Você sabe como lavar sapato de criança? Assim como as roupinhas do pequeno, os acessórios também devem ser lavados adequadamente. Veja aqui as formas de limpar os sapatinhos de tecido, plástico, couro e até camurça de um jeito certo.

A limpeza dos acessórios, como os calçados do bebê, deve ser feita com uma atenção maior, para que assim seja possível conservá-los por mais tempo e garantir a segurança do pequeno.

Em alguns casos, os sapatos podem ser colocados pela criança na boca, transmitindo bactérias e sujeiras para o organismo.

Além disso, um sapatinho bem conservado depende do tipo ideal de higienização. Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e ver todas as nossas dicas de hoje!

Publicidade

Veja mais: Como lavar o cabelo do bebê?

lavar sapato de criança

Sapatinho de crochê para bebê. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como lavar e conservar sapato de criança – Acompanhe as dicas

Quanto falamos em lavar sapato de criança, devemos considerar alguns pontos importantes, afinal, assim como os calçados de adultos, nem todo material pode ser lavado da mesma maneira.

Alguns modelos de sapatos nem devem ser colocados na máquina de lavar, outros não é recomendado deixar de molho ou usar determinados produtos.

Mesmo se tratando de sapatos infantis, não espere o calçado sujar para lavar corretamente. Além disso, considere que é preciso saber o modo correto de limpar e higienizar o sapato da criança.

Mas antes de aprender a lavar o sapato do bebê corretamente, veja a seguir algumas dicas para se adaptar em toda lavagem:

Publicidade

Verifique o tipo de material antes de lavar

Antes de começar a lavagem do sapato de criança, verifique o tipo de material. Geralmente, os sapatos já vêm com uma etiqueta que indica o modo de lavagem, higienização e secagem do material.

De modo geral, os sapatos infantis são confeccionados com materiais como plástico, camurça, couro, verniz e tecido.

Cada um deles podem conter ou não aviamentos que precisam ser removidos antes da lavagem, como no caso de joias de metal.

Saiba também que os cadarços podem ser lavados separadamente, por isso, vale a pena saber o tipo de material usado para fabricar o sapato de criança.

Leia mais: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

Faça a higienização dos sapatos frequentemente

Mesmo que o bebê não esteja na fase de engatinhar, é importante que você faça a higienização dos sapatos frequentemente.

Publicidade

Isso evita que do calçado proliferar bactérias e fungos que possam causar alergias, danificando também o material.

A dica é que após o uso do calçado, você higienize com álcool 70 e um paninho limpo e seco sobre a superfície do sapato infantil.

No entanto, a limpeza completa deve ser feita pelo menos uma vez por semana, sempre considerando os materiais usados na confecção do acessório.

lavar sapato de criança

Sapatinho para usar no batismo de bebê. Foto: Canva

Armazene os sapatos em local adequado

Além de fazer a limpeza e higienização do calçado, armazene os sapatos da criança em um local adequado.

É importante guardar os sapatinhos em locais arejados e longe de sujeira para não contaminar o acessório do bebê.

Uma dica é nunca guardar os sapatos molhados ou suados, sendo assim, antes de organizar os sapatinhos, sandálias e tênis infantis, certifique-se que eles estão secos e limpos.

Você poderá guardá-los em uma gaveta, sapateira, sacola de tecido ou até mesmo na caixa do sapato, desde que estejam limpos.

Veja também: Roupa de cama do bebê: Como lavar? Como cuidar?

Descubra a forma correta de lavar sapato de criança

Agora que você já está por dentro dos cuidados ao lavar sapato de criança, acompanhe também um passo a passo para lavar e higienizar cada tipo de sapatinho, conforme o material usado.

Observe também se os acessórios do sapato podem ser lavados da mesma forma, como por exemplo, os cadarços, fitas e enfeites de metal ou pedrinhas. Vamos adiante:

Sapatinhos de plástico

Para começar a lavar os sapatos de plástico das crianças não tem muitos segredos, pois esse material é um dos mais simples de limpar.

A ideia é nunca usar produtos corrosivos para remover manchas e sujeiras impregnadas, por isso, a dica é sempre limpar os calçados do bebê após o uso.

Nas sujeiras mais superficiais, um paninho levemente úmido ajuda a remover as poeiras e sujeiras do sapatinho.

Em casos mais extremos, como manchas de batom decorrentes de um ensaio fotográfico, por exemplo, essas devem ser limpas rapidamente para não manchar.

Use um pouco de água misturada com sabão neutro e uma esponja, depois esfregue o local com bastante cuidado para não estragar a superfície, sempre usando o lado mais liso da esponja.

Uma escovinha com cerdas macias também ajuda a limpar as manchas difíceis, porém, devem ser usadas com bastante delicadeza na limpeza.

Se o calçado tiver palmilha, não se esqueça de tirar o acessório para a lavagem individual, evitando o acúmulo de sujeira e o possível resultado de chulé no bebê.

Depois de remover as sujeiras do sapato infantil, deixe o calçado secando no sol (quando não estiver “proibido” na etiqueta) até que esteja seco para guardar.

Leia mais: Primavera verão 2022: Tendências de moda que irão bombar!

All star para bebês. Foto: Canva

Sapato de couro de criança

Apesar de o sapato de couro de criança não ser tão comum, saiba que o material é bastante usado em calçados infantis como botas e sapatilhas, por exemplo.

No entanto, para lavar sapatos de criança desse material é preciso ter bastante cuidado para não danificar.

A instrução é molhar levemente uma flanela em água fria, depois limpar a superfície do sapato com bastante cuidado para não riscar.

Jamais use desinfetantes, cloro ou qualquer outro material corrosivo para limpar esse tipo de calçado.

Contudo, é importante também prestar atenção na secagem, não deixe o sapato secando no sol, pois a alta temperatura poderá danificar o material.

Um local à sombra e com vento é o mais adequado para a secagem do sapato de couro infantil, evitando deformações no acessório.

Limpeza de sapato de verniz infantil

Assim como os calçados de couro, a limpeza de sapato de verniz infantil também deve ser feita com cuidado.

O primeiro passo é remover a poeira dos sapatos com uma flanela seca e limpa, depois é só umedecer o paninho com água fria.

Passe suavemente a flanela levemente úmida no calçado e, se necessário, use uma escovinha para os locais mais difíceis.

Ao final, seque o sapato de verniz infantil com uma flanela, mantendo o brilho do calçado antes de guardar.

Leia mais: Como lavar roupa de bebê recém-nascido – 11 perguntas e respostas

Sapatinhos de bebê de camurça

Já os sapatinhos de bebê de camurça devem ser limpos com uma escovinha de cerdas macias própria para esse tipo de material.

Use a escovinha para remover as sujeiras maiores, esfregando com bastante cuidado para não danificar o material.

No entanto, para as manchinhas mais difíceis de remover, utilize um pano levemente úmido para retirar as sujeiras impregnadas no calçado.

Ao final da lavagem do calçado de camurça infantil, utilize um pano limpo e seco para completar a higienização.

Uma dica é nunca deixar o sapato de camurça de molho, eles podem ser danificados com o excesso de água.

Mãe segurando o par de sapatos de bebê. Foto: Canva

Limpar sapato infantil de tecido

Para limpar o sapato infantil de tecido, você vai precisar de sabão neutro, água fria e uma escovinha de cerdas macias.

Coloque a água em um balde, adicionando sabão neutro e usando a escovinha para limpar toda a superfície.

Se preciso for, deixe de molho por uns vinte minutos e conclua a lavagem do sapatinho esfregando as partes mais difíceis.

Após lavar o sapato da criança, deixe o par secando naturalmente à sombra e em um ambiente com circulação de ar. 

Veja mais: Dica bacana para lavar os brinquedos do seu filho!

Sapatinho de bebê. Foto: Canva

Cuidado ao pendurar o sapato da criança no varal, isso poderá danificar o formato do calçado.

A instrução é sempre quando for lavar o sapato da criança, seja de tecido, camurça ou plástico, deixar ele secar em uma superfície adequada, mantendo o seu formato.

Além disso, na hora de colocar no sol ou não, sempre verifique se o material pode ser exposto dessa forma. O fato de o sapato estar molhado, somado ao calor do sol por muito tempo, pode danificar a estrutura do acessório, por isso, fique atento!

Veja mais: Como limpar o quarto do bebê? Veja dicas aqui!