A assadura de bebê são manchas vermelhas que descamam na área genital dos bebês, principalmente nas nádegas. Embora esse seja um problema comum, ele precisa ser resolvido.
Se você tem um bebê recém-nascido em casa, precisa saber como prevenir assaduras se quiser que seu bebê seja completamente saudável.
O que causa assaduras em bebês
Algumas causas comuns de assaduras em bebês estão listadas abaixo:
- A fralda não cabe e está tocando a pele,
- Deixar uma fralda molhada ou suja em seu bebê por muito tempo,
- Infecção por fungos,
- Infecção bacteriana,
- Irritantes comuns, como sabão e lenços.
Como tratar assadura de bebê: remédios naturais
Fraldas molhadas e sujas são a principal causa de erupções cutâneas em bebês. Assim, de bolhas e coceira a acne minúscula e pele escamosa, assaduras não tratadas podem causar infecções bacterianas em bebês e causar desconforto.
1 – A escolha certa de fraldas
Três bebês brincando – Foto: Freepik
De extrema importância na hora de tratar assadura de bebê são as fraldas (a escolha certa das fraldas e a frequência de sua troca).
As fraldas descartáveis modernas apresentam baixo efeito irritante e/ou alergênico – principalmente aquelas contendo polímeros que transformam líquidos em géis e equipadas com membranas micro porosas (as chamadas fraldas respiráveis).
No entanto, em situações que predispõem ao desenvolvimento do problema, podem ocorrer sempre sintomas de intolerância aos ingredientes contidos nas fraldas.
O uso de fraldas de materiais impermeáveis, como plástico ou borracha, deve ser evitado.
Em geral, é recomendável trocar a fralda com frequência (a cada hora para recém-nascidos e a cada 3-4 horas para crianças pequenas) e fazer pausas tanto quanto possível durante o dia.
2 – Óleo de coco para assadura de bebê
O óleo de coco é conhecido por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas e é um dos remédios mais eficazes para assaduras em bebês.
Óleo de côco – Foto: Freepik
Lave seu bebê com água morna e seque-o com uma toalha macia. Em seguida, pegue meia colher de sopa de óleo de coco e aplique sobre a erupção.
3 – Leite materno
O leite materno é um remédio eficaz para assaduras. Tudo o que você precisa fazer é aplicar algumas gotas de leite materno na área afetada e deixá-las secar por conta própria.
Leite materno – Foto: Freepik
Para obter melhores resultados, coloque fraldas novas assim que tentar este remédio.
4 – Mantenha seu bebê limpo
Bebê feliz tomando banho – Foto: Freepik
Ao dar banho em seu bebê, use sabonete neutro e troque as fraldas com a maior frequência possível. Mas não use lenços embebidos em álcool.
5 – Chá de camomila e mel para assadura de bebê
Chá de camomila e mel – Foto: Freepik
Uma mistura de chá de camomila e mel atua como um antisséptico para assaduras. Pois elimina erupções cutâneas e cura a pele.
Primeiramente, misture cerca de duas xícaras de chá de camomila com uma colher de chá de mel e borrife essa mistura diariamente na erupção para curar rapidamente.
6 – Deixar a criança um tempo sem fraldas
Bebê recém nascido – Foto: Freepik
Uma das principais causas de erupções cutâneas em crianças é a falta de circulação de ar na parte inferior do corpo. Portanto, você definitivamente deve dar ao seu bebê tempo durante o dia, para ele andar sem fralda.
7 – Amido de milho para assadura de bebê
Primeiramente, o amido de milho absorve o excesso de umidade e mantém a pele do bebê seca. Assim, lave primeiro o bebê e seque com uma toalha limpa. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de amido na área afetada e coloque delicadamente uma nova fralda.
Amido de milho – Foto: Freepik
Faça isso todos os dias até que a erupção desapareça.
8 – Aloe Vera
Aloe vera – Foto: Freepik
Se a erupção estiver gravemente inflamada, você deve usar o gel de Aloe Vera. Assim, você pode usar gel de aloe vera fresco ou a versão comprada na loja – ambos são naturais e trarão alívio para seu filho.
Quando consultar um médico?
As assaduras geralmente curam e desaparecem em poucos dias. A maioria dos pais usa remédios caseiros para assaduras, mas nem sempre são eficazes.
Por fim, é importante levar o seu filho ao médico se notar algum dos seguintes sintomas na criança: febre, bolhas na pele, inchaço, erupção na pele que não desaparece durante vários dias, apesar do tratamento.