Ensinar o filho a arrumar o quarto não precisa ser algo desafiador ou complicadíssimo. Inclusive, com algumas medidas simples é possível começar a implementar o hábito de arrumação na rotina.

Pensando nisso, nossa equipe elaborou este conteúdo com uma série de dicas práticas para você começar a testar na rotina e, quem sabe, auxiliar o seu filho na hora de implementar uma rotina de arrumação. Vamos juntos nessas descobertas!

Depois, aproveite para ver o nosso conteúdo sobre como estimular nas crianças a prática de higiene.

ensinar o filho a arrumar o quarto

Quarto infantil organizado. Foto: Canva.

Publicidade

Como ensinar o filho a arrumar o quarto?

Antes de qualquer coisa, devemos ter em mente que o processo de ensinar o filho a arrumar o quarto exige paciência, consistência e dedicação. Paciência porque não é da noite para o dia que a criança aprende, consistência porque não podemos ter um discurso incoerente e fazer com que durante alguns períodos a bagunça seja liberada. Já a dedicação se envolve com a persistência de orientar, explicar de novo e de novo, e assim por diante.

Isso quer dizer que se trata de um processo impossível? Claro que não. Com uma boa dose de calma é possível, aos poucos, estabelecer uma rotina sadia de cuidados com a arrumação do quarto.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Vamos juntos explorar algumas possibilidades? Continue lendo.

1. Como ensinar o filho a arrumar o quarto: Comece sendo um exemplo

O primeiro passo para ensinar o filho a arrumar o quarto é ser um bom exemplo. Se você, adulto, mantém o seu quarto todo bagunçado e sem critérios de organização, como poderá cobrar isso da criança?

Ou ainda, se você mexe nos objetos do seu quarto e não os guarda novamente, como que a criança conseguirá entender que ela deve ser obrigada a manter tudo no lugar?

Aqui, o discurso que diz “eu sou sua mãe ou eu sou seu pai e você deve me obedecer” não cola totalmente. Se a criança perceber que você está tendo comportamentos relativamente hipócritas, ela não irá entender por que deve arrumar o quarto dela.

Publicidade

Portanto, se você quer que o seu filho comece a organizar as coisas de verdade, seja um exemplo para ele e sempre comente sobre o quanto você gosta de manter o seu quarto arrumado.

Veja mais: Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?

ensinar o filho a arrumar o quarto

Mãe ajudando as crianças a aprenderem a limpar a casa. Foto: Canva.

2. Mostre os prazeres de ter um ambiente arrumado

Ao invés de apenas associar a arrumação do quarto com uma obrigação, que tal começar a apresentar os prazeres de viver em um ambiente limpo e arrumado? Mostre para a criança o quão agradável é ter espaço para caminhar no quarto sem tropeçar em um brinquedo.

Também fale sobre como é gostoso deitar em uma cama que está limpa e cheirosa, e o quanto isso é bom para relaxar e se sentir bem.

Além de mostrar os benefícios e prazeres de um ambiente arrumado, jamais use a arrumação como uma forma de punição. Por exemplo, se o seu filho fizer algo de errado, não vá dizer que ele deve arrumar o quarto por conta disso, ok? Jamais associe a arrumação com alguma coisa ruim.

Publicidade

Mas, sim, procure sempre associar a arrumação com um momento de deixar o espaço ainda mais legal, agradável e propício para brincadeiras mais divertidas, sono mais revigorante, e assim por diante.

3. Transforme o momento da arrumação em uma diversão

Você não precisa fazer com que o momento da arrumação seja algo completamente maçante e difícil de ser executado. Se for possível tornar esse instante mais divertido, melhor ainda!

Vocês podem brincar na hora de arrumar. Por exemplo, ajuntar os brinquedos pode ser algo mais lúdico. Ao invés de apenas guardá-los nas devidas caixas, que tal dizer para a criança que o chão está sendo inundado e que as caixas são barquinhos para os brinquedos?

Acredite, esse tipo de estratégia lúdica pode tornar o momento da arrumação muito mais divertido e atraente para a criança. Quanto mais tornarmos esse momento leve e algo prazeroso, mais fácil fica ensinar o filho a arrumar o quarto.

Leia também: Como ensinar regras sociais para uma criança?

Mãe e filhos deitados sobre a cama. Foto: Canva.

4. Crie uma rotina de arrumação – pode usar painel!

Uma rotina de arrumação também é uma boa ideia na hora de ensinar o filho a arrumar o quarto. Isso porque, as rotinas e as tarefas pautadas são mais bem absorvidas pelas crianças. Elas precisam desses limites para terem uma orientação com relação ao que devem fazer, além de que isso as ajuda a se sentirem mais seguras.

Portanto, você pode montar um painel de EVA para colocar o passo a passo da arrumação, encaixando um “certo” do lado da tarefa que já foi feita.

Por exemplo, o primeiro item da lista pode ser arrumar a cama, o segundo pode ser ajuntar os brinquedos, o terceiro guardar a mochila da escola, e assim por diante. A criança pode colar o “certo” com velcro ao lado da tarefa finalizada.

Lembrando apenas que é importante fazer uma listinha de tarefas que seja de acordo com a faixa etária da criança, está bem?

Com o passar do tempo, pode ser que ela comece a executar a rotina de arrumação sem os pais terem que mandar. E ainda: confeccionar novas rotinas, à medida que a criança cresce, junto com ela, pode ser algo lúdico e que instiga ainda mais em seguir adiante com as tarefas.

5. Como ensinar o filho a arrumar o quarto: Recompense o esforço da criança

Não adianta apenas reclamar e punir quando a criança não está muito empolgada para limpar e arrumar o próprio quarto. É muito importante que também saibamos reconhecer os esforços e a evolução dos pequenos.

Pois pare e se coloque no lugar da criança: imagine que sempre há alguém cobrando algo importante de você, chamando a sua atenção. Agora imagine que quando você cumpre com maestria o que estava sendo cobrado, nenhum tipo de feedback positivo é dado.

Fica difícil se sentir motivado nesse tipo de cenário, concorda? E com as crianças não é diferente. Elas precisam desses reconhecimentos para saberem que estão no caminho certo e para se sentirem mais empolgadas para seguir com o que devem fazer.

Veja mais: Como arrumar o berço do bebê?

6. Como ensinar o filho a arrumar o quarto: Use itens organizadores

Os itens organizadores podem fazer toda a diferença na hora de ensinar o filho a arrumar o quarto. Isso porque eles podem ajudar os pequenos a criarem hábitos de organização e arrumação.

É o caso das clássicas caixas organizadoras, que podem ser separadas por estilo de brinquedo. Ao ter uma caixa para cada item, a criança começa a ter uma maior noção de como ela pode dividir as coisas para manter tudo no lugar.

Afinal, sem esse tipo de orientação, como a criança saberá exatamente o que ela deve fazer para manter o seu quarto organizado e limpo? Fica mais difícil, concorda?

Mãe e filhos arrumando e limpando a casa. Foto: Canva.

7. Ajude a criança a doar os excessos

Os excessos de brinquedos e de roupas podem atrapalhar na hora de ensinar o filho a arrumar o quarto. Por isso, um bom ponto que pode ser considerado são as faxinas para retirar o que é acumulado e assim doar.

Você pode conversar com o seu filho, explicando a importância de doarmos aquilo que já não faz mais sentido para ele. Afinal, se há brinquedos que estão no fundo das caixas há muito tempo, por que ainda tê-los em casa?

A doação pode ser uma forma de deixar o quarto mais organizado, com menos acúmulos e, ainda, mostra uma postura consciente, que ajuda a criança a entender a importância de doar, de ter apenas o que realmente faz sentido e de evitar comportamentos acumuladores, que podem ser prejudiciais.

Ao mesmo tempo, essa é uma forma de começar a ensinar o desapego à criança, sendo esse ensinamento crucial para a vida adulta mais tarde.

Leia mais: Viajar com um bebê: dicas para tornar as viagens mais tranquilas!

8. Apresente regras e passos mais claros

Na hora de ensinar o filho a arrumar o quarto, lembre-se da importância de ensinar passos e regras mais claros. Isto é, não adianta dizer para uma criança pequena que ela deve arrumar o quarto e pronto. Ela precisa aprender a arrumar de verdade.

O que isso quer dizer? Quer dizer que você deve ser mais claro na hora de apresentar os passos necessários. Fale o que a criança deve fazer, com que frequência, em qual ordem. É o caso de dizer que primeiro devemos arrumar a cama, depois tirar o pó, e assim por diante.

Montar uma sequência, com regras do tipo use esse paninho para tirar o pó sempre, é uma medida interessante.

Aqui, podemos retornar ao painel de rotina que mencionamos anteriormente. Lembra dele?

Não se esqueça de que muito embora você possa sempre manter a casa limpa, a criança pode não entender muito bem quais são os passos para atingir esse resultado. Por isso, é importante ser mais claro e ensinar isso com atenção ao pequeno ou pequena.

9. Como ensinar o filho a arrumar o quarto: Não negligencie as “consequências”

Se porventura você estipulou que o seu filho ficaria algumas horinhas sem o celular se não arrumasse o quarto como combinado, não volte atrás nesse tipo de consequência.

Obviamente, não estamos falando de consequências punitivas demais, como palmadas, castigos longos, etc., pois isso nunca é saudável. O que estamos falando são das consequências que foram acordadas com antecedência e que não têm caráter violento – como o exemplo da privação do celular.

Quarto arrumado de criança. Foto: Canva.

Você não pode ser inconsistente de dizer que não irá dar o celular se a criança não limpar o quarto, se você não vai cumprir isso depois. Lembre-se de que as crianças precisam de “nortes” e de regras claras. Se elas não tiverem regras, limites e consequências, como poderão desenvolver tais conhecimentos como o de arrumar o quarto?

Leia mais: Como ensinar as crianças que não é certo mentir?

10. Seja paciente e consistente

Por fim, lembre-se de que é muito importante manter a consistência no ensinamento, assim como a paciência. As crianças não aprendem as coisas da noite para o dia. Até porque elas estão aprendendo muita coisa ao mesmo tempo.

Por isso, precisam de orientações claras e frequentes, para absorver conhecimentos valiosos sobre a vida e sobre o mundo.

Esperamos que essas dicas de como ensinar o filho a arrumar o quarto possam ajudar você. Boa sorte na sua jornada de ensinamentos!

Leia mais: