhos não resolva essa questão.

É importante ensinar desde pequeno a organizar seus brinquedos, materiais escolares e roupas. Afinal, esses atos ajudam não só a organizar a casa, mas também a viver em sociedade valorizando suas coisas e respeitando o outro.

A seguir selecionamos 10 dicas práticas para aplicar o desapego com as crianças, com passo a passo de como fazer e a importância de fazer respeitando os processos e idade do pequeno.

1- Converse com as crianças sobre o ato de desapegar

 praticar o desapego com os filhos

Família separando roupas para doação. Foto: Freepik

Publicidade

Uma das primeiras tarefas na prática do desapego com as crianças é conversar com elas sobre esse assunto, ou seja, mostrar que o desapego é uma possibilidade importante.

Talvez o pequeno venha questionar do porquê do desapego, e você pode se preparar com respostas práticas que envolvem a importância deste ato, como por exemplo:

  • “Você vai poder organizar seus brinquedos sem acumular coisas desnecessárias”;
  • “Você terá um espaço mais aconchegante para receber seus amigos”;
  • “Algumas crianças podem ficar felizes com os seus brinquedos, já que você possui bastante coisas”.

2- Ensine sobre as limpezas preventivas

As limpezas preventivas são práticas bem importantes para ensinar para as crianças, elas permitem evitar o acúmulo de coisas em casa.

Na prática funciona como uma reflexão consciente, ou seja, a criança ganha/compra um brinquedo ou roupa e se desfaz de outra que não seja tão interessante.

Os pais podem sentar com a criança e explicar que agora que ela possui um novo item, precisa doar, jogar fora ou vender o objeto antigo.

Se a criança está na primeira infância entre os 3 a 5 anos, saiba que já podem ser ensinadas as práticas de finanças na educação infantil, como por exemplo, oferecendo um cofrinho e vendendo as coisas em bom estado que não usa mais.

Publicidade
 praticar o desapego com os filhos

Mulher com caixa de doação. Foto: Freepik

Leia mais: Férias com as crianças: Como curtir sem gastar muito?

3- Pratique o ato do desapego em conjunto

O melhor jeito de praticar o desapego com os filhos é em conjunto. Esteja junto da criança ensinando como desapegar das coisas.

Organize em sua rotina um dia para essa tarefa, separando quatro caixas no meio do quarto do pequeno, usando as seguintes etiquetas: “Doar”, “Jogar fora” e “Ficar”.

Coloque cada item em sua respectiva caixa, deixando que a criança decida sozinha o que fazer com o item selecionado. 

Se ela tiver dificuldades, converse com ela, ouça o pequeno, talvez aquele item tenha um apego emocional que pode ser transformado em item decorativo, por exemplo.

Praticar o desapego com os filhos: 4- Invista em uma caixa de reserva para desapego

A caixa de reserva para desapego é uma forma de ensinar as crianças que nem todos os brinquedos ela irá conseguir brincar. O pouco é, muitas vezes, bem divertido.

A caixa de reserva pode ficar fechada por um tempo, com os itens que a criança está indecisa de desapegar.

Depois de um tempo, quando praticarem novamente a tarefa do desapego, abra a caixa reserva e avalie com a criança um novo destino para os itens dentro dela.

5- Coloque a limpeza e organização na rotina da casa

Manter a disciplina e regras da casa são atitudes essenciais para ensinar as crianças, desde que sejam feitas com amor e sabedoria.

Muitos pais gostam de montar um calendário com rotinas semanais, eventos e tarefas domésticas para as crianças.

Entre essas tarefas domésticas, está a organização do quarto dos filhos e também a prática do desapego.

Coloque no calendário o “dia para desapegar”, transformando o momento em um evento divertido e de aprendizado. 

Itens para doação. Foto: Freepik

Praticar o desapego com os filhos: 6 – Faça o processo gradualmente para criar um hábito

Ensinar o desapego exige um processo, por isso, deve ser realizado gradualmente até se tornar um hábito.

Coloque em prática a rotina do desapego e organização do quarto com as crianças, e distribua incentivos para que elas entendam a importância desse ato. 

A caixa reserva pode ser colocada desde o início da prática, iniciando com poucas regras quanto ao tempo de validade da caixa e seus pertences.

Veja também: Piquenique infantil: Dicas, sugestões e ideias!

7- Tenha paciência para a criança se decidir

A prática do desapego não é uma tarefa fácil. É preciso ter paciência para a criança decidir sozinha o destino do seu item.

Mas isso não quer dizer que você não poderá fazer uma troca. Ofereça algo que ele queira e em troca ele precisa desapegar de uma quantidade de itens.

8- Ensine o pequeno a refletir seu comportamento de compra

A conversa com a criança é um ótimo caminho para aprendizagem, por isso, ensine o pequeno a refletir sobre seu comportamento de compra.

Ao invés de ele ganhar um presente todas as vezes que vocês passearem, ofereça experiências para que ele reflita sobre o consumo.

Em uma loja de brinquedos, estabeleça um valor X para a compra e em alguns casos, alerte que aquele brinquedo ele já possui um modelo igual.

Mulher com caixa de itens para doação. Foto: Freepik

Praticar o desapego com os filhos: 9- Pratique a generosidade com a criança 

Outra dica valiosa na hora de ensinar os filhos a desapegar é que ele precisa aprender o ato da generosidade.

Explique desde cedo que existem crianças que não possuem os mesmos brinquedos e roupas. Conforme ele for crescendo, irá entender que desapegar também é doar.

Porém, explique que a doação só é bem-vinda com itens em bom estado, ok? Os brinquedos estragados e quebrados devem ter outro destino.

Leia mais: Planejamento financeiro: Importante para a chegada do bebê

Mulher separando roupas para doação. Foto: Freepik

10- Seja o exemplo para praticar desapego com os filhos

Nada como praticar o desapego com os filhos dando o exemplo, não é mesmo? Por isso, é importante que as crianças vejam os pais realizando seus desapegos.

Uma prática bastante interessante é levar as crianças em brechós, lojas de brinquedos usados e eventos solidários.

Ensine, na prática, os benefícios de desapegar, trazendo possibilidades mais positivas para que a criança entenda que também poderá fazer boas escolhas.

Veja agora: Como ensinar Educação Financeira para o seu filho