Você sabe como higienizar a boca do bebê antes dos dentes? No artigo de hoje, reunimos dicas para você higienizar a boca do seu pequeno todos os dias, antes da erupção dos primeiros dentinhos.

Isso porque a higienização da boca da criança pode iniciar logo após o nascimento, desde que seja feita com cuidado e com os materiais adequados.

Ao fazer essa limpeza da parte interna da boca do recém-nascido, você garante um cuidado maior para a chegada dos primeiros dentes e previne o aparecimento de cáries por mamadeira.

A cárie mamadeira se desenvolve devido ao consumo de açúcar feito pela criança, principalmente, durante a noite, quando se utiliza como método para bebê dormir molhar a chupeta ou mamadeira em chás adocicados e achocolatados.

Publicidade

Diante disso, saber como higienizar a boca do bebê antes dos dentes previne o aparecimento de cáries, bactérias e fungos que possam causar infecções.

 higienizar a boca do bebê antes dos dentes

Bebê recém-nascido deitado na cama. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja mais: Como deixar a casa mais segura para o bebê – 12 dicas práticas

Como higienizar a boca do bebê antes dos dentes – Veja as orientações importantes

Para higienizar a boca do bebê antes dos dentes, você não precisa de materiais difíceis de encontrar, afinal, com apenas uma gaze ou paninho de algodão você limpa toda a área interna da boca, ou seja, língua, gengiva e bochechas do bebê.

Os bebês recém-nascidos (até 28 dias), já podem contar com a higienização da boca durante a rotina de higiene, resultando em cuidados que antecedem a chegada dos dentes.

Até os quatro meses é normal que a criança não tenha nenhum dente, depois disso, começam a apresentar os primeiros sintomas da erupção dos dentinhos.

Publicidade

Entre os 4 a 6 meses nascem os dentes do bebê, podendo iniciar assim o processo de escovação.

A seguir, montamos uma seleção com dicas de como higienizar a boca do bebê antes dos dentes, continue a leitura para saber mais.

Limpeza da boca do bebê deve começar após o nascimento

A limpeza da boca do bebê deve começar após o nascimento da criança, conforme já mencionamos acima, isso evita o aparecimento de cáries de mamadeira e bactérias ou fungos que possam causar infecções, como o sapinho em bebê.

Essa limpeza deve ser feita diariamente, principalmente após as mamadas na mamadeira com fórmulas. 

O leite materno já faz o papel de proteger a gengiva e parte interna da boca, mas isso não quer dizer que a higienização bucal não precisa ser feita periodicamente.

Veja mais: Como ensinar uma criança a escovar os dentes – 15 dicas para você

Publicidade

Separe materiais exclusivos para a limpeza da boca da criança

Para higienizar a boca do bebê antes da erupção dos dentes, separe materiais exclusivos para realização dessa limpeza.

A dica é apostar em toalhas de algodão e gaze, molhadas em água filtrada, para evitar o contato com bactérias e germes.

Após o uso da gaze, jogue o material fora e em cada higienização da boca da criança utilize uma gaze nova.

O paninho deve ser exclusivo para realizar a limpeza da boca da criança, depois lavado separadamente de outros tecidos.

Na hora da limpeza e higienização da boca do bebê, limpe toda a parte interna da boca, como por exemplo, língua, bochechas e gengivas.

 higienizar a boca do bebê antes dos dentes

Pai apertando as bochechas do bebê. Foto: Canva

Como higienizar a boca do bebê antes dos dentes – Dedeiras são indicadas após os 3 meses do bebê

Para fazer a higienização da boca do bebê antes dos dentes, use também dedeiras que são indicadas após os 3 meses da criança.

Essas dedeiras são produzidas com materiais antialérgicos e seguros como o silicone, podendo ser higienizadas e reutilizadas.

As dedeiras de silicone também são utilizadas após o nascimento dos dentes, ajudando na limpeza e higienização dos dentinhos.

Leia também: História infantil do lobo que teve dor de dente

Sempre observe as características da boca do bebê

Ao higienizar a boca do bebê antes dos dentes, observe as características das gengivas, língua e bochecha.

Algumas alterações, como manchas brancas na gengiva, podem ser sinais de cárie em bebê, bem como manchas na língua podem indicar a presença do temido sapinho.

Portanto, se observar qualquer alteração, uma consulta ao pediatra e odontopediatra será uma solução para investigar e tratar o problema.

Bebê deitado e olhando para a mãe. Foto: Canva

Como escovar corretamente os dentes do bebê?

É a partir dos quatro meses, mais ou menos, que a criança começa a passar pela dentição, sendo assim, é preciso saber como escovar corretamente os dentes do bebê.

Após entender como funciona a prática de higienizar a boca do bebê antes dos dentes, veja o passo a passo para realizar a primeira escovação.

Escolha uma escova de dentes adequada para a criança

A primeira dica é fazer a escolha de uma escova de dentes adequada para a idade da criança, ou seja, ela precisa ser pequena, com cerdas macias e cabo mais alongado.

Veja mais: Dente Natal e Neonatal: quando a dentição cresce cedo

As escovas de dentes dedeiras massageadoras também servem, aliás, elas podem ser mais práticas na primeira escovação dos dentes.

Bebê recém-nascido bocejando. Foto: Canva

Como higienizar a boca do bebê antes dos dentes: Cuidado com o tipo e a quantidade de creme dental

Além da escolha da escova de dentes ideal para o bebê, tenha cuidado com o tipo e quantidade de creme dental usado para a escovação.

O melhor creme dental infantil é aquele com quantidade de flúor adequada para a idade do bebê.

Na hora de colocar o creme dental na escova da criança, utilize uma quantidade de um grão de arroz cru.

Faça movimentos leves e delicados durante a escovação

Durante a escovação dos dentes da criança, faça movimentos leves e delicados para evitar machucados na gengiva e nos dentinhos de leite.

Por isso, é importante ter uma escova de dentes com cerdas macias e tamanho pequeno de cabeça da escova dental infantil.

Escove os dentes da criança com frequência 

Para manter a rotina de higiene da criança em dia, escove os dentes da criança com frequência, pelo menos 2 vezes ao dia.

O recomendado é sempre após as principais refeições da criança, principalmente se ela vai dormir por longas horas.

Saiba que até os seis meses o leite materno é o alimento mais indicado para o bebê, inclusive, ele substitui a água e demais alimentos. Mas isso não quer dizer que a higienização da boca não seja importante! 

Bebê recém-nascido bocejando. Foto: Canva

Leia mais: Como saber se estou grávida? 17 sinais evidentes

Como higienizar a boca do bebê antes dos dentes – Consulte um odontopediatra regularmente

Para tirar dúvidas e receber orientações confiáveis, consulte um odontopediatra regularmente para evitar problemas com a saúde dos dentes.

Uma dica é começar a cuidar dos dentes e tirar dúvidas desde o pré-natal, consultando um dentista durante a fase de gestação.

Lembre-se de que essa visita regular ao dentista é importante para detectar, precocemente, problemas que possam prejudicar a saúde e a qualidade de vida do pequeno.

Portanto, não meça esforços nesses momentos, ok?

Veja agora: Como fazer seu filho escovar os dentes?