Saber como ensinar boas maneiras às crianças é um ponto importante quando pensamos no desenvolvimento infantil. Afinal, assim como nós, as crianças também precisam aprender, pouco a pouco, as melhores maneiras de se portar diante das outras pessoas, prezando pelo respeito e educação.

Porém, quais pontos podemos considerar para transmitir esse tipo de conhecimento aos pequenos? Neste texto, elencamos algumas estratégias que, apesar de parecerem simples, podem ajudar e muito nessa missão. Acompanhe e confira!

Veja também: Como envolver a família toda na educação das crianças?

ensinar boas maneiras às crianças

Adulto ensinando a criança. Foto: Canva.

Publicidade

Como ensinar boas maneiras às crianças? Veja dicas!

Na hora de ensinar boas maneiras às crianças, precisamos nos lembrar de que é necessário ter um pouquinho de paciência. Até porque, não é da noite para o dia que as crianças podem aprender algo novo.

Elas precisam de um tempo para maturar as coisas novas que estão sendo ensinadas, de modo a incluí-las na rotina de maneira efetiva. A repetição, nesses casos, é uma peça bem importante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além disso, não podemos nos esquecer da importância de nós também adotarmos boas posturas para que as crianças vejam, no dia a dia, a forma adequada de se portar. Mas não se preocupe! Comentamos mais sobre esse assunto a seguir. Continue lendo para entender.

1. Ensinando as palavras mágicas

A primeira coisa que podemos considerar, em alguns casos, é o ensino das palavras mágicas. Elas são muito importantes na convivência entre as pessoas, e fazem toda a diferença dentro das relações.

Você pode ensinar a criança ajudando-a a entender quando deve dizer algo. Por exemplo, quando chega em algum lugar que encontra pessoas que não viu antes, considere dizer para a criança cumprimentar falando “oi”. O mesmo antes de se despedir: dizer “tchau” para todas as pessoas.

Em outros casos, comente sobre pedir licença quando alguém está na sua frente, e assim por diante. O obrigado também deve ser bem estimulado, especialmente quando a criança pede algo a alguém.

Publicidade

Por exemplo, se o seu filho pediu um copo de água, lembre-o de usar o “por favor” e, depois de entregar o copo, lembre-o de falar obrigado. Dessa maneira, esse tipo de repetição vai ajudando a criança a internalizar essas regrinhas sociais de forma efetiva.

Veja uma listinha de palavras consideradas “mágicas” que podemos usar para ensinar os pequenos:

  1. Por favor;
  2. Obrigado;
  3. Desculpe ou desculpa;
  4. Com licença;
  5. Bom dia;
  6. Boa tarde;
  7. Boa noite;
  8. Oi;
  9. Tchau;
  10. Até logo.

Lembrando, ainda, que você pode fazer um painel para que a criança sempre leia essas palavras, caso já esteja alfabetizada, ou veja figuras que as simbolizem, caso a criança ainda não saiba ler.

Veja também: 8 Atividades para Promover a Empatia em Crianças

ensinar boas maneiras às crianças

Adultos mostrando um livro para a criança. Foto: Canva.

2. Explique que a interrupção pode ser ruim

Outro ponto de atenção, quando pensamos em ensinar boas maneiras às crianças, é com relação à forma correta de conversar com os outros. Mas qual seria essa forma correta?

Publicidade

Basicamente, precisamos aprender a ouvir, usar um tom de voz equilibrado, ser empático, e assim por diante. E pensando em uma boa maneira, existe um cuidado muito importante que os pais devem se manter atentos: a interrupção da fala alheia.

Durante a infância, as crianças são essencialmente mais egoístas, pois faz parte do desenvolvimento delas passar por esse tipo de fase. Entretanto, nós, adultos, devemos ajudá-las a quebrar esse ciclo aos poucos, ensinando-as a lidar com as outras pessoas de uma maneira mais positiva.

Um exemplo disso é explicar que não podemos interromper quando o outro está falando. Devemos deixar que as pessoas finalizem as suas ideias antes de nós, simplesmente, incluirmos a nossa ideia na conversa.

Essa prática é fundamental e tem tudo a ver com o respeito que damos para o que o outro está trazendo e nos falando. Pense nisso e sempre que perceber que a criança está tentando “passar por cima” da fala de alguém, converse com ela sobre isso.

Use a comunicação não-violenta para ajudá-la a entender como esse comportamento pode ser ruim. Você pode usar um exemplo, fazendo-a imaginar como ela se sentiria se os outros nunca a deixassem falar.

Aos poucos, esse tipo de prática vai ajudando a criança a entender melhor a importância dessa postura respeitosa.

3. Seja um bom exemplo para ensinar boas maneiras às crianças

Não existe método infalível de como ensinar boas maneiras às crianças se você não for um bom exemplo para os pequenos. Isso porque, grande parte da aprendizagem das crianças é baseada justamente no que elas veem nos adultos e nas pessoas à sua volta.

Isso quer dizer que o que acontece dentro de casa, entre as relações familiares, irá impactar diretamente na postura que a criança acaba adquirindo em diversos contextos sociais.

Por isso, se você deseja que o seu filho sempre cumprimente as outras pessoas, lembre-se de cumprimentá-lo ao chegar em casa, por exemplo. Afinal, se você chega em casa e não cumprimenta o seu filho, como ele poderá entender que isso é importante?

O mesmo vale para uma série de comportamentos. Devemos sempre nos policiar para garantir que nossos comportamentos não venham a ser estopins para a falta de educação dos pequenos, ok?

Confira também: Educação financeira: Como ensinar para as crianças? Veja 7 dicas!

ensinar boas maneiras às crianças

Adulto ensinando artesanato à criança. Foto: Canva.

4. Ajude-o a expressar o que sente com respeito

Às vezes, a dificuldade que as crianças têm de expressar o que sentem podem torná-las um pouco agressivas ou ríspidas com a outra pessoa. Nesses casos, ao invés de apenas dizer que ela não pode falar ríspida com alguém, ajude-a a entender o que ela sente.

Explicar os sentimentos e, inclusive, usar jogos e bonecos que ajudem a criança a entender o que realmente ela está sentindo podem ser atividades válidas.

À medida que a criança aprende a reconhecer suas emoções e sentimentos, ela pode se tornar mais equilibrada nesse sentindo, adquirindo, pouco a pouco, o próprio autocontrole.

Mais tarde, esse autocontrole irá ser percebido nas relações sociais e na forma como a criança interage com as outras pessoas.

Da mesma maneira, lembre-se de ajudar a criança a também expressar o que pode estar sentindo, quando for pertinente. Isto é, além de fazê-la entender as emoções, ajude-a a lidar com os conflitos que podem surgir entre ela e os amiguinhos.

Ajude-a a entender que o diálogo é importante, e que é preciso paciência nesse aspecto. Assim, pouco a pouco ela vai desenvolvendo ainda mais as suas habilidades sociais.

5. Estabeleça regras claras para poder ensinar boas maneiras às crianças

As crianças estão aprendendo e descobrindo muitas coisas sobre o mundo e sobre as pessoas. Isso significa que se não formos claros, poderemos correr o risco de deixá-las confusas.

Sendo assim, na hora de ensinar boas maneiras às crianças, lembre-se de ser bem claro com relação às regras que você deseja que o pequeno realmente entenda.

Por exemplo, se você realmente quer que ele não mastigue os alimentos de boca aberta, converse claramente sobre esse assunto. Explique porque esse tipo de comportamento é considerado ruim e sempre deixe claro que isso nunca deve acontecer.

Se a criança entender com mais clareza o que se espera realmente dela, há mais chances de ela entender esse tipo de orientação e, a partir disso, adquirir habilidades sociais mais saudáveis e equilibradas por conta disso.

Veja também: Criança com dedo na boca: Veja como resolver o problema

ensinar boas maneiras às crianças

Adulto ensinando à criança por meio do livro. Foto: Canva.

6. Use a literatura para ensinar boas maneiras às crianças

Você já pensou em usar a literatura para ensinar boas maneiras às crianças? Essa prática é muito lúdica e pode render muitas aprendizagens incríveis para os pequenos.

Por meio da contação de histórias, podemos criar enredos em que algum personagem é mal educado e precisa ser repreendido por conta disso, sempre de forma não-violenta e amigável, claro.

Nesse cenário, podemos criar as nossas próprias histórias, mas sempre considerando a idade da criança, obviamente. Desse modo, o pequeno vai imaginando as situações e aprofundando os seus conhecimentos sobre as relações sociais.

Inclusive, antes de chegar no desfecho da história, considere conversar com a criança sobre o assunto. Por exemplo, vamos supor que a história é sobre um leão que nunca falava “obrigado” e foi perdendo os amigos por isso.

Antes de finalizar com o leão aprendendo a importância das palavras mágicas, que tal perguntar à criança o que ela pensa sobre a situação do leão? Isso vai ajudá-la a avaliar o contexto de uma forma mais crítica, o que pode ajudá-la a entender ainda mais a temática que você quer passar ao pequeno.

7. Converse sobre os comportamentos inadequados

Por fim, lembre-se de que conversar sobre os comportamentos que são considerados inadequados é outra medida bem importante. O que queremos dizer com isso? Que apenas falar que não dizer “obrigado” é ruim pode não ser o bastante.

As crianças precisam de explicações mais profundas, para que realmente entendam os motivos pelos quais determinada situação pode ser negativa. Exemplos que as façam perceber como elas se sentiriam nessas situações pode ajudar.

Porém, tudo sempre bem adaptado para a idade emocional e mental dos pequenos, é claro.

Se ainda com essas dicas você perceber que tem dificuldades para ensinar boas maneiras às crianças, considere conversar com um profissional, como um pedagogo, um psicólogo infantil, etc.

Dessa maneira, é possível receber dicas e sugestões ainda mais alinhadas à realidade do seu pequeno no presente.

Boa sorte na sua jornada de aprendizagem com o seu filho!

Veja também: Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.