Saber preparar bem o kit higiene para bebê recém-nascido é muito importante para garantir a saúde, o conforto e o bem-estar do pequeno. Afinal, os cuidados com a higiene fazem toda a diferença na rotina do pequeno bebê.

Mas afinal, o que não pode faltar nesse tipo de kit? O que devemos considerar na hora de montá-lo? Essas e outras dúvidas serão respondidas no decorrer deste conteúdo.

Depois, veja o nosso conteúdo sobre como tratar a assadura no bebê.

Kit higiene para bebê recém-nascido

Mãozinha do bebê tentando alcançar o patinho de plástico para banho. Foto: Canva.

Publicidade

O que não pode faltar no kit higiene para recém-nascido?

Para facilitar na hora de comprar os itens do kit higiene para bebê recém-nascido, podemos dividir as necessidades em algumas categorias principais. Dessa maneira, será mais fácil ir em busca de cada uma das opções, garantindo que a criança tenha acesso ao que há de melhor.

Basicamente, as categorias são as seguintes:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Banho;
  2. Cuidados com a pele;
  3. Cuidados com as unhas;
  4. Higiene nasal;
  5. Higiene oral.

Agora, vamos discutir um pouco mais sobre quais são os itens que devem ser incluídos em cada uma dessas categorias? Acompanhe este texto e saiba mais sobre o assunto!

1. Kit higiene para bebê recém-nascido: Banho

O momento do banho é um dos mais importantes quando pensamos na higiene da criança. E para que tudo corra da melhor forma possível, devemos considerar alguns itens que são considerados indispensáveis nesse tipo de caso. São eles:

  • Shampoo para bebês: Sempre procure por produtos que são específicos para recém-nascido, pois isso pode fazer toda a diferença na hora de lavar o couro cabeludo sensível do bebê;
  • Sabonete neutro para bebês: Nada de usar sabonete comum e de adultos na pele do bebê, hein? Escolha um produto que seja neutro e adequado para a faixa etária;
  • Toalhas de algodão macias: As toalhas de algodão são mais confortáveis e absorvem melhor a água quando você for secar a criança. Opções macias, por sua vez, trazem mais conforto;
  • Termômetro digital para banho: Esse tipo de dispositivo ajuda na hora de garantir que a água não está nem muito quente, nem muito fria, mas, sim, ideal para o conforto do bebê ser mantido.

Poderíamos pensar também em um óleo de banho, ideal para bebês, claro, caso você ache conveniente e queira aproveitar o momento para fazer uma massagem no seu filho.

Veja mais: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

Publicidade
Kit higiene para bebê recém-nascido

Bebê confortável na sua banheira de banho. Foto: Canva.

2. Cuidados com a pele

A pele do bebê é muito sensível ainda e, por isso, precisa de cuidados especiais para se manter hidratada, macia, limpinha e sem sinais de irritação. Mas como podemos fazer isso? Montando um kit higiene para bebê recém-nascido que considere opções como:

  • Creme ou pomada para prevenir assaduras: Sempre busque orientações do pediatra quanto à melhor pomada para aplicar na pele do seu bebê, especialmente se ele já tiver alguma assadura aparente;
  • Pomada para cuidados com o umbigo: Também só deve ser adquirida de acordo com a prescrição médica, ok?
  • Cotonetes de segurança para bebês: Ideal para higienizar em volta do umbigo;
  • Água morna para limpeza: O ideal é ter uma garrafa térmica com água morna na bolsa do bebê para usá-la em momentos de limpeza do bumbum, por exemplo;
  • Lenços umedecidos para bebês: Ideais para muitos tipos de limpeza, como no caso de limpar os pezinhos, o bumbum, etc.;
  • Fralda de pano: Importante para limpar a boca do bebê durante as refeições e quando ele começar a babar muito;
  • Caixa de lenços de papel: Para limpezas mais rápidas, porém, cuidado para não esfregar esse lenço na pele, pois pode causar irritação. Limpe com leveza e delicadeza.

3. Kit higiene para bebê recém-nascido: Cuidados com as unhas

Apesar de nem sempre nos darmos conta disso, a verdade é que as unhas do recém-nascido também precisam de atenção. Nesse caso, devemos ter itens específicos para essa necessidade no nosso kit higiene para bebê recém-nascido. São eles:

  • Tesoura de unha infantil: É MUITO importante que a escolha da tesoura seja feita com atenção e você selecione uma que seja infantil. Isto é, nada de querer usar uma tesourinha que já tem em casa, ok? As infantis são projetadas para serem mais seguras para os cuidados com as unhas dos bebês;
  • Cortador de unhas para bebês: Da mesma forma que a tesourinha é importante, o cortador infantil também é essencial. Lembrando de que é importante adquirir produtos de acordo com a faixa etária.

Veja mais: Lista de enxoval do bebê: 7 itens essenciais para incluir! Confira.

Kit higiene para bebê recém-nascido

Bebê se divertindo na banheira de banho. Foto: Canva.

4. Higiene nasal

A higiene nasal dos bebês é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar. Quando feita corretamente, contribui para uma respiração mais leve e profunda. Veja quais itens podem nos ajudar na hora de montar o kit higiene para bebê recém-nascido:

Publicidade
  • Aspirador nasal: São encontrados em farmácias e ajudam a remover o excesso de coriza que pode acabar prejudicando a respiração do bebê. Sugerimos que você converse com o pediatra para aprender a forma correta de usar esse tipo de dispositivo;
  • Soro fisiológico: Pode ser usado para limpar delicadamente a pele do bebê, caso “escorra” coriza no rostinho da criança;
  • Lenços: Também é importante para a remoção do excesso de coriza enquanto a criança brinca ou simplesmente está quietinha.

5. Kit higiene para bebê recém-nascido: Higiene oral

Muitos pais acabam negligenciando a higiene oral do bebê por acreditar que, pelo simples fato de não ter os dentinhos ainda, o recém-nascido não precisa desse tipo de cuidado.

Porém, o que poucos sabem é que a criança pode desenvolver problemas bucais mesmo antes do nascimento dos dentes. Inclusive, dependendo dos cuidados e da alimentação, podem acontecer casos de cáries dentárias antes mesmo de o dentinho de leite nascer!

Por isso, é muito importante incluir itens dessa categoria no kit higiene para bebê recém-nascido. Veja o que não pode faltar:

  • Garrafa de água morna para limpeza: A garrafinha com água também poderá ser usada para manter a limpeza da gengiva, bochechas e língua da criança. Deve ser usada com o auxílio de uma gaze. Além disso, sempre verifique se a água está em temperatura agradável. Nada de colocar água muito quente na boca da criança, ok?
  • Gaze: Deve ser usada junto com a água morna ou com o soro fisiológico para “escovar” a gengiva, bochechas e língua da criança. Para isso, você terá que higienizar a sua mão e enrolar a gaze no seu dedo indicador. Use a água morna ou o soro fisiológico para embeber a gaze. Depois faça movimentos de “escovação” na boca do bebê;
  • Soro fisiológico: Ideal para higienizar, como vimos acima.

Veja mais: Escovar os dentes do bebê: quando começar e como fazer

Kit higiene para bebê recém-nascido

Bebê brincando com água enquanto toma banho. Foto: Canva.

Outros itens importantes

Além de todas as opções que apresentamos para você incluir no seu kit higiene para bebê recém-nascido, lembre-se de que existem itens que não vão se enquadrar em nenhuma das categorias acima. Por exemplo:

  • Fraldas descartáveis ou de pano (caso opte por usá-las);
  • Termômetro digital para medição de temperatura corporal;
  • Garrafa de álcool 70% para higienizar objetos;
  • Sacos para descarte de fraldas;
  • Capa protetora para o colchão do berço;
  • Esterilizador de mamadeiras (caso necessário).

Todos esses itens devem ser mantidos bem guardados e limpinhos, além de sempre ficar atento a possíveis datas de validade e estragos, combinado?

Kit higiene para bebê recém-nascido

Mãe dando banho no seu bebê. Foto: Canva.

Monte um kit higiene para bebê recém-nascido personalizado

Agora que você já viu a nossa lista completa de kit higiene para bebê recém-nascido, chegou o momento de montar o seu. Lembre-se de que, em alguns casos, outros itens podem ser acrescentados.

Isso porque algumas crianças podem ter algumas necessidades específicas com relação à pele, por exemplo, como algum tipo de sensibilidade ou algo nesse sentido. Além disso, dependendo do clima onde você mora, alguns cuidados especiais podem ser incluídos (como no caso de áreas muito secas que exigem o uso de hidratantes corporais diferentes).

O ideal é que você sempre converse com o pediatra para garantir que o seu bebê tenha ao alcance dele tudo o que é necessário para manter a saúde e o bem-estar. Afinal, a higiene está intimamente relacionada com esses aspectos. Lembre-se disso!

Veja agora: Lista de enxoval de bebê simples para imprimir + Dicas