Se você tem uma criança pequena em casa, provavelmente já se perguntou o que fazer com um nariz sangrando repentinamente. A ocorrência não é incomum – em alguns pequeninos, basta o clima mudar para o sangramento ocorrer.
A boa notícia é que, felizmente, não costuma ser nada grave. Mas seja qual for a causa, nessas horas é importante saber como ajudar a criança com o nariz sangrando, para que o incômodo cesse rapidamente e não cause problemas.
A seguir, você confere mais informações sobre o que fazer quando o nariz sangrar (quadro chamado na medicina de epistaxe). E se tiver algum segredinho que ajude seu filho nessas horas, conta depois nos comentários, combinado? Certamente pode ajudar outras mães que passarem por aqui.
Vem ver!
Por que o nariz sangra?
A hemorragia nasal mais comum é a chamada hemorragia prévia, que é quando o sangue escorre pelas narinas, geralmente pelas paredes que as dividem. Nesse caso, o sangramento muitas vezes está relacionado a traumas, irritação ou ressecamento da mucosa do nariz. Por isso, é mais comum o nariz sangrar nos meses de outono ou inverno, período em que essa parte do corpo costuma ser mais acometida por inflamações e alergias, devido ao tempo frio e seco.
Outros motivos que podem levar ao sangramento são batidas, excesso de força ao soprar ou coçar o nariz, ou ainda o fato de colocar um objeto estranho nas narinas. Doenças como hemofilia, problemas nos rins e alguns tipos de câncer também estão relacionados ao quadro, por afetarem a coagulação do sangue.
Mais um tipo de hemorragia nasal que existe é o sangramento posterior. Bem mais raro que o tipo prévio, ele afeta a parte mais profunda do nariz e exige tratamento.
Como parar o sangramento
O mais indicado para cessar o sangramento é pedir para a criança se sentar confortavelmente e, com um pedaço de lenço ou papel higiênico, segurar as narinas com os dedos em forma de pinça (com o indicador e o polegar), firmemente mas sem forçar, com a cabeça um pouco inclinada para a frente. Deve-se permanecer nessa posição durante cerca de 15 minutos.
Durante esse período, a respiração deve ser feita pela boca. E é fundamental manter a cabeça em um nível mais elevado que o resto do corpo (por isso a posição sentada é a mais indicada; deitar a criança não é recomendado).
Geralmente, depois desse intervalo, o sangramento para. Caso não cesse ou seja muito recorrente, procure um otorrinolaringologista para uma avaliação mais detalhada. Se for o caso, uma cauterização pode ser indicada. Também vale ressaltar que se o sangramento nasal ocorrer em uma criança menor de 2 anos, é fundamental procurar atendimento médico.