Organizar a mudança com facilidade é um grande desafio, especialmente para mamães que precisam lidar não só com a logística, como também com os filhos em meio a tantas transformações na rotina.

Pensando nisso, criamos este guia com uma série de sugestões que podem ajudá-la a começar a organizar a mudança da sua família a partir de um checklist. Esperamos contribuir para este início de uma nova fase em sua vida, em uma casa nova. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

organizar a mudança

Escrevendo um checklist. Foto: Canva

Publicidade

Como organizar a mudança com facilidade: Passo a passo e dicas!

Existem algumas medidas que podem nos ajudar a organizar a mudança sem dor de cabeça e sem ter que lidar com mil e um contratempos. Mas, para que isso ocorra de verdade, precisamos de um bom planejamento. Como a mudança exige uma programação que contemple separar, descartar o que não se usa, embalar e desembalar, precisamos de critérios e passos que contribuam para um processo mais tranquilo.

Se você nunca foi a responsável por uma mudança, fique tranquila! A seguir apresentamos ideias e sugestões que podem ser válidas nesta jornada. Veja:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Liste os serviços e produtos necessários para o processo de mudança

Antes de começar a colocar a “mão na massa”, é muito importante que você liste os produtos e serviços necessários para esse processo. Veja alguns exemplos:

  • Você vai precisar de caixas de papelão.
  • Serviços de desinstalação e instalação de ar condicionado.
  • Plástico bolha para proteger itens mais sensíveis, como vidro.
  • Etiquetas de identificação para as caixas – se forem coloridas, melhor ainda.
  • Serviços de desmontagem e montagem de móveis.
  • Bolsas térmicas para transportes de alimentos perecíveis – caso seja uma viagem longa.
  • Isopor picado para colocar dentro das caixas com itens sensíveis.
  • Pintor, encanador ou outro tipo de profissional para fazer reparos na nova casa, se necessário.

Lembre-se também de fazer o orçamento de cada um desses itens acima, para se preparar financeiramente para o processo de mudança.

organizar a mudança

Família reunida para organizar a mudança. Foto: Canva

Organizar a mudança: 2. Avaliação do imóvel que você irá morar e pequenos reparos

Depois de fazer a lista com todos os produtos e serviços que você precisa e fazer os orçamentos, é interessante avaliar o seu novo imóvel. Como está a integridade do seu imóvel? Parece algo organizado? Precisa de algum reparo? Há algum defeito que impossibilita a moradia? Ou há apenas a necessidade de reparos estéticos?

Publicidade

Se você perceber que é preciso fazer alguma obra, por mínima que seja, no novo imóvel, esse ponto deve ser considerado na hora de organizar a mudança. Certifique-se de contratar profissionais competentes para que esses reparos sejam colocados em prática o quanto antes.

É muito importante fazer isso com antecedência, a fim de evitar que defeitos no imóvel se transformem em uma dor de cabeça quando você já estiver morando lá.

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

3. Análise da divisão de cômodos da casa nova e a marcação dos itens que serão levados

O próximo passo, no processo de organizar a mudança, é analisar os cômodos da casa na qual você irá morar. Quantos cômodos tem? Você já tem ideia de como será feita a divisão dos móveis?

Ter uma visão mais clara de qual item vai em qual cômodo ajuda na hora de começar a preparação para a mudança.

Lembra das etiquetas coloridas que sugerimos no primeiro tópico? Elas serão bastante úteis aqui. Você pode, por exemplo, usar a etiqueta azul para itens que devem ser colocados na cozinha, e vermelha para itens que serão colocados no quarto do casal, etc.

Publicidade

Além de fazer esse tipo de diferenciação nas caixas, cogite escrever, brevemente, o que tem dentro de cada um. Por exemplo: cozinha – copos e jarras; talheres e pratos; e assim por diante.

Essa será apenas uma forma de garantir uma melhor visualização de tudo o que está sendo transportado, reduzindo aquele tempo que seria usado para procurar cada item.

organizar a mudança

Casal feliz mudando de casa. Foto: Canva

Organizar a mudança: 4. Solicite o desligamento dos serviços ativos no local

Antes de se mudar, é muito importante que você solicite o desligamento dos serviços ativos na sua moradia atual. Isso evita dor de cabeça e custos que poderiam acontecer caso você se esquecesse de encerrar essas contas.

Também é importante se lembrar de solicitar o ligamento desses mesmos serviços no novo local em que você morará.

Fique atento aos prazos! Se você precisa de energia e internet para trabalhar de casa, solicite essas mudanças com tempo hábil para que você não fique dias no escuro ou sem acesso à internet na nova casa.

Veja mais: A verdade sobre trabalhar em casa com filhos

Organizar a mudança: 5. Limpe a casa antes de a mudança acontecer

Organizar a mudança exige método, dedicação e esforço, a gente sabe. Porém, nada que não seja recompensador no fim, concorda?

Por isso, sugerimos que você também se organize para limpar a casa nova antes de a mudança acontecer. Claro que, durante o transporte das caixas e abertura destas, a sujeira poderá aparecer de novo, mas, nada que não seja resolvido com um aspirador de pó, não é mesmo? Só que ainda assim vale a pena limpar antes da mudança, pois, afinal, você talvez não saiba quais eram as rotinas de higiene e limpeza da família anterior, certo?

Além do mais, você poderá deixar a casa mais aconchegante, especialmente se ela passou muito tempo fechada e pode, hoje, estar com mau cheiro ou manchas desagradáveis.

Portanto, limpar com antecedência pode ser uma boa ideia.

Veja mais: Como limpar a escova de dentes do bebê?

organizar a mudança

Casal feliz com a mudança de casa. Foto: Canva

6. Estipule as suas prioridades de organização

Ter prioridades de organização é fundamental neste momento. Não dá para querer embalar ou desembalar tudo de uma forma descompassada e sem nenhum tipo de preparo.

Para organizar a mudança você precisa saber o que é mais importante: os itens do banheiro? Alguns itens do quarto? Móveis da cozinha?

Ao ter essa visão mais assertiva do que deverá ser levado e desembalado primeiro, ficará mais fácil iniciar a organização no novo imóvel.

Por exemplo, se você assinalar que a montagem do balcão de cooktop e a caixa com talheres, copos e pratos for o mais importante ao chegar no local – para alimentar a família antes da arrumação -, deixe isso acessível e bem sinalizado.

O mesmo vale para os itens do quarto e banheiro, que deverão ser os próximo a serem organizados devido à necessidade de uso.

Veja também: Organizar o quarto dos filhos – 10 dicas para manter a organização

7. Embale com antecedência o que não está sendo usado diariamente

Não deixe para embalar toda a mudança um dia antes de o caminhão vir à sua casa… isso poderá sobrecarregar todos os moradores e transformar o processo em uma grande dor de cabeça!

Por isso, comece a mentalizar: quais itens são pouco usados e que já podem estar embalados? Por exemplo: se estamos no verão, a maior parte das roupas de inverno já podem ser postas em caixas, concorda?

O mesmo vale para sapatos não usados, eletrodomésticos usados poucas vezes, louças e talheres que estão guardados há um tempo, etc.

Avalie bem o que está “parado” dentro de casa, e que precisa ser levado, e já embale com antecedência. Mas atenção: só embale com antecedência aquilo que você tem certeza de que não precisará usar neste momento.

Casal se preparando para a mudança de casa. Foto: Canva

8. Faça uma geral na sua casa e descarte ou doe alguns itens

Não caia no equívoco de levar com você aqueles itens que não têm mais sentido em sua vida… Sabe aquelas roupas que não servem mais de forma alguma? Ou objetos que estão apenas acumulando pó em cima do guarda-roupa ou em outro canto da casa? Pois bem… Eles podem ser doados ou descartados, dependendo da integridade que têm.

Se os itens puderem ser úteis para outras pessoas, vale a pena doar para quem precisa. Mas, caso estejam quebrados e inadequados para o uso, o ideal é fazer o descarte no lixo correto.

Veja mais: Qual é a importância que você dá ao lixo?

9. Contrate os profissionais responsáveis por desmontar e remontar os móveis

Depois que todas as etapas anteriores de organizar a mudança já forem colocadas em prática, chegou a hora de contatar os profissionais responsáveis pelos serviços que você precisa!

Precisa de alguém para desinstalar e reinstalar o ar condicionado? Providencie. Precisa de alguém para desmontar e montar os móveis? Providencie.

Agende um horário com cada um desses profissionais, para que tudo seja feito com tranquilidade.

Escrevendo na caixa de papelão. Foto: Canva

10. Monte uma “mala de viagem” para cada membro da família – e uma especial para as crianças

Montar uma verdadeira “mala de viagem” também pode ser uma forma de organizar a mudança. Neste caso, sugerimos que você separe itens pessoais para “sobreviver” 3 dias, ao menos – como se vocês estivessem indo a um hotel.

Cada integrante da família terá a sua própria mala, para poder trocar de roupa, higienizar-se, ter acesso ao carregador do celular, e assim por diante. Desse modo, a correria para arrumar tudo na casa nova não será tão grande.

Não se esqueça de que as crianças precisam de algo a mais: brinquedos. Separar uma mala de brinquedos, como se vocês estivessem indo visitar a vovó, também é uma excelente alternativa.

Além do mais, esses brinquedos ajudarão a manter as crianças entretidas durante todo o processo de organizar a mudança.

Veja mais: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

11. Na casa nova, organize o primordial e não tire tudo da caixa de uma vez só

Quando chegarem à casa nova, não se afobe para organizar tudo de uma só vez. O ideal é fazer aos poucos, abrindo as caixas em uma ordem de prioridades.

Mas, antes disso, montar os móveis principais pode ser mais inteligente, assim evita-se o acúmulo de objetos espalhados pelo chão.

Quando abrir uma caixa, certifique-se de tentar guardar tudo o que está dentro dela, evitando deixar várias caixas abertas com itens revirados e sem nenhum tipo de critério de organização.

Família brincando com filhos na hora de organizar a mudança. Foto: Canva

Dessa maneira, será mais fácil ir eliminando caixa por caixa. Inclusive, sugerimos fortemente que você não tire as coisas da caixa de modo indiscriminado. Se você apenas desembalar tudo, sem guardar em seguida, terá todos os objetos da família espalhados pela casa… e parece que isso não seria uma boa ideia, concorda?

Esperamos que este guia possa ter te ajudado de alguma forma. Até mais!

Veja agora: Mudanças no corpo: Descubra o que muda no corpo durante a gravidez?