Muitos papais e mamães se perguntam como deixar o bebê feliz e o que pode ser feito para alegrar os pequenos. Especialmente em casos de pais de primeira viagem, essa dúvida pode ser ainda mais recorrente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de atividades que podem ser incluídas na rotina da família, visando a conexão entre os adultos e o bebê, ao mesmo tempo em que a felicidade pode ser explorada.
Acompanhe e inspire-se em nossas ideias!
Veja também: Cigarro, Leite Materno e Saúde do Bebê – Efeitos negativos da amamentação de mães fumantes
Mãe e filho na praia se divertindo. Foto: Canva.
Veja dicas de como deixar o bebê feliz!
Cada bebê pode ter as suas atividades preferidas, sentindo-se mais feliz e entretido com determinadas brincadeiras. Por isso, além de testar o que pode deixar o bebê feliz, também é importante ficar atento ao que mais funciona com o seu pequeno.
Dessa maneira, torna-se possível adaptar a rotina para viver momentos incríveis com o seu filho, de modo que criem memórias inesquecíveis. Veja a listinha que trouxemos para você se inspirar:
- Acaricie o seu bebê com amor e carinho;
- Sorria para o seu bebê;
- Converse com o bebê;
- Mantenha o conforto do seu bebê;
- Ofereça brinquedinhos divertidos e brinque com ele;
- Cante para o seu filho;
- Brinque de dançar com ele;
- Proporcione momentos de pele a pele;
- Faça massagens relaxantes no bebê;
- Fique atento às necessidades do pequeno;
- Passeie com o seu bebê;
- Proporcione momentos de descanso e relaxamento;
- Evite excesso de estímulos;
- Estabeleça uma rotina para o pequeno;
- Demonstre paciência e tranquilidade.
Agora que você já tem essa visão geral de atividades que podem deixar o bebê feliz, vamos juntos saber um pouco mais sobre cada uma delas, a fim de adaptar à rotina do seu pequeno:
1. Acaricie o seu bebê com amor e carinho
O contato dos pais com o bebê é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança. Oferecer carinho, atenção e cuidado pode fazer toda a diferença. Sendo assim, sempre que houver possibilidades, dê carinho e cuide do seu pequeno dessa maneira.
Olhar nos olhos, tocar a pele, acariciar o cabelinho, enfim! Tudo isso pode gerar ainda mais conexão entre vocês, criando momentos agradáveis e cheios de amor. Consequentemente, isso pode ajudar a deixar o bebê feliz.
Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!
2. Sorria para deixar o bebê feliz
Você sabia que o bebê busca a aprovação dos pais e ama ver os adultos sorrindo para o que eles fazem? Pois é! Por isso, uma forma de deixar o bebê feliz é justamente sorrindo para ele, genuinamente.
Experimente olhar nos olhos do seu bebê e sorrir para ele. Ao mesmo tempo, pode conversar, cantar, enfim! Tudo isso cria laços e fornece benefícios que fazem a criança se sentir bem e feliz.
Mãe beijando a bochecha do seu bebê. Foto: Canva.
3. Converse com o bebê
E por falar em conversar, muitos adultos, especialmente os que não tiveram muito contato com crianças pequenas, podem se sentir em dúvida se conversar com o bebê é realmente algo bom. E a resposta que temos para dar a você é: sim, conversar com o seu bebê pode ser uma excelente maneira de estimulá-lo, ao mesmo tempo que isso pode deixá-lo muito feliz.
Por mais que o bebê possa não entender todas as palavras que estamos dizendo, conversar com ele ajuda o cérebro a desenvolver a linguagem. Além disso, o bebê presta atenção no tom de voz usado pelos adultos, sentindo emoções a partir disso.
É por isso que ele pode se sentir contente e protegido quando falamos carinhosamente com ele. Portanto, converse com o seu pequeno e observe como isso pode fazê-lo feliz.
Veja também: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?
4. Mantenha o conforto do seu bebê
Para manter o bebê feliz, é importante que ele se sinta confortável, sem dores ou questões que causem algum tipo de mal-estar físico evitável. Por exemplo, a fralda muito apertada e que deixa marquinhas na pele pode causar sensação de dor e desconforto, o que irritaria o bebê.
A mesma coisa acontece quando a fralda está suja, a temperatura ambiente está desagradável, e assim por diante. Fique atento a esses aspectos e mantenha o pequeno confortável para ele se sentir bem e feliz.
5. Ofereça brinquedinhos divertidos e brinque com ele
Os brinquedos também podem alegrar os pequenos e fazer com que eles vivam momentos de muita diversão e alegria. Por isso, oferecer brinquedinhos pode ser uma boa ideia.
Entretanto, um ponto que devemos deixar claro é que o brinquedo, por si só, não será responsável por toda a felicidade da criança. Ela ainda precisa interagir com o adulto, brincar com os pais, ter esse contato.
Quando os pais brincam com o bebê, ele pode se sentir mais feliz, realizado e até mesmo amado. Sendo assim, lembre-se de que você não precisa investir nos brinquedos mais caros do mundo – a sua companhia pode ser muito melhor!
Veja mais: Teste do Olhinho: o exame que salva a saúde ocular do bebê
Bebê mordiscando o nariz de sua mãe. Foto: Canva.
6. Cante para deixar o bebê feliz
As cantigas também podem ser usadas durante a interação com o bebê. Além de você dar atenção à criança cantando, o som da voz, especialmente dos pais, pode tranquilizar o pequeno, fazendo com que ele se sinta mais confortável e feliz.
Cante músicas diferentes e vá observando as reações do bebê. Esse momento de interação pode render memórias inesquecíveis, além de ser uma maneira de estimular a linguagem da criança, assim como acontece com a conversa.
7. Brinque de dançar com ele
A dança pode ser muito divertida, tanto para o bebê quanto para os pais. Que tal ligar aquela música que você sabe que o seu filho ama ouvir, e começar a dançar à vontade com ele?
Lembre-se de interagir com a criança, olhando nos olhos, enquanto brinca de dançar com ele no colo ou segurando as mãozinhas para ele ficar de pé.
O momento será de muita descontração, além de criar uma conexão a mais na família.
Veja também: Benefícios da música para o desenvolvimento infantil
8. Proporcione momentos de pele a pele
Você sabia que os momentos pele a pele são essenciais para fortalecer o vínculo entre o bebê e os pais? Isso porque nós, seres humanos, quando tocamos na pele de outra pessoa, liberamos hormônios que são chamados de “hormônios do amor”.
Por isso, segurar o bebê no colo, de modo que a pele do pequeno toque a sua, é uma forma de fazê-lo ficar feliz. A criança sentirá as sensações boas que esse contato pode proporcionar, ficando contente com isso.
Além do mais, os próprios pais poderão experimentar esse tipo de sensação, memorizando cada momento ao lado do bebê.
Bebê sorrindo enquanto brinca sentado no chão. Foto: Canva.
9. Faça massagens relaxantes no bebê
As massagens relaxantes no bebê também são uma excelente forma de deixá-lo feliz. Pois pare e pense: quem é que não se sente mais feliz e de bem com a vida depois de receber uma massagem bem agradável e relaxante? Pois é!
Para isso, você pode escolher um óleo corporal especial para bebês, com um cheirinho agradável, que possa ser usado para massagear os bracinhos, as perninhas, as costas, enfim!
Enquanto isso, você pode cantar suavemente para a criança, ou mesmo ligar uma música relaxante que crie um momento de conexão inesquecível.
Veja mais: Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.
10. Fique atento às necessidades do pequeno para deixar o bebê feliz
Um bebê pode ter uma série de necessidades que precisam ser atendidas corretamente para ele se sentir bem e feliz. Dentre elas, podemos citar a rotina alimentar, os cuidados com o sono, a troca periódica de fraldas, e assim por diante.
Os pais, aos poucos, vão entendendo melhor a linguagem do seu bebê, compreendendo quando ele precisa de alguma coisa em específico. À medida que vão suprindo de forma saudável, o bebê também pode se sentir mais aconchegado e feliz.
11. Passeie com o seu bebê
Os passeios também podem ser uma boa forma de deixar o bebê feliz. Porém, é necessário fazer isso com atenção. Os passeios devem ser repletos de estímulos saudáveis para a criança, como o contato com a natureza, mas sem sobrecarregar o pequeno com sons, cheiros, poluição ou outras coisas que causariam desconforto.
Se o bebê parecer muito cansadinho, ter um espaço para ele poder descansar e repor as energias é interessante. Além do mais, evitar locais com muito movimento pode ajudar na hora de controlar os estímulos e fazer com que o passeio seja agradável.
Veja mais: Como passear com o bebê com segurança? Veja dicas!
Bebê feliz de bruços no tapete. Foto: Canva.
12. Proporcione momentos de descanso e relaxamento
E por falar em ter um espaço para descansar durante os passeios, lembre-se de que para deixar o bebê feliz, ele também precisa se sentir confortável e com energia para brincar e explorar o mundo à sua volta.
E como isso pode acontecer? Por meio da implementação de momentos de descanso e relaxamento na rotina.
Não precisa, necessariamente, ser uma soneca. Mas tirar alguns minutos do dia para deixar o bebê em um ambiente mais silencioso e agradável, oferecendo a ele um momento relaxante, pode ser uma boa ideia.
Esse tipo de atividade de relaxamento costuma funcionar muito bem na hora de aplicar a higiene do sono, por exemplo, que auxilia no descanso noturno da criança.
13. Evite excesso de estímulos para deixar o bebê feliz
Um bebê está a todo momento observando o mundo à sua volta e aprendendo sobre ele. Logo, tudo que acontece pode se transformar em um grande estímulo para o cérebro.
Por isso, é importante evitar o excesso desse tipo de estímulo, pois isso poderia causar desconforto, cansaço e irritação na criança.
Por exemplo, deixar música alta ligada durante muito tempo pode ser irritante. O mesmo vale para situações em que os adultos estão conversando muito alto e fazendo muito barulho.
Lembre-se, a criança precisa de estímulos na medida certa, para aprender mais sobre a vida, de forma equilibrada e gradativa.
Veja mais: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas
14. Estabeleça uma rotina para o pequeno
A rotina do bebê também não pode ser deixada de lado quando pensamos na felicidade do pequeno. Isso porque, essa rotina ajuda a equilibrar o sono, a energia, entre outros aspectos fundamentais para a saúde física.
E quando pensamos na saúde mental, a rotina também é importante. Um cotidiano que não segue nenhum tipo de hábito ou consistência pode ser a mola propulsora de sintomas ansiosos, que prejudicam o bem-estar da criança e até mesmo de toda a família.
Por isso, começar a modelar uma rotina saudável é um bom caminho para deixar o bebê feliz.
Bebê feliz com sua fantasia de Monstros S.A. Foto: Canva.
15. Demonstre paciência e tranquilidade para deixar o bebê feliz
Lembre-se, o bebê está se desenvolvendo, o que pode fazê-lo ter momentos de choro excessivo, por exemplo. Exercitar a paciência e evitar levantar a voz é um bom caminho para transparecer segurança e bem-estar à criança.
O bebê se sentirá acolhido e mais feliz quando os pais demonstrarem uma postura mais equilibrada nesse sentido.
Sabemos que não é tão simples manter a calma o tempo todo, mas é possível aprender, aos poucos, a implementar essa postura na rotina. Boa sorte!
Veja também: