Chá de camomila é refrescante. O aroma e seu efeito sobre o corpo tornam o chá um dos chás de ervas favoritos em todo o mundo. Mas grávida pode tomar chá de camomila? É benéfico ou tem efeitos colaterais?

O chá de camomila tem sido um remédio tradicional para inflamação, imunidade, insônia, menstruação e problemas gastrointestinais. Como o chá é feito de flores, possui um aroma muito bom e acalma o corpo e a mente.

O chá de camomila pode ser seguro durante a gravidez, se você beber com moderação. Mas não existem muitos estudos sobre a segurança ou eficácia de chás de ervas, incluindo chá de camomila, durante a gravidez.

Quanto de chá de camomila é seguro durante a gravidez?

Restrinja seu consumo a 1 copo por dia. Mas se você quiser ingerir várias vezes ao dia, divida a xícara de chá em várias porções e beba durante o dia ou dilua o conteúdo adicionando mais água.

Benefícios de beber chá de camomila durante a gravidez

chá na gravidez

Foto: Freepik

1. Grávida pode tomar chá de camomila para melhorar a qualidade do sono

Tomar uma xícara de chá de camomila antes de dormir acalma os nervos e ajuda a dormir melhor. A natureza sedativa da erva trata a insônia.

2. Grávida pode tomar chá de camomila para aumentar a imunidade

O chá de camomila melhora a imunidade e, portanto, ajuda a combater infecções. Se você tiver febre leve e coriza, uma xícara de chá pode ajudar.

3. Grávida pode tomar chá de camomila para aliviar dores musculares

grávida tomando chá

Foto: Freepik

O chá de camomila alivia dores musculares e espasmos associados a distúrbios inflamatórios gastrointestinais. Aumenta os níveis de glicina no corpo para proporcionar relaxamento aos músculos e nervos.

4. Dá alívio a úlceras na boca

O chá de camomila pode ser usado como enxaguante bucal para tratar úlceras e feridas desconfortáveis na boca. Use o chá bem forte ou o chá diluído três a quatro vezes ao dia para enxaguar a boca e aliviar as úlceras.

5. Protege contra câncer e doenças cardíacas

O chá de camomila contém polifenóis que protegem o coração e evitam doenças relacionadas ao coração. Suas propriedades antioxidantes diminuem o risco de câncer.

6. Trata a indigestão

A natureza anti-inflamatória da camomila ajuda a aliviar problemas de digestão, como prisão de ventre, gases e inchaço. O aroma das frutas e o sabor tentador também aliviam as náuseas e os enjoos matinais.

Apesar dessas razões saudáveis, você precisa tomar chá de camomila com moderação, pois também pode ter alguns efeitos colaterais.

Efeitos colaterais de beber chá de camomila durante a gravidez

chá de camomila durante a gravidez

Foto: Freepik

É provável que você tenha os seguintes efeitos sobre o consumo excessivo de chá:

  • Tomar chá de camomila em excesso poderia aumentar o risco de aborto. No entanto, não há evidências científicas para apoiar isso. Provavelmente, a propriedade relaxante do chá de camomila pode induzir contrações uterinas, levando a um aborto espontâneo.
  • O chá de camomila pode causar sonolência por causa de sua natureza sedativa. Portanto, não o tome em grandes quantidades.
  • Se você é alérgico a flores como margaridas, ambrósia, ásteres e crisântemos, também pode ser alérgico à camomila, causando erupções cutâneas e constrição brônquica. No entanto, esta é uma ocorrência rara.
  • Várias formas de extratos e suplementos de camomila também podem reagir com medicamentos como analgésicos, sedativos e antimicrobianos que você pode estar tomando durante a gravidez. Portanto, converse com seu médico para tomar o chá.
  • A camomila tem propriedades para afinar o sangue. Se você já tem esse problema, pode restringir o consumo deste chá.

Se você ama o aroma e o sabor do chá de camomila e não quer perder nada, beba-o, mas tome algumas precauções.

Grávida pode tomar chá de camomila: Precauções

grávida-bebendo-chá

Foto: Freepik

  • Consulte o seu médico antes de incluí-lo na sua dieta de gravidez.
  • Você pode perguntar ao médico sobre a quantidade segura de chá de camomila que você pode beber diariamente.
  • Use as cabeças de flores secas e não as folhas para fazer o chá.
  • Compre o chá de uma marca confiável para evitar aditivos prejudiciais nele.

Como fazer chá de camomila?

Siga estas etapas simples para tomar uma xícara de chá perfeita:

  1. Ferva um copo de água.
  2. Transfira a água a ferver para uma caneca, e adicione camomila.
  3. Deixe em infusão por cinco a dez minutos, dependendo da concentração que você deseja. Cubra a caneca para que o aroma permaneça.
  4. Coe o chá para remover o extrato de camomila ou remova o saquinho de chá.

Em seguida, respondemos a algumas perguntas comuns.

Dúvidas sobre chá de camomila pra grávida

grávida-bebendo chá

Foto: Freepik

1. O chá de camomila ajuda a induzir o parto?

Não há pesquisas suficientes para provar que o chá de camomila pode induzir o parto. Mas beber em quantidades excessivas pode causar contrações uterinas, o que pode levar a aborto espontâneo ou parto prematuro.

2. Qual é o melhor momento para tomar chá de camomila durante a gravidez?

Você pode tomar chá de camomila a qualquer momento, do primeiro ao terceiro trimestre, mas em quantidades moderadas.

Uma xícara de chá de camomila feita na hora é refrescante em um dia cansativo, não fique tentado a beber várias xícaras. Tome moderadamente enquanto desfruta de cada gole.

Você tomou chá de camomila durante a gravidez? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Veja também: Livros de maternidade para ler durante a gravidez – úteis ou angustiantes?