As férias com as crianças podem promover uma série de questões para os pais: como manter os pequenos entretidos? Como oferecer boas atividades sem ter que gastar com isso? Como brincar com o meu filho? Afinal, a maior parte do tempo as crianças passam na escola ou em outros compromissos – quando um pouco maiores.

Assim, ao estar em casa por um período mais longo, os pais podem se sentir um pouco “confusos”. Mas calma! Neste texto nós trouxemos uma série de considerações que podem ser úteis para você. Esperamos lhe ajudar com as nossas dicas! Acompanhe e confira.

Veja mais: Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

Como curtir as férias com as crianças sem gastar muito? Veja dicas!

férias com as crianças

Crianças brincando com lego. Foto: Freepik

Publicidade

Existem diversas atividades que podem ser colocadas em prática no dia a dia com as crianças. Porém, antes de se aventurar nas mais diversas brincadeiras, um adendo: é importante você considerar a faixa etária dos seus filhos.

Afinal, não dá para oferecer uma brincadeira para uma criança de 5 anos e a mesma ideia para uma pequena de 1 ano, não é mesmo? Cada fase requer algumas atividades específicas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Sendo assim, analise as ideias que trouxemos sempre considerando essa premissa, a fim de selecionar aquela opção que for mais interessante para o seu pequeno. Veja:

1. Contação de histórias: teatro, fantoche e leitura

férias com as crianças

Crianças brincando de cabo de guerra. Foto: Freepik

A contação de histórias pode promover uma série de efeitos positivos sobre a sociabilidade e a imaginação das crianças. Essa contação permite que a criança aprenda mais sobre os valores sociais, relacionamentos e assim por diante.

Dentro desse tipo de atividade, existem muitas formas de explorar as histórias que são contadas: crianças pequenas podem gostar da contação com fantoches, enquanto crianças maiores vão adorar desenvolver um teatro.

Publicidade

Converse com o seu filho sobre a forma que ele gostaria de explorar uma determinada história e divirta-se nas férias com crianças!

  • Dica: Aqui no Mil Dicas de Mãe você pode encontrar uma variedade de conteúdos e histórias para contar aos seus filhos. Aproveite!

Veja mais: Brincadeiras para fazer em culto infantil – 14 brincadeiras criativas

2. Férias com as crianças: Artes para estimular: pintura, artesanato e escrita

férias com as crianças

Criança brincando de pular corda. Foto: Freepik

As artes também podem ser incluídas na rotina de férias com crianças. Elas estimulam esse contato com o lado artístico, estimulam a imaginação e podem desencadear momentos de interação entre mãe, pai e filhos.

As artes podem ser desenvolvidas de diversas formas. Novamente, considere a idade da criança para poder desenvolver algum tipo de arte que seja interessante.

Por exemplo, crianças muito pequenas podem usar carimbos com guache, no papel, para fazer desenhos diversos. Crianças um pouco maiores podem pintar desenhos – seja com guache, giz ou lápis. Já crianças alfabetizadas podem brincar de fazer histórias em quadrinhos, com texto envolvido.

Publicidade

Esse tipo de atividade pode requerer que você adquira alguns materiais escolares, mas nada muito caro. Além disso, se tiver materiais antigos em casa, aproveite-os neste momento.

3. Brincadeiras que mexem o corpo: dança, esporte e pega-pega

Mexer o corpo é muito importante, em qualquer fase de nossas vidas. Dessa forma conseguimos manter a saúde, o bem-estar, o reconhecimento do corpo e muitos outros benefícios interessantes.

Assim sendo, selecione aquelas brincadeiras que possam ser bacanas para os seus filhos e reserve um tempo para “fugir do sedentarismo”.

Vale usar aquela playlist que os pequenos amam para dançar, ou então praticar algum esporte em conjunto. Até as brincadeiras clássicas, como pega-pega e pular corda também são bem-vindas. Aproveite, inclusive, para reviver lembranças da sua infância.

Leia também: Como brincar com o bebê menor de um ano (dicas práticas para fazer em casa!)

4. Férias com as crianças: Momentos cinema em casa

Criança vestida de super-heroína. Foto: Freepik

Quem é que não gosta de assistir alguma coisa super divertida, ou aquele suspense que faz com que criemos mil e uma hipóteses em nossas mentes? Pois é…

Além da contação de histórias, as crianças também adoram descobrir mundos e enredos por meio da televisão – desde que isso seja oferecido com sabedoria, claro.

Sendo assim, uma forma de aproveitar as férias com crianças é justamente fazendo um cinema em casa. Porém, se você realmente quer tornar o momento inesquecível, prepare o ambiente!

Coloque uma iluminação diferente, faça uma cabana, escolha os filmes favoritos dos pequenos, prepare um ambiente para deitar ou sentar, faça pipoca e disponibilize alguns docinhos… Tudo isso deixará o momento ainda mais incrível. Acredite!

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

5. Acampamento dentro de casa – ou fora

Acampar é algo muito divertido, especialmente quando feito com a criançada.

Se você quer preparar uma atividade diferente, e sem ter que gastar muito com isso, faça cabanas com as crianças.

Essas cabanas – quando feitas dentro de casa – podem ser montadas com o tecido TNT, super econômico e fácil de usar.

Já do lado de fora é necessário usar cabanas mais robustas, para que o frio não seja um problema durante à noite.

Depois de preparar todo o espaço, é só aproveitar o momento com os pequenos: contando histórias, brincando, jogando, conversando, etc. Viva este momento para se conectar com os pequenos e deixe-os mostrar um pouco mais sobre o mundo deles.

Veja também: O que as mães de primeira viagem precisam saber?

6. Férias com as crianças: Passeios gratuitos ao ar livre

Criança brincando com bolha de sabão ao ar livre. Foto: Freepik

Os passeios gratuitos também não podem faltar na lista de atividades para as férias com crianças. Você pode ir ao parque, a uma cachoeira, aos ambientes abertos e livres, entre tantas outras possibilidades.

Esse tipo de passeio instiga o desenvolvimento da criança, que terá contato com a natureza e com o mundo. Além de que também se torna mais um tipo de exercício bastante interessante. Vale muito a pena.

7. Visita aos amigos

Crianças brincando de guerra dos travesseiros. Foto: Freepik

Que tal combinar com os outros pais de ter dias para as visitas? Assim as crianças podem rever os amiguinhos nas férias, e cada vez um pai fica responsável pela pequena turminha ou dupla.

Por exemplo, você pode combinar com mais 3 pais que os filhos ficarão em uma casa no dia 1, outra casa no dia 4 e assim por diante.

Dessa forma, cada pai (na sua vez de cuidar dos pequenos) pode ficar responsável pela programação que será colocada em prática.

Leia mais: Escola coleta água da chuva para as crianças brincarem!

Programe as férias com as crianças da melhor forma!

As férias com crianças pode ser muito divertida, e você não precisa investir mundos e fundos para isso.

O segredo é se programar e organizar tudo o que você deseja fazer. Assim, os resultados poderão ser bastante interessantes.

Inclusive, não deixe de conversar com os pequenos para saber mais sobre as brincadeiras atuais que eles mais gostam, pois assim você poderá preparar atividades ainda mais interessantes.

Aproveite este momento para ficar ainda mais próximo dos pequenos e boas brincadeiras para vocês!

Fique agora com estas ideias: