Os primeiros sintomas da gravidez é um tema muito procurado. Náusea, sonolência, seios aumentados e temperatura elevada são sintomas inespecíficos, mas podem ser sinais de uma infecção ou de problemas hormonais. Então, como saber se estou grávida?

Como saber se estou grávida: 17 sinais claros

1. Seios sensíveis e inchados

como saber se estou gravida dor nos seios

Mulher com a mão no peito – Foto: Freepik

Seus seios podem fornecer um dos primeiros sintomas da gravidez. Duas semanas após a concepção, as alterações hormonais podem deixar seus seios sensíveis, formigando ou doloridos. Assim, seus seios podem parecer mais cheios e pesados.

Dicas para os seios sensíveis: use um sutiã de apoio sem aro, vista roupas largas, comunique-se com seu parceiro ou filhos e peça-lhes para tomarem cuidado nesta área, experimente uma compressa fria ou um banho quente.

Publicidade

2. Flatulência

A progesterona é uma coisa engraçada, mesmo no início da gravidez, pode causar grandes mudanças no seu corpo. Assim, isso faz com que os músculos relaxem, incluindo os músculos dos intestinos, de modo que a digestão possa ficar mais lenta. Isso pode causar inchaço, arrotos e muitos gases.

3. Como saber se estou grávida: você anda cansada?

Como saber se estou grávida

Mulher dormindo – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A fadiga e o cansaço também estão entre os primeiros sintomas da gravidez. Durante o início da gravidez, os níveis do hormônio progesterona disparam. Assim, em doses altas o suficiente, a progesterona pode colocá-la para dormir.

Ao mesmo tempo, níveis mais baixos de açúcar no sangue, pressão arterial mais baixa e maior produção de sangue podem reduzir sua energia durante a gravidez.

4. Como saber se estou grávida: veias proeminentes apareceram?

À medida que o útero se expande para dar lugar ao feto em crescimento, pode-se aplicar pressão na veia cava inferior, que é o grande vaso sanguíneo que desce pelo lado direito do corpo. Portanto, isso reduz o fluxo sanguíneo para as pernas, causando veias variçosas.

Mas não para por aí! Algumas mulheres têm esses sintomas na vulva (“varicosidades vulvares”) ou até aflições piores conhecidas como “hemorroidas“.

Publicidade

Além disso, no início da gravidez, algumas mulheres comparam seus seios a “mapas de estradas”, devido à proeminência adicional dessas veias azuis (ver ponto 1).

5. Ligeiro sangramento ou cólicas

Mulher com dor na barriga

Mulher com dor na barriga – Foto: Freepik

Às vezes, uma pequena quantidade de manchas ou sangramento vaginal é um dos primeiros sintomas da gravidez.

Conhecido como sangramento de implantação, pode ocorrer quando o ovo fertilizado se fixa ao revestimento do útero – cerca de 10 a 14 dias após a fertilização. No entanto, esse tipo de sangramento é geralmente um pouco mais precoce e de cor mais clara do que a da menstruação e não dura tanto.

Além disso, algumas mulheres também apresentam cólicas no início da gravidez. Essas cólicas são semelhantes às cólicas menstruais. Então, se você estiver preocupada com sangramento ou cólicas, fale com seu médico.

6. Náusea com ou sem vômito

O enjoo matinal, que pode atacar a qualquer hora do dia ou da noite, é um dos sintomas clássicos da gravidez. No entanto, para algumas mulheres, o enjoo começa duas semanas após a concepção.

Publicidade

A náusea parece resultar, pelo menos em parte, do rápido aumento dos níveis de estrogênio, que faz com que o estômago esvazie mais lentamente.

As mulheres grávidas também têm um olfato aguçado, então vários odores – como alimentos cozinhados, perfume ou fumaça de cigarro – podem causar ondas de náusea no início da gravidez.

7. Aversões ou desejos alimentares

Como saber se estou grávida desejos não saudáveis

Mulher gravida com frutas na mão – Foto: Freepik

Quando você está grávida, você pode torcer o nariz para certos alimentos, como café ou alimentos fritos. Assim, os desejos por comida também são comuns.

Além disso, como a maioria dos outros sintomas da gravidez, essas preferências alimentares podem ser atribuídas a mudanças hormonais – especialmente no primeiro trimestre, quando as mudanças hormonais são mais dramáticas.

8. Como saber se estou grávida: dores de cabeça

Como saber se estou grávida dor de cabeça

Mulher com dor de cabeça – Foto: Freepik

Sobretudo, no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causado por alterações hormonais pode desencadear dores de cabeça leves e frequentes.

Dicas para combater dores de cabeça:

  • Dormir mais ou descansar e relaxar;
  • Aulas de ioga na gravidez ou outro exercício;
  • Praticar uma boa postura, especialmente no final da gravidez;
  • Comer refeições regulares e bem balanceadas;
  • Colocar uma toalha de rosto quente na área dos olhos e nariz, se for uma dor de cabeça dos seios da face
  • Colocar uma bolsa fria na nuca, tomar banho ou usar uma bolsa térmica, se for uma dor de cabeça tensional
    massagem pescoço e ombros

9. Constipação

A constipação é outro sintoma inicial comum da gravidez. Sendo assim, o aumento dos níveis de progesterona na gravidez contribui para diminuir a motilidade intestinal, o que pode levar à constipação.

Dicas para combater a constipação: aumente a ingestão de fibras e água e, se os sintomas persistirem, consulte seu médico antes de tomar qualquer tipo de laxante.

10. Como saber se estou grávida: você tem mudanças de humor

O fluxo de hormônios em seu corpo no início da gravidez pode deixá-la incomumente emocional e chorosa. Mudanças de humor também são comuns, especialmente no primeiro trimestre.

11. Como saber se estou grávida: observe desmaios e tonturas

À medida que seus vasos sanguíneos se dilatam e sua pressão arterial cai, você pode sentir vertigens ou tonturas. Portanto, no início da gravidez, os desmaios também podem ser desencadeados por um baixo nível de açúcar no sangue.

12. Gosto metálico na boca

alimentação da grávida

Mulher comendo salada – Foto: Freepik

Muitas mulheres descobrem que nas primeiras semanas de gravidez suas papilas gustativas são afetadas. Algumas pessoas dizem que é um gosto metálico, outras dizem que é mais azedo.

O sabor é na verdade algo chamado disgeusia, e é causado pelos hormônios da gravidez, principalmente o estrogênio. Não é perigoso e geralmente desaparece após o primeiro trimestre.

13. Nariz entupido

Um seio nasal bloqueado costuma ser um sinal precoce de gravidez. Assim, um aumento nos níveis de estrogênio pode fazer as passagens sinusais incharem e produzirem mais muco. Mas se você acha que pode estar grávida, fale com um médico antes de tomar qualquer descongestionante.

14. Temperatura corporal basal elevada

Mulher com 2 mão no braço e blusa roxa

Mulher com 2 mão no braço e blusa roxa – Foto: Freepik

A temperatura corporal basal é a temperatura oral quando você acorda pela manhã. Essa temperatura aumenta ligeiramente logo após a ovulação e permanece nesse nível até a próxima menstruação.

Assim, se você está mapeando sua temperatura corporal basal para determinar quando ovula, a elevação contínua por mais de duas semanas pode significar que você está grávida.

15. Falta de menstruação

Talvez o primeiro sintoma mais óbvio da gravidez seja quando você não menstrua. Esse possível sinal de gravidez costuma ser o que faz com que as mulheres procurem mais detalhes sobre os outros sintomas da gravidez.

16. Como saber se estou grávida: você tem sonhos e pesadelos vívidos?

gravidez dá sono

gravida deitada na cama -Foto: Freepik

Esses hormônios incômodos também são responsabilizados por um aumento nos sonhos e pesadelos vívidos. Mas também há outra explicação:

Além disso, o sono de uma mulher grávida é frequentemente interrompido durante a gravidez, seja por causa das idas ao banheiro à meia-noite, movimentos do bebê ou cólicas. Assim, quanto mais recente for um sonho, maior será a probabilidade de ele ser lembrado.

17. Sangramento nas gengivas ou nariz sangrando

Devido ao aumento dos hormônios, as gengivas têm maior probabilidade de inflamar e sangrar quando escovadas ou passadas com fio dental.

Além disso, os vasos sanguíneos do nariz também podem se expandir durante a gravidez, aumentando o risco de sangramento nasal.

Como saber se estou grávida: tabela de sintomas

Sintomas presumíveis de gravidez Prováveis ​​sintomas de gravidez Certos sintomas de gravidez
  • Náusea e vomito
  • Desmaios e tonturas
  • Polaquiúria
  • Azia
  • Constipação
  • Sonolência e fadiga
  • Irritabilidade, mudanças de humor
  • Sensibilidade aos cheiros
  • Sem mesntruação
  • Aumento abdominal e estrias
  • Ganho de peso
  • Teste de gravidez positivo
  • Aumento da temperatura corporal
  • Aparecimento de uma linha escura na parte inferior do abdômen e escurecimento dos mamilos
  • Detecção de movimento fetal
  • Detecção de frequência cardíaca fetal
  • Visualização do feto durante o exame de ultrassom