Festa de aniversário infantil pode ser um grande problema no final do mês. Mas, é difícil resolver passar em branco e não curtir toda aquela animação, decoração, reunião de amiguinhos e colegas. 

Por causa disso e para ninguém ter que abrir mão das datas especiais, separamos 6 dicas para economizar nas festinhas de aniversário e não passar perrengue no final do mês. 

Leia todas elas abaixo e prepare as serpentinas!

1. A festa de aniversário infantil perfeita pode ser em casa

Foto: Freepik

Esqueça aqueles locais de evento infantis, o buffet gigante e, ainda por cima, o aluguel caríssimo cobrado por dia ou por hora! Uma alternativa que sai mais em conta e pode ser tão legal quanto é preparar a festinha em casa mesmo ou no salão de festas do prédio. 

Além de facilitar a questão do transporte, dá para apostar em temáticas diferentes que podem ser feitas em casa e não deixam nada a merecer no quesito beleza. 

Mas, se sua casa não tiver esse espaço ou você prefira não levar todo mundo para lá, vale a pena também fazer isso em um local público como um parque bacana ou uma praça. Muitos desses ambientes já têm espaços especiais para isso. Uma opção é o clássico picnic! Dá até para fazê-lo de uma maneira coletiva, com cada um levando um quitute. 

 

2. Faça as lembrancinhas de maneira criativa

Em vez de sair comprando todos os plásticos e brindes que vê nas lojas, pense em uma possibilidade mais íntima, que dê para fazer em casa e, claro, porque sai mais barato. 

Nossa dica é apostar naqueles papéis que vem com sementinhas dentro, que a pessoa pode cortar e plantar, porque dá para customizar com uma foto do aniversariante ou um desenho dele! Se preferir já dar o pacote completo, pequenos vazinhos de flores ou suculentas é uma opção criativa. E, barata! Porque dá para comprar em quantidade e montar em casa para dar aos convidados. 

Se a cozinha for seu forte, aposte em um quitute personalizado, como por exemplo bolinhos de pote ou vidros com cookies! Certeza que tanto as crianças quanto os pais vão adorar. Para decorar o potinho, basta uma fita em volta dele ou um tecido decorando a tampa. 

 

3. Aposte na festa de aniversário infantil compartilhada

Uma ótima maneira de aliviar o bolso e ainda curtir em dobro e até mesmo triplo, é combinar aniversários de priminhos, amigos da escola, do bairro… As crianças que fazem aniversário do mesmo dia, semana ou mês, podem se reunir e transformar tudo em uma festa só. Assim, os papais podem se dividir nos gastos de local, quitutes e lembrancinhas ou até mesmo optar pela dica que cada um leva um prato para ajudar. 

O compartilhamento une as festas e tenho certeza que ajuda ambos os lados, além de ser um divertimento extra para a criança que compartilha esse momento com algum coleguinha especial. 

 

4. Se organize e pesquise! 

Foto: Freepik

Pode parecer uma regra simples, mas a organização financeira e a pesquisa são essenciais nessa hora e elas pedem o dobro de atenção. 

Para se ajustar o orçamento à festa de aniversário infantil é importante estabelecer o quanto pode ser gasto e manter esse controle sempre a mão, atualizando constantemente o que foi fechado, o que ainda falta e quanto de dinheiro está separado para cada função como: lembrancinhas, quitutes, decoração, bolo de aniversário, etc. 

Começar com antecedência a se planejar também é um dos melhores cenários. Além de permitir uma economia nas contas usuais, ajuda a achar alternativas com melhor custo-benefício. Para isso, é crucial manter o valor que pode ser gasto e evitar se deslumbrar com o mundo de opções que aparece. 

Nessa hora que entra a pesquisa, o quanto ver os fornecedores possíveis de comidinhas a talheres. Nessa hora, por exemplo, é uma boa ideia optar por louças de vidro e inox, em vez de ir pelos clássicos descartáveis. Pode dar mais trabalho, mas o custo-benefício é melhor e o meio-ambiente também agradece. Outra opção é as louças de plástico rígido e sem estampa de personagem. Elas permitem ser higienizadas e aproveitadas no próximo evento! 

 

5. As brincadeiras à moda antiga ainda são febre na festa de aniversário infantil

Em vez de jogar o budget lá em cima e contratar recreadores, personagens temáticos, mágicos e tudo mais que o script possibilita, traga de volta algumas brincadeiras do passado! 

Caça ao tesouro, dança das cadeiras e morto-vivo são três opções que não fogem do gosto da criançada. Para tornar mais seguro, vale combinar com um amigo ou priminho mais velho que possa ficar de olho nas crianças ou revezar a responsabilidade com alguém. Isso permite uma interação maior com os pequenos nesse dia tão especial. 

 

6. Aproveite e desencane! 

Foto: Freepik

Não precisa ficar pirando na festa perfeita e cheia de atrativos, muitas vezes o que basta é que as pessoas especiais estejam lá e que todos se divirtam. Muitas vezes, dá para fazer isso com muito menos do que a gente imagina. 

 

Então, não se cobre tanto! O que importa é a diversão no final.