Quer aprender como estimular o bebê a andar? No artigo de hoje, elencamos algumas dicas práticas para incentivar o seu pequeno, por isso, continue a leitura para saber mais.

Sabemos que a partir dos 10 meses o bebê já pode começar a andar, sendo antes desse período, por volta dos 9 meses completos, o início da estimulação da criança.

É por volta do 16º mês que a criança já está caminhando sozinha, inclusive, realizando a marcha corretamente.

Os adultos têm um papel fundamental na hora de estimular o bebê a andar, através das brincadeiras, exercícios e a reparação do ambiente. Veja algumas considerações que podem lhe ajudar nessa tarefa importante!

Publicidade

Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

Como estimular o bebê a andar

Mãe auxiliando o filho na hora de andar. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como estimular o bebê a andar – Veja dicas

Uma das formas de estimular o bebê a andar é motivando a criança através de estímulos visuais, sonoros e táteis.

O simples fato do adulto abrir os braços e chamar a criança, já auxilia no processo de amadurecimento, no qual a criança caminha sozinha.

Ao ser incentivada a caminhar, o sistema cerebral do pequeno age dando ordens para os movimentos dos primeiros passinhos e assim, memorizando cada passo até a aquisição completa da marcha.

Portanto, para ensinar o pequeno a alcançar a etapa  do aprendizado motor, o caminhar, separamos várias dicas práticas. Acompanhe a seguir!

Publicidade

1. Faça uma adaptação do ambiente para o bebê

Uma ótima dica para começar a estimular o bebê a andar é fazendo a adaptação do ambiente para a criança.

É nesse momento que os móveis como mesas, armários, portas e demais objetos pontiagudos devem ser eliminados ou protegidos no ambiente.

Para proteção de quina de mesa, por exemplo, utilize protetores emborrachados nas pontas para evitar acidentes.

Cuidado também com os pisos escorregadios, tapetes, tomadas e degraus para que a criança caminhe livremente.

Aproveite para retirar os obstáculos do ambiente, para que a criança treine seu andar sem que haja impedimentos, como objetos e móveis.

Um piso com textura diferente também pode contribuir para esse processo de aprendizagem, por isso, aposte em caminhar com a criança em cima de areia, gramado e pisos emborrachados, como o de EVA.

Publicidade

Embora você vá supervisionar a criança, é muito importante que o ambiente seja modificado em algumas circunstâncias, visando a maior segurança do pequeno na hora de explorar o mundo.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

2. Estimular o bebê a andar usando brinquedos e brincadeiras

Como estimular o bebê a andar

Mãe auxiliando o filho na hora de andar. Foto: Canva

Você pode estimular o bebê a andar usando brinquedos e brincadeiras, uma forma prática e lúdica para ensinar o pequeno a caminhar sozinho.

Uma alternativa de brincadeira para ensinar o bebê a andar é posicionar a criança em uma mesa e fazer com que ela gire em torno dela apostando na segurança do seu próprio apoio.

Outra ideia é usar o brinquedo preferido ou bastante colorido para estimular a criança, colocando em uma distância que o pequeno possa caminhar.

Não importa se a criança irá engatinhando ou rolando até o brinquedo, o mais importante é que ela entenda que possui recursos o suficiente para chegar até o seu objetivo, alcançando o objeto desejado.

Você também poderá estimular a criança a caminhar segurando nas suas mãozinhas, deixando que ela faça a marcha ao seu modo, mas contando com seu total apoio e motivação.

Os pais segurarem um em cada lado durante um passeio é um dos exercícios que estimulam o pequeno a dar os primeiro passos.

3. Ofereça suporte físico e mental para a criança

Como estimular o bebê a andar

Auxiliando o bebê na hora de andar. Foco: Canva

Na estimulação da criança para andar, ofereça suporte físico e mental. O bebê precisa ter confiança e se sentir motivado para começar a caminhar.

As crianças podem perceber quando os pais sentem medo, desconfiança e raiva, por isso, é importante ensinar a criança a controlar suas emoções.

Não tenha medo se a criança cair, construa um espaço seguro e livre de objetos que causam acidentes.

Quando a criança cair, incentive a levantar e dê colo para que ela se sinta acolhida e motivada.

Perceba os comportamentos da criança após a queda, verificando a presença de protuberâncias, vômitos ou sonolência. Se preciso, leve o pequeno ao médico. 

Veja mais: Como estimular a criatividade das crianças?

Durante as práticas das primeiras marchas, incentive a criança a caminhar e brincar em sua companhia, bem como com outras crianças, para incentivar a socialização.

4. Dispense andadores e calçados 

Mãe auxiliando o filho na hora de andar. Foto: Canva

O assunto andadores é uma verdadeira polêmica, muitos especialistas salientam que o acessório apresenta malefícios para a saúde da criança.

Algumas pesquisas mostraram que o andador causa alterações nos padrões da marcha infantil, causando o contato inadequado dos pés das crianças com o chão. 

O que ocorre no uso do andador, segundo pesquisas, é que o acessório atinge o centro da gravidade da criança, deixando por exemplo, que os braços movimentam-se de forma sincronizada, uma ação indispensável para o movimento de marcha.

Além disso, o andador pode causar acidentes quando não colocado em um ambiente com espaço para a criança brincar.

Já os calçados dos bebês podem dificultar o processo de aprendizagem motora, deixando a criança sem firmeza para pisar, atrapalhando o equilíbrio e desenvoltura para a marcha.

A melhor forma de estimular o bebê a andar é deixando ele livre e descalço para explorar o ambiente a seu modo. Experimentando texturas e sensações de um mundo à sua volta.

Se necessário, utilize brinquedos, livros e demais objetos divertidos para estimular as crianças pelo ambiente.

Leia também: Como estimular a empatia das crianças?

5. Não faça a comparação do bebê com outras crianças

Pais ajudando o bebê a andar. Foto: Canva

Outra dica importante é não fazer a comparação do bebê com outras crianças, mesmo que o desenvolvimento aponte que bebês de 10 meses já andam, saiba que essa fase pode acontecer até os 18 meses.

Se o seu bebê ainda não começou a praticar a marcha, não o deixe ansioso, observe seu desenvolvimento e vá estimulando aos poucos, sem estressar a criança.

Nem sempre o mesmo progresso de andar de um filho é igual ao outro, inclusive, não se sabe exatamente as possibilidades das outras crianças.

É importante respeitar o progresso do seu filho, valorizando e incentivando cada passo para que ele prossiga caminhando ao encontro de seus objetivos naturais.

A confiança e liberdade dos bebês, para darem os primeiros passos, depende ativamente do adulto, afinal, a criança precisa ser estimulada diariamente com carinho, dedicação e respeito ao seu desenvolvimento infantil.

Claro que se você perceber alguma diferença ou dificuldade de a criança começar a andar, um profissional pode ser consultado para realizar uma avaliação.

Veja também: Como estimular seu filho a conversar: 5 dicas úteis

6. Motive o bebê a começar a andar sozinho

Criança caminhando ao ar livre. Foto: Canva

Após colocar em prática os primeiros ensinamentos do condicionamento motor das crianças, motive o bebê a começar a andar sozinho.

No começo, esse ensinamento deve ser de forma colaborativa do adulto, depois, de forma gradual, vá dando autonomia para a criança se desenvolver.

Uma dica é começar com brinquedos, colocando em locais mais distantes da criança e direcionando-a com falas do nome do objeto.

Feito isso, deixe que a criança suba sozinha nas costas do sofá e lateral da mesa, mas sempre com supervisão de um adulto.

Quando ela estiver mais firme para dar os primeiros passos, motive o bebê a começar a andar sozinho.

Espere a criança em uma distância e chame pelo nome dela, fazendo com que ela chegue até você andando sozinha.

Repita os mesmos processos em outros momentos até que a criança comece andar com mais confiança.

Ao estimular o bebê a andar, você participa ativamente dessa fase tão importante do desenvolvimento infantil.

Os primeiros passos são sempre um marco na vida dos pais e também das crianças que precisam se sentir inseridas no mundo do adulto.

Gostou do nosso artigo sobre como estimular o bebê a andar? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Fique à vontade para perguntar aqui nos comentários.

Veja agora: Saiba como a forma de educar seus filhos pode afetar a sua saúde