Aprenda a estimular o bebê a engatinhar e incentive esse processo natural do desenvolvimento humano com respeito, confiança e momentos afetuosos com seu pequeno.

De modo geral, os bebês começam a engatinhar entre os 6 a 10 meses, alguns podem antecipar antes de completar 6 meses e outros ultrapassar os 12 meses.

Os bebês mais gordinhos, por exemplo, podem ter dificuldades para se movimentar, mas isso não quer dizer que terão um atraso no desenvolvimento.

Publicidade

Nenhuma idade é tão exata quando se trata de desenvolvimento humano, pois tudo depende do quanto a criança é estimulada em condições externas e internas de sua família.

como estimular o bebê a engatinhar

Bebê engatinhando na sala de casa. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O adulto, por sua vez, tem um papel importante que é supervisionar a criança que está aprendendo a engatinhar, bem como servir de apoio e incentivo para seu desenvolvimento natural.

Se você quer saber como estimular o bebê a engatinhar, continue a leitura do artigo de hoje para saber mais sobre este assunto na prática.

Veja também: Como incentivar o bebê a falar? Veja dicas simples

Como estimular o bebê a engatinhar – Conheça algumas dicas práticas

Ao estimular o bebê a engatinhar você investe em uma etapa que antecede o andar das crianças, porém, muitos bebês pulam essa fase (engatinhar) e acabam andando sem passar por essa fase do desenvolvimento infantil.

Publicidade

Não há problemas relacionados aos bebês que aprendem a andar ao invés de engatinhar, o que não deve ocorrer é a criança não ser estimulada a passar por essas etapas durante a sua fase de maturação.

Para o bebê engatinhar, ele precisa de coordenação motora para movimentar pernas e braços, sustentando assim o próprio corpo.

O primeiro sinal de que a criança está aprendendo a engatinhar é o levantamento da cabeça quando está deitada de bruço, controlando seu olhar para o ambiente e estímulos sonoros.

Depois, com o movimento de pernas e braços dobrados, ela começa a engatinhar, podendo levantar o bumbum com os braços esticados.

A verdade é que não existe um jeito certo de engatinhar, apenas é preciso estimular o bebê para que ele comece a explorar o mundo de sua forma. Veja as nossas dicas:

1. Dê espaço para o bebê engatinhar livremente

Para estimular o bebê a engatinhar é preciso que o adulto dê espaço para a criança explorar, mantendo sempre a segurança e supervisão no local.

Publicidade

Com 3 meses, aproximadamente, a criança já vira de lado, e assim vai desbravando o espaço até sentir segurança para engatinhar.

Por isso, estabeleça um espaço livre para o pequeno, coloque um tecido no chão com brinquedos para ele começar a se virar sozinho, virando-se de bruço para agarrar os objetos do ambiente.

Não se esqueça de proteger as quinas de mesa, retirar os objetos pontiagudos e pequenos para evitar qualquer acidente.

Leia mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

2. Estimule o bebê a olhar e seguir o som da sua voz

Você pode começar o processo de estimulação da criança de forma que ela comece a seguir a sua voz.

Experimente colocar brinquedos e objetos coloridos em uma altura para que a criança siga a sua voz e olhe para cima.

Isso ajuda o pequeno a estimular a musculatura do pescoço, costas e ombros, um movimento indispensável na hora de aprender a engatinhar.

Saiba que ao ouvir a voz dos cuidadores, a criança poderá ter mais confiança para engatinhar e dar os primeiros passinhos ao andar.

como estimular o bebê a engatinhar

Bebê engatinhando ao ar livre. Foto: Canva

3. Comece a estimular o bebê a engatinhar com brinquedos

Uma ideia mais lúdica é começar a estimular o bebê a engatinhar com brinquedos, isto é, coloque uma quantidade de objetos no chão e deixe que o pequeno se movimente até o brinquedo escolhido.

Em um primeiro momento ele pode chorar. Acolha caso isso ocorra e tente novamente em um outro momento.

Deixe que a criança faça os movimentos no seu momento, mas sempre forneça incentivos afetuosos para ela conseguir completar as etapas.

Veja também: Como estimular a criatividade das crianças?

4. Faça o processo de engatinhar em etapas

Para ajudar a criança, faça o processo de engatinhar em etapas, começando a colocar a criança para sentar sozinha com auxílio de travesseiros.

Quando ele conseguir sentar mais durinho, dê um brinquedo para ele brincar, algo que ele consiga segurar com as mãozinhas, apertar e se quiser, também morder.

Depois, espalhe os brinquedos no chão em uma toalha e coloque a criança para explorar o ambiente.

Saiba que, para engatinhar, os músculos da cabeça e pescoço precisam estar firmes, assim o bebê terá mais confiança para movimentar os demais membros do corpo.

Bebê aprendendo a engatinhar. Foto: Canva

5. Use espelhos para estimular a criança

Uma forma de desafiar o bebê é usando espelhos para estimular a criança a engatinhar, pois ela ficará curiosa com o próprio reflexo.

Experimente colocar no ambiente um espelho para a criança se movimentar até ele, estimule que ela caminhe até o espelho para olhar para si mesma.

Ao olhar sua imagem no espelho, a criança irá se deparar com algo novo, uma forma também de identificar os seus cuidadores pelo reflexo.

6. Brinque com seu bebê, estimulando a engatinhar

Mais uma dica de como estimular o bebê a engatinhar é brincando com ele. Para isso, brinque imitando o processo de engatinhar.

Essa brincadeira pode gerar uma dorzinha nas suas costas, mas saiba que será um momento rico de aprendizado para a criança!

As crianças têm o hábito de imitar o adulto, e porque não aproveitar esse fato para ensinar o bebê a engatinhar?

Nessa ideia vocês trocam olhares, sons e ainda passam um momento juntinhos aproveitando essa fase do desenvolvimento tão gostosa de viver.

Veja também: Coordenação motora: Você sabe estimular a do seu bebê?

Bebê na cama de bruços. Foto: Canva

7. Respeite o desenvolvimento natural do bebê 

É preciso que o adulto respeite o desenvolvimento natural do bebê. Nem sempre na primeira estimulação a criança irá aprender. É preciso ter paciência e tranquilidade para ensinar.

Uma dica é sempre observar os sinais do desenvolvimento da criança, no caso do engatinhar, ela anunciará com a firmeza dos músculos do pescoço que consequentemente sustentam a cabeça.

Quando colocadas de bruço aos 5 meses, por exemplo, elas tentam sustentar o corpo, dando os primeiros indícios que irão começar a engatinhar.

A cada brincadeira, experimente estimular o pequeno com brinquedos, sons e palavras de encorajamento.

Bebê engatinhando sobre a coberta. Foto: Canva

É preciso que a criança se sinta segura e motivada para que ocorra o seu desenvolvimento natural, conforme sua idade.

Se o seu pequeno já tem 6 meses, experimente estimular o bebê a engatinhar com as dicas que trouxemos aqui neste post!

E lembre-se: caso perceba algo incomum, busque auxílio médico!

Veja agora: Por que é tão importante incentivar seu filho a beber água (mesmo no inverno!)