Nem sempre é fácil ensinar regras sociais para uma criança. Em alguns momentos, os pais e os familiares podem se sentir desafiados com relação a essa tarefa importante.
Por conta disso, preparamos este conteúdo com uma série de considerações que podem ajudá-lo a construir um ambiente no qual a criança possa internalizar melhor as regras sociais. Acompanhe.
Veja mais: Educação financeira: Como ensinar para as crianças? Veja 7 dicas!
Menino feliz abraçando os avós. Foto: Canva.
Como ensinar regras sociais para uma criança?
Saber ensinar regras sociais para uma criança não é a coisa mais simples do mundo, a gente sabe. Ao mesmo tempo, não precisa ser a mais difícil, concorda? Portanto, considere alguns fatores que podem ajudar neste momento:
- Seja um exemplo nas suas interações.
- Fale claramente sobre as regras sociais.
- Brinque com a criança e comente sobre as regras nesses momentos.
- Ensine a importância da empatia.
- Ensine a criança a cumprimentar e se despedir.
- Fale sobre as regras de etiqueta.
- Ouça o que a criança tem a dizer e dê atenção a ela.
A seguir, descrevemos mais detalhes sobre cada um dos fatores que citamos acima. Continue lendo!
Veja mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar
1. Como ensinar regras sociais para uma criança: Seja um exemplo nas suas interações
Antes de querer ensinar qualquer tipo de regra para uma criança, nós devemos ter a consciência de que as nossas próprias atitudes ensinam muito mais do que outras situações.
Por exemplo, se você quer ensinar à criança que ela não pode interromper a fala do outro, mas você mesmo faz isso nas suas interações sociais, como a criança poderá compreender o que é certo ou errado nessas situações? Pois é!
Portanto, comece a observar: será que os seus próprios comportamentos têm ajudado a criança a saber mais sobre as regras sociais ou não?
2. Fale claramente sobre as regras sociais
Outro ponto que devemos levar em conta na hora de ensinar regras sociais para uma criança é o fato de sermos claros e objetivos. Nada de “mistérios” na hora de ensinar algo às crianças.
Fale claramente o que pode e o que não pode ser feito socialmente. Isto é, não espere apenas para chamar a atenção quando a criança tem algum comportamento “ruim”, mas, sim, já deixe claro, no dia a dia, quais são os comportamentos que não são legais para termos com relação às outras pessoas.
Sempre reforce essas regras com os pequenos, pergunte se ele entendeu, e assim por diante.
Veja mais: Regras de convivência para crianças na escola e em casa
Mulher e criança fazendo atividades escolares. Foto: Canva.
3. Brinque com a criança e comente sobre as regras nesses momentos
As brincadeiras são ótimas na hora de ensinarmos qualquer valor e qualquer princípio às nossas crianças. Isso porque os pequenos acessam muito do que acontece no mundo por meio do lúdico.
Desse modo, que tal usar as bonecas ou bonequinhos da criança para criar situações e, assim, ajudá-la a resolvê-las? Por exemplo, você pode brincar fazendo com que dois personagens estão interrompendo a fala um do outro durante uma conversa. Em seguida, pode ajudar a criança a entender que esse comportamento é ruim e atrapalha as relações sociais.
O mesmo vale para outos tipos de comportamento, como fazer bagunça em locais que precisam de silêncio, brigar com as outras pessoas ao ser contrariado, e assim por diante.
4. Como ensinar regras sociais para uma criança: Ensine a importância da empatia
A empatia deve ser ensinada desde cedo para as nossas crianças. Quando elas aprendem a importância de ouvir o outro e de perceber que a outra pessoa também tem desejos, vontades, etc., fica mais fácil ensinar regras sociais para uma criança.
Mas como podemos fazer isso? Existem algumas formas, como por meio de histórias, filmes, brincadeiras, explicando que o outro também tem objetivos e vontades, e assim por diante.
Veja este conteúdo: Como estimular a empatia das crianças?
5. Ensine a criança a cumprimentar e se despedir
Uma regra social muito simples e que pode ser ensinada com facilidade é a de cumprimentar e se despedir ao ver alguém. Essa regra pode ser bem fácil de colocar em prática, e já serve de estopim para que a criança comece a perceber que as interações sociais funcionam à base de alguns “rituais” de interação, digamos assim.
Sempre reforce a importância desse tipo de comportamento social até que a criança faça isso por conta própria, no dia a dia dela.
Homem e menina brincando. Foto: Canva.
6. Como ensinar regras sociais para uma criança: Fale sobre as regras de etiqueta
Comer com a boca fechada, não interromper o outro, não ficar falando alto demais em determinados ambientes… Deixe essas regras claras para que o seu filho comece a internalizá-las com mais coesão.
Corrija a criança caso ela tenha algum comportamento inadequado nesse sentido. Apenas cuidado com a forma como fará isso: nada de querer ser super agressivo ao ensinar regras sociais para uma criança, ok? Seja gentil e empático.
7. Ouça o que a criança tem a dizer e dê atenção a ela
Quando o seu filho vem contar algo para você, você o ouve? Ou ignora por ser criança e não dá a devida atenção ao que ele tem a dizer? Pense um pouco sobre isso.
Pois pare e reflita: como poderemos cobrar de nossas crianças tais comportamentos sociais se ficarmos, o tempo todo, excluindo elas dessas interações? Como poderemos fazer com que elas entendam a importância de ouvir o outro se nunca são ouvidas? Pois é!
Para que seja possível ensinar regras sociais para uma criança, devemos agir com elas de forma respeitosa, empática, ouvindo a opinião dos pequenos, dando importância ao que eles falam, e assim por diante.
Homem e menino brincando juntos. Foto: Canva.
Dessa maneira, a criança tem mais chances de aprender, na prática, o que é conviver com as pessoas, aumentando as chances de desfrutar de relacionamentos mais saudáveis e equilibrados. Pense nisso!
Veja agora: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!