Todo mundo fala que existem benefícios da amamentação para a mãe e o bebê, mas será que você conhece as possibilidades de vantagens que podem ser usufruídas com essa prática tão linda de conexão?
Pensando nisso, reunimos alguns pontos que podem ajudá-la a entender por que a amamentação é tão incentivada por todos os profissionais da saúde. Não deixe de conferir!
Veja mais: Por que brincar no parque é bom para as crianças?
Bebê fofo amamentando. Foto: Canva
5 benefícios da amamentação para a mãe e o bebê
A verdade é que poderíamos listar muito mais benefícios da amamentação para a mãe e o bebê. Isso porque essa prática é extremamente saudável, e pode fortalecer não só a saúde e o bem-estar do bebê, como da própria mãe.
Porém, nos atemos a alguns pontos que podem ajudar você a refletir sobre o assunto e, quem sabe, tomar a decisão de amamentar o seu bebê pelo máximo de tempo possível. Acompanhe:
1. Nutrição completa para o bebê
O leite materno contém todos os nutrientes que são indispensáveis para a saúde dos eu filho. Isso quer dizer que é possível atingir a nutrição completa com a amamentação. Por conta disso, muitos profissionais da saúde estão sempre fortalecendo a importância de amamentar o bebê para que ele possa crescer forte e saudável.
Caso contrário, a criança poderá apresentar sinais de desnutrição, como no caso do baixo peso, por exemplo.
Veja mais: Começo da amamentação: Confira quais as dificuldades comuns!
2. Benefícios da amamentação para a mãe e o bebê: Redução do risco de câncer de mama e ovário
Diversos fatores influenciam na prevenção do câncer de mama e de ovário. Dentre eles, temos o poder da amamentação.
A amamentação contribui para a redução do risco de cânceres nas mulheres por conta de alguns fatores. São eles:
- Quando a mulher amamenta por períodos prolongados, há uma redução na quantidade de ciclos menstruais pelos quais ela passa. Consequentemente, isso quer dizer que o ovário será exposto a uma quantidade menor de hormônios. Logo, há menores chances de desenvolver câncer.
- As células do tecido mamário são maturadas devido à amamentação, como se ficassem mais “fortes”, digamos assim. Logo, é possível reduzir as chances de desenvolver câncer de mama por conta disso.
- Os níveis de estrogênio, presentes no organismo da mulher, também diminuem durante o período de amamentação. O excesso desse hormônio no corpo pode aumentar o risco de câncer, por isso, amamentar é uma forma de se proteger.
Mãe amamentando o seu filho. Foto: Canva
3. Auxilia a mãe na perda de peso
A amamentação diária é capaz de consumir cerca de 700 calorias por dia. Isso quer dizer que a mulher gasta uma grande energia corporal para manter o leite sempre disponível para o bebê.
Sendo assim, quanto maior for o período em que a mãe amamenta o seu bebê, mais calorias ela gastará com essa atividade. Consequentemente, poderá perder peso mais facilmente, garantindo o reequilíbrio da gordura corporal.
Por isso, mulheres que querem perder peso no pós-parto costumam investir, por um bom tempo, na amamentação.
Leia mais: 4 atividades (bem dinâmicas!) para mães: para perder peso e recuperar a autoestima!
4. Benefícios da amamentação para a mãe e o bebê: Fortalece o vínculo emocional entre mãe-bebê
Quando a mulher está amamentando o seu filho, ela está ali, disponível para ele. Ao mesmo tempo, o bebê sente o toque da pele da mãe, fortalecendo o vínculo que há entre os dois. Sem dúvidas, costuma ser um momento muito emocionante para ambos, que estão única e exclusivamente em contato um com o outro.
À medida que o tempo passa, a amamentação vai fortalecendo ainda mais esse vínculo. Por isso, é uma excelente forma para a mãe conhecer mais o seu bebê e se enlaçar com ele.
Bebê sendo amamentado pela sua mãe. Foto: Canva
5. Fortalece o sistema imunológico do bebê
Os nutrientes que são passados pelo leite materno também ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê. Por isso dizemos que há tantos benefícios da amamentação para a mãe e o bebê!
Como o bebê está “descobrindo” o mundo, tudo é novo para ele, inclusive os agentes nocivos que estão presentes nos mais diversos ambientes. Em contrapartida, a mãe já possui uma quantidade significativa de anticorpos para diferentes tipos de enfermidades.
Sendo assim, quando o bebê mama, ele também recebe uma parcela desses anticorpos já fortalecidos no corpo da mãe, o que contribui para as defesas do neném frente aos mais diversos tipos de vírus, por exemplo.
Por conta desses e de tantos outros fatores que a amamentação é tão estimulada.
Veja também: Vacinação do bebê: confira o calendário de 0 a 15 meses
Não consigo amamentar, como posso usufruir dos benefícios da amamentação para a mãe e o bebê?
Sabemos que a amamentação nem sempre é uma tarefa fácil para todas as mães. Por isso, em muitos casos as mulheres acabam desistindo do processo, por uma série de motivos.
Porém, nosso conselho é que antes de descartar a amamentação, você converse com o seu médico. Muitas vezes, já existem alternativas para driblar os principais problemas relacionados às dificuldades para amamentar.
Por exemplo, mulheres que estão tendo rachaduras no peito e dores durante a amamentação, podem conversar com um fisioterapeuta para encontrar um tratamento para isso. O laser é um deles, pois ajuda a estimular a recuperação da pele do mamilo da mãe.
Família reunida durante o momento da amamentação. Foto: Canva
Portanto, não se desespere caso as coisas não estejam acontecendo de forma mágica, como costumam pintar por aí quando falam sobre a maternidade. Mas, sim, considere conversar com profissionais capacitados para entender o que realmente pode estar ocorrendo.
Às vezes, algumas mudanças de hábitos e pequenos cuidados especiais já são mais do que suficientes para garantir os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê.
Pense nisso e permita-se viver essa fase com o acompanhamento de quem entende do assunto. Boa sorte!
Veja mais: Até quando amamentar o filho? Qual a idade certa para parar?