O que muda? Descubra as mudanças no corpo durante a gravidez no artigo de hoje!

Afinal, você já pode ter percebido alguma mudança no seu corpo desde aquele positivo do comecinho da gravidez. Tem gente que até nota algumas transformações do corpo mesmo antes de confirmar a gestação!

Como nos próximos meses muita coisa vai mudar mais ainda, conheça o que vem pela frente e evite surpresas. Cabelo, unhas e pelos também apresentam características diferentes durante essa fase.

Mas saiba também que cada corpo (assim como cada gravidez) é único, portanto nem toda grávida passa pela lista completa das mudanças.

Publicidade

Veja abaixo quais são as principais mudanças no corpo das futuras mamães.

Boa leitura!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mudanças no corpo

Mulher grávida sentada no sofá. Crédito da foto: Freepik

O que muda? Descubra as mudanças no corpo durante a gravidez

Cabelos e pelos

Primeiro a boa notícia: muitas mulheres percebem que o cabelo fica ótimo na gravidez. Talvez você note mais volume e brilho, porque é uma fase em que diminui a perda natural de fios. Aproveite, se for o seu caso.

Por outro lado, tem grávida que repara que perde mais cabelo ou que ele fica mais seco do que de costume. Culpa dos hormônios!

Se serve de consolo, a queda pelo menos tende a voltar ao padrão de antes da gravidez alguns meses depois do parto.

Publicidade

Se você tomar anestesia para dar à luz, é possível que tenha mais perda de fios ainda. Aguente firme, porque você não vai ficar careca e uma hora a queda mais radical acaba.

O lado mais frustrante de tudo isso é que, se o cabelo que não era para cair às vezes cai, os pelos do corpo resolvem crescer mais do que nunca, graças à circulação no organismo de mais hormônios masculinos.

Fique à vontade para fazer depilação ou raspar, mas evite cremes depilatórios ou clareadores de pelo, por causa das substâncias químicas que podem ser absorvidas por sua pele.

Pele

Os hormônios podem fazer com que surjam manchas escuras na testa, nas bochechas e no pescoço. Também podem aparecer pequenas veias no rosto. E, para piorar, a pele talvez fique irritada e até inchada, com espinhas.

Não é muito animador, mas pelo menos a maioria desses sintomas vai embora quando o bebê nasce .

Enquanto isso, se quiser esconder as marcas e manchas, experimente algum tipo de base hipoalergênica. Fique longe, no entanto, dos cremes e tratamentos estéticos com ácido retinoico, porque pesquisas indicam que pode ser prejudicial ao bebê.

Publicidade

Sobra algum outro motivo de comemoração?

Sim. Já ouviu dizer que a grávida tem um brilho diferente? Para muitas mulheres a pele adquire um tom rosado e saudável, e até ruguinhas desaparecem, em um incrível efeito Botox natural.

Seios

Do mesmo modo, a dor nos seios é um dos primeiros sintomas da gravidez. Geralmente, surgem também inchaço e bastante sensibilidade na região das mamas.

Esses incômodos melhoram a partir do segundo trimestre da gestação, quando os hormônios tendem a se estabilizar.

Como não há muito o que você possa fazer contra a própria natureza, o melhor é investir em um bom sutiã, com alças e sustenção adequadas aos seus “novos” seios. Sutiãs meia-taça não são a melhor opção.

Apesar da alguma possível dor, a graça para muitas mulheres é, de repente, se ver com seios arrasadores sem ter de fazer plástica. O aumento do tamanho pode ser de até dois números no sutiã, mas não é regra geral.

Ou seja, não tem nada de errado se o seu peito não crescer um monte, e isso também não tem ligação alguma com o sucesso futuro da amamentação.

Mais do que nos seios, é possível que você tenha uma mudança de tamanho e de coloração nos mamilos.

 mudanças no corpo

Mulher grávida na janela, sorrindo. Crédito da foto: Freepik

O que muda? Descubra as mudanças no corpo durante a gravidez

Barriga

Nada menos que 90 por cento das grávidas têm estrias durante a gravidez, principalmente na barriga, no bumbum, nos seios e nas coxas.

Infelizmente, não há muito o que fazer para evitá-las, especialmente porque estão bastante ligadas à sua própria genética. Ou seja, se sua mãe, avó ou irmã tiveram estrias, é bem possível que apareçam para você também.

Passar óleos e hidratantes não vai fazer mal e, pelo menos, com a pele bem hidratada, você ajuda a controlar a coceira.

Pode surgir também uma linha escura e vertical no meio da barriga, passando pelo umbigo, conhecida como linea nigra. A linha costuma desaparecer depois do parto, e as estrias pelo menos ficam mais claras.

Mas nada disso precisa impedir você de exibir sua barriguinha por aí. A partir das 12 semanas, ela vai começar a dar sinal de vida. É uma boa oportunidade para desfilar roupas diferentes e valorizar suas formas de grávida.

Mudanças no corpo – Pernas

Como com a gravidez tem mais sangue circulando no seu corpo, podem vir à tona vasinhos nas pernas ou até veias mais saltadas. Se você tem tendência ao problema, talvez seja uma boa ideia tentar usar meia-calça com compressão especial.

Assim como as estrias, as varizes atingem boa parte das grávidas e têm forte ligação com a genética familiar.

Além de pernas, as varizes podem surgir em outras partes do corpo, como na região do ânus (hemorroidas) ou da vulva.

Tire proveito quando tiver um tempinho para descansar e coloque as pernas para cima, para ajudar na circulação.

Atividade física moderada e caminhadas não impedem mas minimizam o aparecimento de varizes e são excelentes para o seu bem-estar em geral.

Pés

Bem como, a partir da metade da gravidez, seus pés podem começar a inchar, especialmente em dias de muito calor, e seus sapatos vão ficar apertados.

No meio de tantas compras para o bebê, quer desculpa melhor para precisar comprar alguma coisa para você, como sapatos novos?

Assim como para as varizes, ficar sentada ou deitada com os pés elevados é também bom para minimizar o inchaço. Evite ainda alimentos muito salgados, para não aumentar ainda mais a retenção de líquido no corpo e o inchaço.

Por fim, prefira usar sapatos de tamanho maior, para não deixar os pés apertados e mais doloridos.

 mudanças no corpo

Mulher loira grávida, sorrindo, segurando uma mecha de seu cabelo. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

O que muda? Descubra as mudanças no corpo durante a gravidez

Mudanças no corpo – É verdade que o cabelo cresce mais?

É provável que seu cabelo fique mais volumoso durante a gravidez. Mas a explicação para isso não é só que o cabelo esteja crescendo mais rápido. Nem os fios ficam mais grossos.

O principal fator é que a perda natural de cabelo diminui, na maioria dos casos, quando a mulher está grávida.

Com algumas grávidas, no entanto, ocorre exatamente o contrário, e o cabelo começa a cair.

Ao longo da sua vida, em situações normais, entre 85 e 95 por cento do seu cabelo está crescendo, enquanto o resto fica numa “fase de repouso”.

Depois dessa fase de repouso, o cabelo cai (por exemplo quando você está escovando ou lavando o cabelo), e um novo fio nasce no lugar. Em média, a mulher perde 100 fios de cabelo por dia.

Na gravidez, crescem os níveis do hormônio estrogênio, o que prolonga a fase de crescimento dos fios. Assim, o cabelo cai menos, e as mechas ficam mais volumosas.

Algumas mulheres também notam que os cabelos ficam mais brilhantes na gravidez, ou que mudam de jeito (ficam mais lisos ou mais crespos).

Assim como sua pele, o cabelo pode ficar mais seco ou mais oleoso. Não há regra, com cada mulher acontece uma coisa, e mais, acontecem coisas diferentes com a mesma mulher: no primeiro filho o cabelo pode ter ficado superoleoso, e no segundo, ficou ressecado.

É possível também que seu cabelo nem mude tanto assim. As modificações no cabelo durante a gravidez ficam mais visíveis em mulheres de cabelo comprido.

E, depois que o bebê nasce, é muito frequente que o cabelo da mulher caia bastante.

Mulher grávida passando creme em sua barriga, sorridente. Crédito da foto: Freepik

Mudanças no corpo – Grávida pode pintar o cabelo?

Na realidade, ainda não há pesquisas sólidas que indiquem com certeza se as tinturas para cabelo são ou não prejudiciais ao feto durante a gravidez.

Apesar de não existir nada que comprove possíveis malefícios, muitos médicos aconselham que não se tinja os cabelos pelo menos no primeiro trimestre da gestação, por esta ser uma fase de maior formação dos tecidos e órgãos fetais. O ideal é de preferência esperar até 20 semanas.

Para quem não está aguentando o visual de sempre ou os cabelos brancos, uma opção é usar tonalizantes, que têm curta duração, ou luzes e reflexos, por serem produtos que tocam menos o couro cabeludo.

Se você deseja aplicar algo mais natural, busque uma hena pura, e não misturada a outros produtos químicos, que acabam sendo a mesma coisa que as tinturas.

Existem também hoje em dia, em alguns salões, colorações vegetais. Confira sempre o rótulo de tudo o que for usado em você e procure o registro junto à Anvisa, mesmo em embalagens de importados.

Na hora de escolher um salão para pintar o cabelo, certifique-se de que seja um lugar bem ventilado para não se expor demais aos vapores químicos durante a aplicação.

O mesmo vale para a aplicação caseira, a qual deve seguir direitinho as instruções do fabricante e durar o menor tempo possível.

Não deixe de usar luvas e de enxaguar muito bem o cabelo depois.

Gostou dessas curiosidades? Continue acompanhando o blog Mil Dicas de Mãe para mais artigos sobre maternidade!