Veja aqui como estimular o bebê a sentar, com dicas práticas de brincadeiras e exercícios para fazer com o seu pequeno.

No desenvolvimento infantil os bebês começam a “ensaiar” para sentar por volta dos 4 meses, deixando de ficar sentado sem apoio por volta dos 6 meses, aproximadamente.

Por isso, a estimulação da criança deve atender a sua idade no desenvolvimento, aproveitando as formas lúdicas de ensinar o bebê a sentar.

Se você quer estimular o bebê nesse sentido, aprenda aqui algumas ideias de brincadeiras e exercícios para realizar com a criança, aproveitando também um tempo com seu bebê.

Publicidade

Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

Como estimular o bebê a sentar?

Close nas perninhas do bebê sentado no sofá. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 Conheça os métodos na prática

Na prática, estimular o bebê a sentar exige aperfeiçoamento, você irá perceber que por volta dos 4 meses ele já “ensaia” para sentar sozinho.

Um exemplo é segurar as mãozinhas do pequeno enquanto ele estiver deitado, note que ele impulsiona a cabecinha para cima apoiando no próprio corpo.

Com alguns objetos como almofadas e brinquedos, o adulto estimula o bebê a sentar, usando os métodos que iremos trazer nos próximos tópicos. Confira!

Como o bebê pode sentar brincando?

Uma das formas de como estimular o bebê a sentar é brincando com a criança, através de uma cantiga antiga chamada “Serra, serra, serrador”.

Publicidade

Para brincar dessa brincadeira estimulante, posicione a criança no seu colo sentada com os bracinhos e perninhas virados para você.

Ao som da cantiga “serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô”, faça movimentos de frente para trás segurando as mãos da criança.

Essa brincadeira fortalece a musculatura das costas, pescoço, braços e tronco do bebê, ajudando a sentar corretamente. 

Aproveite o momento para criar lembranças afetivas com a criança através de conversas durante a brincadeira e estimulação com músicas.

Veja também: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

Estimule com brinquedos 

Uma ideia criativa para estimular o bebê a sentar é usando brinquedos. Você pode deixá-lo de barriga para cima ou para baixo em uma cama e colocar alguns brinquedos ao seu alcance.

Publicidade

A ideia é que o bebê se movimente para pegar os objetos, estimulando sua musculatura do pescoço (caso o pequeno esteja de bruços) e demais partes do corpo para pegar os objetos.

Um momento ideal para deixar a criança brincar de bruço ou deitada é após o banho, sendo esta uma forma de relaxar o pequeno para antes de dormir. 

Como estimular o bebê a sentar?

Bebê fofo sentado. Foto: Canva

Prepare um local com apoio para o bebê sentar

Outra dica é que você prepare um local com apoio para o bebê sentar, usando travesseiros e almofadas para trazer mais segurança para o pequeno.

Essa dica é indicada para as crianças que estão iniciando o processo de aprendizagem para sentar, deixando mais confortáveis e seguras perante aos acidentes. Aqui os brinquedos são ótimas formas de estimulação.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Segure o bebê estimulando a sentar

Um exercício que estimula o bebê a sentar é o contato olho a olho do adulto com a criança. Você pode deitar a criança em uma cama e segurar pelas mãos até que ela consiga movimentar o corpo para frente.

Assim que ela conseguir o movimento, aguarde 10 segundos e retorne o pequeno com as costas na cama novamente.

Essas foram as dicas de como estimular o bebê a sentar. Esperamos que você coloque em prática gerando um momento afetivo no desenvolvimento infantil.