Você sabe como preparar seu filho para a escola nova? Já parou para pensar nos desafios dessa transição? Possivelmente você já está refletindo sobre esse assunto e, inclusive, por isso chegou neste conteúdo.

Sabemos que essa preparação pode parecer desafiadora, especialmente quando a criança apresenta uma certa ansiedade com relação a situações completamente novas. Porém, os pais podem ajudar nesses momentos fornecendo um ambiente mais seguro e tranquilo para essa nova experiência.

Neste texto, reunimos algumas considerações que podem ajudá-lo na hora de oferecer ao seu filho o apoio que ele precisa para poder iniciar uma nova etapa, em uma nova escola. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Veja também: Como ajudar as crianças a lidar com a perda de um ente querido?

Publicidade
preparar seu filho para a escola nova

Crianças na escola vendo um livro. Foto: Canva.

Como preparar seu filho para a escola nova?

Quando pensamos em questões de saúde mental e de desenvolvimento infantil, é importante sempre lembrarmos de que não existe nenhum tipo de receita pronta para enfrentarmos os desafios que esses dois pontos apresentam.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso quer dizer que não podemos criar um verdadeiro manual capaz de mitigar todos os problemas que a transição para a nova escola pode gerar. Contudo, ainda assim podemos refletir sobre alternativas que contribuem para esse momento.

Vejamos, a seguir, alguns apontamentos que podem ajudá-lo a preparar seu filho para a escola nova:

1. Reforce a importância da escola

Primeiramente, reforce para a criança a importância de ela ir para a escola. Pode parecer algo “bobo” até certo ponto, mas, acredite, a criança, ao se sentir ansiosa para a nova escola, pode começar a se questionar até que ponto ela realmente é importante.

Por isso, fale que na escola ela poderá aprender muitas coisas legais, divertir-se com os amigos, conhecer gente nova, viver experiências, enfim! Sempre traga uma visão positiva da escola, fazendo com que a criança a perceba como um ambiente muito legal de descobertas.

Publicidade

Veja também: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular?

preparar seu filho para a escola nova

Pais ajudando a filha a fazer tarefa de casa. Foto: Canva.

2. Fale sobre o que a criança pode esperar desse ambiente

Ajude o seu pequeno a entender o que ele pode esperar de diferente desse ambiente. Por exemplo, se a escola nova tem uma dinâmica bem diferente da antiga, conte para o seu filho como funcionam as aulas.

Fale também de que ele pode se sentir um pouquinho “perdido” no começo, mas que isso é natural quando passamos a ir a um local novo e diferente. Ajude-o a entender quais alterações na rotina poderão aparecer a partir de agora, e assim por diante.

Quanto mais você orientar o seu filho a respeito dessas mudanças, maiores são as chances de deixá-lo  mais tranquilo para essa transição.

3. Como preparar seu filho para a escola nova: Visite a escola com antecedência

Seu filho pode ficar muito ansioso quando pensa em ir para uma escola nova. Sendo assim, que tal apresentar o ambiente com antecedência?

Publicidade

Leve-o para visitar o local, conhecer as dependências da escola, falar com a sua futura professora ou professores, enfim. Quanto mais familiar parecer esse novo ambiente, melhor.

Para isso, permitir que a criança conheça, ao menos “por cima”, com antecedência, pode reduzir aquele “baque” de estar em um local novo, sem os pais, de uma hora para outra.

Veja também este conteúdo: Medo do escuro: Como ajudar seu filho a superar?

Menina na sala de aula levantando a mão. Foto: Canva.

4. Ensine habilidades de autocuidado

Embora possivelmente o seu filho já estivesse indo em outra escola anteriormente, é relevante ensiná-lo a respeito das questões relacionadas ao autocuidado.

Para isso, você pode orientá-lo sobre as idas ao banheiro, a necessidade de lavar as mãos, a importância de encher a garrafinha de água para mantê-la assim sobre a mesa da sala de aula, e assim por diante.

Também oriente que ele fale com a professora ou mesmo com você quando se sentir ofendido ou algo relacionado a comportamentos agressivos dos outros alunos.

Desse modo, ele poderá construir um repertório maior de “auto proteção”.

5. Incentive seu filho a falar sobre o que ele sente

Seu filho pode estar se sentindo ansioso e até mesmo um pouco “perdido” com as novidades que a nova escola pode proporcionar. Sendo assim, incentive que ele fale sobre o que está sentindo.

Pergunte se está tudo bem, quais são as sensações que ele tem experimentado devido às mudanças, etc.

Além de questionar os sentimentos do seu filho, lembre-se de acolher, é claro. Nada de invalidar o que ele diz falando algo como “não precisa ficar assim” ou “isso é bobagem”, ok?

Apenas demonstre que você entende o que ele sente e que é normal ter determinados medos e angústias quando mudamos algo em nossas vidas.

Leia mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Crianças fazendo atividades. Foto: Canva.

6. Como preparar seu filho para a escola nova: Demonstre empatia e apoio

Seja empático. Mostre que você compreende que seu filho possa estar ansioso e até mesmo com medo das mudanças que estão por vir. Fique ao lado dele, dizendo que você dará todo o apoio que ele precisa para ir se adaptando.

Também deixe claro que ele não precisa amar a escola da noite para o dia. É normal que precisemos de um tempo para nos sentirmos acolhidos e seguros em um novo ambiente.

Ao reforçar esses pontos, você permitirá que o seu pequeno comece a se adaptar aos poucos à nova realidade, sem pressão e entendendo que tais sentimentos podem aparecer, querendo ou não.

7. Demonstre positividade sobre a nova escola

Fale sobre a nova escola e sobre a nova rotina com entusiasmo e alegria. Traga pontos positivos da escola para as conversas entre vocês.

Ajude o seu filho, dessa maneira, a enxergar a mudança como um passo positivo em sua vida. Afinal, pode ser que ele esteja muito chateado de ter deixado os amigos em outra escola.

Portanto, procure criar um cenário feliz com relação ao novo ambiente de estudos. No entanto, nada de mentir ou exagerar, está bem? Até porque, se você criar um cenário muito empolgante, mas que é inexistente, o seu pequeno poderá se sentir super frustrado na nova escola.

Desse modo, mantenha o equilíbrio no seu discurso e fortaleça apenas os reais pontos positivos do ambiente escolar.

Leia mais: 2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo?

Crianças entrando na escola. Foto: Canva.

8. Como preparar seu filho para a escola nova: Envolva-se na vida escolar

À medida que a criança estiver frequentando a nova escola, comece a participar ativamente da vida escolar dela. Pergunte sobre o dia, converse sobre o que foi feito na escola, participe das tarefas de casa.

Além disso, vá aos eventos da escola, mantenha proximidade com as outras famílias e com os professores, e assim por diante. Dessa maneira, a criança poderá se sentir mais tranquila e amparada com relação ao novo ambiente que está participando.

9. Facilite a transição para a nova escola

Por fim, lembre-se de que a criança poderá começar a chorar quando você deixá-la na nova escola, isso faz parte da adaptação. Portanto, facilite a transição não prolongando a despedida.

Sabemos que é difícil deixar o pequeno chorando, no entanto, quanto mais prolongada for a despedida, mais ele poderá se sentir triste por conta disso.

Em contrapartida, uma despedida mais alegre, sucinta e assertiva, mesmo quando a criança não parece empolgada, pode criar outro “clima” para a situação.

Porém, se você perceber que a criança está em sofrimento profundo, ao longo das semanas, tendo muita dificuldade para se adaptar, considere conversar com algum profissional que possa ajudar, está bem?

Boa sorte na hora de preparar seu filho para a escola nova!

Leia também: