Incentivar o bebê a falar é algo muito relevante para o crescimento dos nossos filhos. Afinal, dessa forma estaremos dando “munição” para os cérebros em desenvolvimento, visando uma aprendizagem mais sólida da linguagem.

Para isso, muitas atividades simples, divertidas e agradáveis podem ser colocadas em prática. É o caso da leitura, da música, das conversas… Enfim! Existem muitas coisas que podemos fazer para estimular os pequenos.

Quer saber um pouco mais sobre cada uma dessas possibilidades? Então não deixe de acompanhar o conteúdo que separamos para você. Leia este texto até o fim e inspire-se com as nossas ideias!

Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

Publicidade

Dicas para incentivar o bebê a falar

incentivar o bebê a falar

Mãe cantando para o bebê. Foto: Canva

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que incentivar o bebê a falar é algo muito válido, mas devemos ter em mente que o pequeno está em desenvolvimento. Isso significa que talvez ele não aprenda mil e uma palavras de uma hora para outra. Além disso, jamais compare o seu bebê com o de alguma conhecida, por exemplo. Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento da fala (salvo em casos de atraso na linguagem).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, respeite o tempo do seu bebê e em caso de dúvidas considere conversar com o seu pediatra, ok? Pois se o seu filho for mais velho e você perceber a falta de comunicação, talvez seja importante investigar o caso.

Dito isso, vamos agora às dicas para incentivar o bebê a falar:

1. Converse com o seu bebê

incentivar o bebê a falar

Mãe conversando com o bebê. Foto: Canva

Parece óbvio, mas a verdade é que nem todas as pessoas se dão conta do quanto as conversas com o bebê podem ser muito estimulantes. Sendo assim, considere conversar com o seu bebê de uma forma leve e descontraída. Fale sobre o clima, sobre a roupinha dele, sobre o brinquedo… Enfim!

Publicidade

Você também pode contar acontecimentos cotidianos, explicar algumas situações simples, apresentar o nome de objetos, etc. Tudo isso fará com que você e o pequeno fortifiquem o laço existente entre vocês, ao mesmo tempo em que é possível incentivar a fala do bebê.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

2. Leia para o seu bebê

incentivar o bebê a falar

Mãe contando história para o bebê. Foto: Canva

Da mesma forma que uma conversa clara e empolgada pode ajudar a incentivar o bebê a falar, uma leitura também promove esse tipo de função. Portanto, não meça esforços na hora de usar as historinhas infantis para ler para o bebê.

Se você usar entonações, fazer caras e bocas e deixar tudo ainda mais expressivo, as chances de chamar a atenção da criança serão muito maiores. E toda essa história poderá ajudá-la a reconhecer palavras e começar a expandir o vocabulário.

3. Prefira as interações com pessoas – não com a TV!

incentivar o bebê a falar

Mãe lendo para o bebê. Foto: Canva

Publicidade

Apesar de muitas empresas e indústrias apresentarem os tidos como “programas educativos”, a verdade é que a interação “carne e osso” tende a ser muito mais efetiva na hora de incentivar o bebê a falar. Isto é, embora você possa colocar muitos vídeos na TV para estimular a fala, a sua participação, conversa e interação será muito mais valiosa.

Isso porque o nosso cérebro tem uma maior propensão de aprender e desenvolver habilidades quando há uma interação com outra pessoa, frente a frente. Diferente do que acontece quando apenas assistimos a um vídeo de forma passiva, por exemplo.

Sendo assim, prefira conversar, falar, brincar, cantar e nomear objetos para o seu filho do que deixá-lo em frente à TV. Até porque, convenhamos… A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que até os 2 anos de idade a criança não seja exposta às telas. Portanto, carne e osso será melhor, ok?

Veja mais: Como ensinar uma criança a escovar os dentes – 15 dicas para você

4. Nomeie objetos e repita

incentivar o bebê a falar

Mãe brincando com o bebê. Foto: Canva

Nomear objetos e repetir essa fala também é interessante na hora de incentivar o bebê a falar. Isto é, considere, por exemplo, segurar a almofada do sofá e falar, pausadamente e com clareza: “al.mo.fa.da”. Considere repetir e instigue a criança a falar, caso ela esteja na idade adequada para já pronunciar as primeiras palavras.

Faça isso com outros objetos, como copo, bola, tapete, etc. O mesmo vale na hora de nomear seres vivos, como plantas e animais domésticos. Quanto mais repetições nós fizermos, maior poderá ser o estímulo.

Apenas não exagere, ok? Você pode repetir a palavra, de vez em quando e ao longo do dia, e não ficar 30 minutos falando a mesma palavra, a ponto de tornar o momento monótono.

Incentivar o bebê a falar – 5. Conte histórias aleatórias

incentivar o bebê a falar

Pai conversando com o bebê. Foto: Canva

Contar histórias para o bebê também é uma forma muito bacana de incentivá-lo. Um exemplo seria você contar histórias da sua infância, e travessuras que você fez quando era pequena, enquanto o seu bebê está amamentando em seu peito, por exemplo.

Pode parecer bobo, para algumas pessoas, conversar com o bebê dessa forma. Mas a verdade é que esse tipo de interação pode ser bem interessante para o vínculo mãe-bebê e para o desenvolvimento da fala. Vale a pena fazer o teste e investir nessa atividade tão incrível.

Afinal, de quebra, você relembra histórias divertidas da sua vida e pode reviver momentos incríveis.

Veja também: Como estimular a criatividade das crianças?

6. Cante para o seu bebê

Pai cantando e tocando para o bebê. Foto: Canva

A música e a cantoria também podem ser relevantes na hora de incentivar o bebê a falar. Portanto, considere cantar para o seu bebê aquelas musiquinhas infantis que são fáceis de decorar e pronunciar.

Assim, além de alegrá-lo com esse gesto divertido, ainda será possível estimular o desenvolvimento dele de uma maneira natural e muito agradável.

Portanto, aproveite este momento para cantar as músicas que você ouvia na infância, por exemplo, e vivencie essa sensação.

Incentivar o bebê a falar – 7. Narre as atividades que estão sendo feitas

Mãe higienizando o bebê. Foto: Canva

Sabe aqueles momentos em que você está higienizando o bebê, ou simplesmente fazendo alguma tarefa doméstica enquanto o pequeno lhe observa? Então! Aproveite essa oportunidade para incentivar o bebê a falar por meio da descrição do que está sendo feito.

Por exemplo, no caso da higiene, fale sobre você estar tirando a fralda suja, sobre estar limpando as partes íntimas da criança, e assim por diante. Algo como “estou pegando os lenços umedecidos para poder limpar o meu bebê” é uma forma de narrar o que está sendo feito e ainda demonstrar muito carinho.

Veja mais: Coordenação motora: Você sabe estimular a do seu bebê?

8. Demonstre interesse pelo o que a criança está falando

Bebê balbuciando. Foto: Canva

Por fim, quando o seu bebê começar a pronunciar as primeiras palavras e frases, lembre-se de demonstrar interesse pelo o que está sendo dito. Quanto mais interesse você demonstra, mais estará encorajando o pequeno na hora de colocar as palavras para “fora”.

Experimente aderir a esse tipo de postura e comece a construir uma atmosfera ainda mais incrível para o desenvolvimento do pequeno. Vale muito a pena!