Aprender a higienizar os brinquedos do bebê é um passo que faz a diferença na organização das coisas do pequeno e, claro, na proteção contra possíveis contaminações.

Até porque, os brinquedos, com o passar do tempo, podem começar a acumular uma grande quantidade de microorganismos, e como as crianças pequenas colocam tudo na boca, o ideal é manter tudo bem limpinho, concorda?

Pensando nisso, preparamos este guia com diversas considerações que vão te ajudar a manter tudo limpo. Acompanhe e confira!

Veja também: Como cuidar do bebê no verão? Veja as melhores dicas!

Publicidade
higienizar os brinquedos do bebê

Menino brincando com bloco. Foto: Canva.

Como higienizar os brinquedos do bebê? Veja o passo a passo!

Para higienizar os brinquedos do bebê, é importante seguir um passo a passo cuidadoso, dando bastante atenção à finalização. Isso porque, deixar resíduos de álcool, sabão ou qualquer coisa parecida pode causar contaminação ou mal-estar na criança.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, é importante seguir a limpeza com bastante atenção e sempre considerando, também, a descrição nas etiquetas e manuais dos brinquedos.

A seguir, apresentamos alguns aspectos que podem te ajudar. Continue lendo.

Materiais necessários

  • Sabão neutro;
  • Água morna;
  • Álcool;
  • Escova de cerdas macias ou esponja limpa;
  • Pano macio e limpo;
  • Bacia para lavar.

Veja também: Como lavar sapato de criança?

1. Separe os brinquedos de acordo com o material

Antes de qualquer coisa, é interessante considerar a ideia de higienizar os brinquedos do bebê de acordo com o tipo de brinquedo. Como existem pelúcias, objetos de plástico e outros tipos de materiais, categorizar vai ajudar na organização.

Publicidade

Inclusive, uma dica que podemos dar a você, para não ter todo um trabalhão em um dia só, é apostar na limpeza de uma categoria por vez. Por exemplo, hoje você pode se dedicar apenas às pelúcias, depois de um tempo, apenas aos bonecos de plástico, e assim por diante.

Dessa forma, fica mais fácil conseguir higienizar com atenção, sem se sobrecarregar e sem deixar o quarto da criança sem nenhum brinquedo.

Além disso, essa divisão pode te ajudar na hora de seguir com a limpeza ideal. Pois, por exemplo, bonecas tipo Barbie obviamente não podem ser lavadas na máquina, não é mesmo? Mas, sim, precisam de uma lavagem feita à mão. Assim vale para outros tipos de brinquedos.

2. Verifique as instruções das etiquetas

Além de categorizar antes de começar a higienizar os brinquedos do bebê, lembre-se de que as instruções do fabricante também devem ser consideradas e não podem ser ignoradas.

Isso porque, alguns tipos de brinquedos podem ter algumas especificidades quanto à limpeza, que são essenciais para não estragar ou fazer com que o brinquedo perca a segurança.

Portanto, ler as etiquetas é importante, pois, caso contrário, você pode, simplesmente, colocar uma pelúcia na máquina e, durante a lavagem, ela pode se rasgar por completo – ou deixar os olhinhos do ursinho mais frouxos, tornando-o um grande perigo para as crianças.

Publicidade

Sendo assim, divida em subcategorias – as próprias categorias -, separando a opção que pode ser lavada na máquina e a opção que só pode ser lavada à mão.

Veja mais: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

higienizar os brinquedos do bebê

Diversos carrinhos. Foto: Canva.

3. Coloque na máquina o que for possível

Depois de fazer toda a separação para higienizar os brinquedos do bebê, é hora de começar a lavagem.

Na máquina de lavar, acrescente uma quantidade razoável de brinquedos laváveis, sem sobrecarregar sua lavadora. Lembre-se de que as pelúcias podem ficar muito pesadas quando molhadas, então não encha demais para não causar problemas no eletrodoméstico.

E nunca coloque as pelúcias depois que a máquina já estiver cheia, pois ela enche de acordo com o peso que suporta, e colocar as roupas ou bichinhos depois de cheia a fará ficar ainda mais pesada. Cuidado, ok?

Depois disso, acrescente sabão neutro que seja próprio para roupinhas de bebê, por exemplo. Dessa forma, é possível higienizar sem correr o risco de causar alergias nas crianças.

Deixe a lavagem acontecendo normalmente. Na última etapa, você até pode acrescentar um pouquinho de álcool, para que a secagem seja melhor e a lavagem ainda mais profunda.

Lebre-se de escolher a lavagem delicada para aqueles brinquedos que parecem ser um pouco mais sensíveis, ok?

4. Limpeza manual para os não laváveis

No caso da higienizar os brinquedos do bebê que precisam ser lavados à mão, o passo a passo é bastante simples, mas pode exigir um pouquinho de paciência, dependendo da quantidade de brinquedos que você precisa lavar e cuidar.

Veja só como funciona:

  1. Primeiro de tudo, encha uma bacia com água morna. Essa bacia precisa ter um tamanho razoável, para que seja possível lavar e deixar de molho mais de um brinquedo por vez. Caso contrário, pode ser que o processo acabe demorando demais;
  2. Depois disso, acrescente um pouco de sabão neutro e que você sabe que não irá causar alergias ou problemas para o seu bebê. Não precisa exagerar na quantidade, tendo em vista que o excesso também pode fazer com que seja difícil remover o sabão depois;
  3. Use uma escova macia ou uma esponja – desde que limpa e nunca usada em outras higienizações – para esfregar o brinquedo, do modo que for possível. Cuidado para não exagerar e acabar fazendo com que a tinta ou os detalhes sejam removidos com essa limpeza, combinado? Faça com calma e tranquilidade;
  4. Depois, procure enxaguar bem os brinquedos. É muito importante que, na hora de higienizar os brinquedos do bebê, você procure remover completamente qualquer vestígio que possa ter permanecido no brinquedo em questão. Dessa forma, não se corre aquele risco de a criança acabar colocando na boca algum resíduo de produto de limpeza. Pois, por mais que seja algo neutro, ainda assim é produto de limpeza, concorda?

Veja também: Como lavar as roupas do bebê: um mini guia atualizado!

higienizar os brinquedos do bebê

Brinquedos de madeira empilhados. Foto: Canva.

5. Secagem dos brinquedos

A secagem dos brinquedos também é uma etapa importante do processo. Para isso, você deve deixar os brinquedinhos em uma área bem ventilada e arejada, evitando deixá-los em espaços que possam fazer com que aconteça a proliferação de mofo, devido à umidade.

No caso dos brinquedos lavados na máquina, lembre de novamente ler as instruções para saber se pode deixar secar no sol ou não. Afinal, não são todos os tipos de brinquedos que podem ficar expostos diretamente ao sol, pois podem estragar, ficar muito endurecido, etc.

Os brinquedos de plástico também merecem atenção. Se você os deixar no sol, corre o risco de fazer com que eles acabem ficando desbotados e com um acabamento nada interessante. Além disso, pode acontecer o ressecamento do plástico, fazendo com que ele quebre e se parta com mais facilidade.

Na dúvida, deixe secando na sombra, desde que em um espaço com bastante vento. Se preferir, direcione um ventilador para os brinquedos, de modo que eles sequem mais rapidamente.

6. Desinfecção

Depois que todos os brinquedinhos estiverem secos, aqueles que forem de plástico poderão, ainda,passar pelo processo de desinfecção. Falamos especificamente dos de plástico, pois os que podiam ser lavados na máquina já receberam uma boa dose de álcool 70% durante a lavagem, lembra?

Sendo assim, para prosseguir, você poderá usar um pano limpo e embeber ele no álcool 70%. Em seguida, pode higienizar todos os brinquedos, mas sempre fazendo um teste inicial. Isso porque, alguns brinquedos podem ter a coloração removida quando você usa álcool, por isso, fazer um teste antes é essencial.

Se depois do teste a cor ainda ser mantida, é hora de continuar a desinfecção. Faça a limpeza com cuidado, dando atenção àqueles cantinhos que podem acabar acumulando uma grande quantidade de bactérias.

Dessa maneira, você poderá dar um acabamento bem interessante para o brinquedo, dando uma dose extra de proteção.

Veja também: Como limpar o quarto do bebê? Veja dicas aqui!

higienizar os brinquedos do bebê

Mãe mostrando brinquedos para seu filho. Foto: Canva.

7. Verificação final

Depois do passo a passo para higienizar os brinquedos do bebê, lembre-se de fazer uma verificação final. Essa verificação consiste em analisar se ainda há alguma sujeira, sabão ou álcool na superfície do brinquedo.

É importante entregar o objeto à criança com essa inspeção, para impedir que o pequeno entre em contato com algo que possa prejudicá-lo.

Seguindo essas dicas, será mais fácil oferecer brinquedinhos sempre limpinhos e de qualidade, concorda? Então, é hora de criar o cronograma de limpeza e assim dar aquela geral no quarto dos pequenos!

Estabeleça uma rotina de limpeza

Um ponto bacana que podemos considerar também, quando o assunto é higienizar os brinquedos do bebê, é o que diz respeito à rotina. Às vezes, desinfetar o brinquedo com mais frequência pode reduzir a necessidade de lavá-los de maneira demorada em alguns momentos.

Por conta disso, estabelecer uma rotina pode ser uma excelente forma de manter os brinquedinhos sempre limpinhos e sempre prontos para usar no dia a dia.

Boa limpeza para você!

Veja também: