Translator

 

Os benefícios da música para o desenvolvimento infantil são inúmeros e podem impactar diferentes esferas do dia a dia das crianças. Afinal, por meio da música podemos estimular a expressão corporal e emocional, a coordenação motora, a comunicação, dentre outras habilidades importantes para nós humanos.

Publicidade

Acompanhe este texto e conheça essas possibilidades. Aproveite para ligar uma música para o seu pequeno enquanto faz a sua leitura. Vamos lá!

Leia também: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Mulher ensinando criança a tocar flauta. Foto: Canva.

Conheça alguns benefícios da música para o desenvolvimento infantil!

Como mencionado acima, os benefícios da música para o desenvolvimento infantil perpassam diferentes áreas da vida das crianças. Quando elas têm a oportunidade de ouvir diferentes estilos de música – adequados à faixa etária, é claro -, elas podem conhecer novas culturas, aprender idiomas diferentes, etc.

Veja só todas as vantagens por trás dessa prática tão interessante:

1. Contribui para o desenvolvimento da comunicação

As músicas podem ajudar a criança a se comunicar. Isso porque quando cantamos para um bebê, por exemplo, estamos estimulando o seu cérebro, fazendo-o aprender mais sobre novas palavras e sons.

Publicidade

Já as crianças maiores também podem expandir o vocabulário enquanto cantam, além de melhorar a dicção ao treinar de acordo com as músicas. Tudo isso, mais tarde, impactará na maneira como a criança fala sobre determinados assuntos.

Além do mais, a música pode ajudá-las a refletir sobre emoções, o que também é essencial para a construção de uma comunicação mais assertiva.

Veja mais: 5 dicas inteligentes para estimular a comunicação com o filhote (desde recém-nascido)

2. Estímulo para coordenação motora (ao tocar um instrumento)

Se o contato que a criança tem com a música é por meio de instrumentos, os benefícios podem ser ainda mais profundos: ao tocar determinado instrumento, a criança poderá desenvolver a sua coordenação motora por conta disso.

Afinal, ela precisará se organizar para conseguir tocar cada nota e manter o ritmo necessário para que a música seja tocada.

Porém, embora esse seja um benefício, lembre-se de estimular o contato com a música de forma genuína. Ou seja, não queira “forçar a barra” para que o seu filho toque muitos instrumentos, pois isso poderia gerar sobrecarga. Não fique querendo que ele passe o dia apenas treinando, com um foco total no “comercial”.

Publicidade

O excesso de atividade pode reduzir o efeito agradável da aprendizagem, fazendo com que a criança se sinta entediada, por exemplo. Por isso, estimule-a a ter contato com a música de uma forma saudável, que vá além das aulas regradas e que também dê a ela a liberdade de testar músicas enquanto brinca.

Assim, o interesse dela poderá ser ainda maior, diferente do que aconteceria se ela se sentisse “forçada” a aprender e tocar mais e mais. Incentive de forma equilibrada e sempre de acordo com a faixa etária da criança, combinado?

Veja mais: Como estimular nas crianças a prática de higiene?

benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Mulher e criança estudando notas musicais. Foto: Canva.

3. Benefícios da música para o desenvolvimento infantil: Estímulo da alfabetização

A alfabetização não ocorre apenas no momento em que uma criança reconhece uma letra sobre o papel, ela acontece quando a criança começa a aprender mais sobre os sons que ouve e a relação deles com a escrita.

Por isso, um dos benefícios da música para o desenvolvimento infantil é justamente essa promoção de um estímulo a mais para a alfabetização.

A criança, ao cantar as frases rimadas, por exemplo, pode criar maior consciência de como funciona os sons das palavras e associar isso com a aprendizagem que está tendo com relação à leitura e à escrita.

Inclusive, existem muitas músicas que focam diretamente na alfabetização e que podem ser incluídas no repertório dos pequenos.

Veja mais: Brincadeiras de alfabetização: 15 ideias!

4. Promove relaxamento e bem-estar

Quem nunca ouviu uma música tranquila e, por esse motivo, sentiu-se mais tranquilo e relaxado, independentemente do que havia acontecido no dia? Pois é… A música pode nos ajudar a desconectar de pressões sociais e situações difíceis que vivemos eventualmente.

No caso das crianças, esse benefício também pode ser observado. Depois de um dia cheio de atividades, experimente ligar uma música mais amena e calminha. Convide a criança para um momento de relaxamento, por exemplo, reduzindo a iluminação da casa, ligando luzes como pisca-pisca ou algo semelhante.

Ao preparar um ambiente super aconchegante dessa maneira, você estará ajudando a criança a se sentir mais calminha e tranquila. Isso promoverá efeitos na saúde mental, afinal, embora nem todo mundo considere, é fato que as crianças também se estressam e sentem ansiedade.

Portanto, dar a elas momentos de calma emocional e de cuidado nesse sentido é bem-vindo. Aposte na ideia!

Menina tocando violino. Foto: Canva.

5. Benefícios da música para o desenvolvimento infantil: Contribui para a concentração

Ouvir uma música exige a nossa concentração na letra, na melodia, etc. Além disso, o ato de cantar, dançar ou mesmo tocar um instrumento também promove essa concentração e esse foco.

Portanto, um dos benefícios da música para o desenvolvimento infantil é justamente este: aumento da concentração dos pequenos.

Além dos exemplos acima, existe outro ponto que podemos pensar, especialmente sobre a concentração: ligar uma música tranquila, enquanto a criança lê ou estuda, também pode ajudá-la a ficar mais focada e menos dispersa com relação ao que acontece à sua volta.

Veja mais: Por que descansar é bom para a saúde das crianças e adultos?

6. Possibilidade de melhorar a expressão corporal e emocional

Dançar uma música é algo que pode ajudar a criança a movimentar o corpo, a desenvolver o seu senso espacial e a usar a dança como um meio de se expressar emocionalmente.

Isso porque a música nos ajuda a nos conectarmos com o que sentimos e pode promover essa ponte entre as sensações e o que o nosso corpo tem expressado.

Além do mais, quem nunca teve a sensação de extravasar ao dançar a música favorita, mesmo que sozinho em casa? Pois é! Essa arte de mexer o corpo no ritmo da música pode trazer sensações agradáveis que estimulam a expressão daquilo que sentimos.

7. Benefícios da música para o desenvolvimento infantil: Estímulo para a criatividade

Quanto maior o repertório musical de uma criança, maior pode ser o estímulo da criatividade em diversos momentos. Pois pare e pense: os ritmos diferentes, as melodias, as palavras, as danças, enfim! Tudo isso pode ajudar a expandir o vocabulário e o conhecimento de mundo de uma criança.

Portanto, pode ser uma forma de fazê-la conhecer coisas diferentes, expandir a mente e exercitar a criatividade.

Inclusive, você pode convidar o seu filho para fazer alguma música só de vocês, seja apenas cantando e criando a letra, ou também montando a melodia em algum instrumento.

Até mesmo as paródias podem ser bem-vindas caso vocês queiram usar melodias conhecidas para letras exclusivas de vocês.

Criança brincando com xilofone. Foto: Canva.

Veja mais: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas

8. Contato com outras culturas que expande a mente

Por fim, um dos benefícios da música para o desenvolvimento infantil é justamente esse contato com diferentes estilos e culturas. É possível apresentar para as crianças diversas opções de músicas, dos mais diversos países, por exemplo.

Além disso, muitos ritmos podem ser explorados, nacionais e internacionais, para que a criança conheça a cultura presente em locais diferentes no mundo.

Sem dúvidas, é uma oportunidade de apresentá-la muitas possibilidades incríveis de aprendizagem e descobertas.

Mulher ensinando menina a tocar violão. Foto: Canva.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da música para o desenvolvimento infantil, chegou a hora de montar aquela playlist incrível para os seus pequenos. Use a criatividade e aproveite a diversão!

Veja mais: Educação financeira: Como ensinar para as crianças? Veja 7 dicas!