Muitos pais e cuidadores têm dúvidas de como proteger o bebê no sol, já que a exposição nem sempre pode ser evitada. Veja aqui as dicas e formas de cuidados com o pequeno durante a exposição solar.

A pele do bebê e das crianças são bastante sensíveis, principalmente no caso dos mais novinhos, como os recém-nascidos.

Assim sendo, a escolha dos produtos adequados para a idade do pequeno é extremamente importante para evitar complicações que afetam a saúde da criança.

Sendo assim, não seria diferente com o uso de filtros e protetores solar. Por isso, convidamos você para saber mais lendo este texto até o fim!

Publicidade

Veja também: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

como proteger o bebê no sol

Pai com bebê na praia. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como proteger o bebê no sol – Encontre as melhores dicas 

Para proteger o bebê no sol devemos considerar a idade da criança. Alguns especialistas e pediatras orientam que até os 6 meses a criança não deve usar protetor solar.

Diante disso, o ideal para os cuidadores e pais é buscar outras alternativas para a proteção da pele da criança.

A seguir, separamos diversas dicas de como proteger o bebê no sol, seja escolhendo um melhor horário para a exposição ou contando com a ajuda dos acessórios. 

Vista a criança com roupa protetora

Como os bebês até 6 meses não devem ser expostos ao sol por muito tempo sem proteção, a forma de protegê-los é vestir a criança com uma roupa protetora.

Publicidade

Algumas roupas infantis são desenvolvidas com tecidos que protegem contra os raios ultravioletas, por isso, podem servir de protetoras durante a exposição no sol com os pequenos.

Caso não encontre um modelo de roupa com essas funções, a dica é sempre usar roupas de tecidos leves como o algodão.

Saiba que as cores também influenciam na absorção dos raios solares, por isso, evite usar peças pretas nas crianças durante a exposição ao sol.

Prefira sempre roupas compridas para cobrir as perninhas e bracinhos da criança, optando por modelos leves e confortáveis.

Leia mais: Como cuidar da saúde mental dos filhos?

como proteger o bebê no sol

Mãe com bebê na praia. Foto: Canva

Publicidade

Evite alguns horários de sol com o bebê

Os bebês precisam do contato com o sol, porém, é necessário evitar alguns horários de exposição solar.

Quando muito pequenos, os bebês não devem ficar mais de 15 minutos no sol, principalmente na estação do verão.

Para tomar sol com o bebê em segurança, experimente fazer isso pela manhã, antes das 10 da manhã, e após às 16 ou 17 horas da tarde.

Esse período também deve ser seguido nos dias mais quentes, pois o mormaço e estufamento também são prejudiciais para o bebê.

Nem sempre a presença do sol poderá queimar a pele das pessoas, muitas situações de insolação e queimaduras ocorrem com o dia ainda nublado.

Por isso, é importante evitar alguns horários do dia com a exposição do bebê, principalmente se ele não completou seus 24 meses.

Cuidado com os filtros e protetores solares

Até os seis meses não é recomendado usar filtros e protetores solares, visto que algumas substâncias tendem a ser prejudiciais para os pequenos.

Quando o bebê completar 7 meses, é recomendado fazer o uso de protetores físicos, identificados como protetores minerais ou babys.

Esses produtos são exclusivamente desenvolvidos e testados para atender às especificações da derme da criança até 24 meses.

O óxido de zinco e o dióxido de titânio estão presentes na composição de protetores solares para bebês, formando assim uma película protetora, bloqueando os raios solares.

Mãe com seu bebê no colo na praia. Foto: Canva

Veja mais: Praia com as crianças: Dicas para viajar e melhores destinos!

É aconselhável aplicar corretamente o protetor solar no bebê, bem como escolher opções com fator de proteção solar (FPS) acima de 30.

Além disso, os protetores solares para crianças após 6 meses não devem conter, em sua fórmula, os parabenos, oferecendo uma maior proteção para a criança.

Por mais que os protetores solares químicos apresentam uma proteção para a pele, esses não devem ser usados em bebês.

Utilize acessórios para proteger o bebê no sol

Mesmo com produtos adequados para a idade da criança, utilize acessórios para proteger o bebê no sol.

Os acessórios como bonés, chapéus e óculos de sol podem ser importantes aliados na proteção da criança contra os raios solares.

Até mesmo uma toalha de algodão poderá proteger a criança durante o contato direto com o sol.

Assim como o protetor solar, os óculos infantis devem ser usados no pequeno com idade acima de 6 meses, mas sempre em casos extremos de contato com sol, em grande proporção.

Se o bebê já possui idade para usar protetor solar, use o produto em todas as áreas do corpinho da criança e depois adicione os acessórios para aumentar a proteção.

Outra dica é sempre que for sair ao sol com o bebê, utilizar um guarda-chuva para proteção, evitando desconforto e queimadura na pele da criança.

Leia mais: Piscina com crianças: Dicas para evitar acidentes!

Mantenha o bebê sempre hidratado

Mais uma dica de como proteger o bebê no sol, que não está relacionada a acessórios e produtos de cuidados, mas sim, à saúde em geral, é o ato de manter o bebê sempre hidratado.

Sempre tenha água e lanches saudáveis para consumo da criança, principalmente nos dias mais quentes.

Os alimentos devem ser conservados para manter o sabor e benefícios para a saúde do pequeno.

A partir dos 6 meses, a criança já pode começar a consumir alimentos além do leite materno ou fórmulas, sendo assim, as frutas são ótimas aliadas da alimentação saudável do bebê.

Não se esqueça de levar água fresquinha na lancheira do bebê, mantendo a criança sempre hidratada durante o passeio.

Mãe segurando o seu bebê no colo na praia. Foto: Canva

Como proteger o bebê do sol na praia?

Muitos pais e cuidadores querem curtir a praia, a cachoeira, os riachos ou as piscinas com as crianças, porém, têm medo. Mas saiba que é possível proteger os pequenos do sol na praia.

Quando muito pequenas, durante as 10h e 16h não é aconselhável curtir a praia com os filhos, somente antes e depois desse período, orientam os especialistas.

Se optar por curtir a praia antes das 10 horas e após as 17 horas, certifique-se de que a criança esteja bem protegida do sol.

Use sempre guarda-sol, mesmo nos dias nublados. Adicione acessórios como chapéus, bonés e óculos de sol para bebê.

Lembrando que, se a criança tiver mais de seis meses, ela poderá usar protetor solar, desde que seja apropriado para sua idade.

Uma dica para curtir a praia com o bebê pequeno é encher uma piscininha com água doce, colocar embaixo do guarda-sol e proteger a criança de várias maneiras contra os raios solares.

Além disso, é importante que a criança esteja com uma roupa adequada e confortável para brincar na praia com a sua família.

Veja mais: Hidratação das crianças: 8 dicas para manter a criançada no verão!

Aplique corretamente protetor solar no bebê

Para curtir a praia, piscina, riacho ou lago com a criança, aplique corretamente o protetor solar no bebê.

Especialistas recomendam que meia hora antes de se expor ao sol o adulto aplique uma camada generosa do produto indicado para a idade do bebê, depois reaplique o produto a cada duas horas.

Ao entrar na água ou brincar na areia, o protetor solar deverá ser reaplicado imediatamente na criança.

Espalhe o protetor solar no bebê de forma uniforme, priorizando cada cantinho para não deixar nada exposto aos raios ultravioletas.

Uma dica é sempre aplicar o protetor solar com o corpo e rosto do bebê seco, não esquecendo dos locais como cabeça e orelhas.

Além disso, considere que os protetores solares em spray e resistentes à água são os mais indicados para usar nas crianças durante a exposição ao sol.

Mãe erguendo e brincando com os eu bebê na praia. Foto: Canva

Essas foram as dicas de como proteger o bebê no sol, coloque em prática cada uma delas e evite complicações durante os passeios com a criança.

E lembre-se: em casos de dúvidas, converse com o pediatra do seu filho. 

Veja mais: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!