Ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar é importante para que elas possam aprender a lidar com as emoções que podem ser provenientes da carga de atividades. Afinal, embora para nós, adultos, as demandas escolares pareçam “leves e simples”, não podemos nos esquecer de que as crianças não têm a mesma maturidade que nós. Logo, determinadas situações podem ser difíceis para elas assimilarem e conseguirem lidar.
Por isso, neste texto nós reunimos uma série de dicas, considerações e reflexões sobre esse assunto. Vamos juntos ajudar os nossos pequenos a terem mais qualidade de vida e bem-estar no que diz respeito à rotina de estudos!
Veja também: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões
Menina estudando. Foto: Canva.
A importância de ouvir as emoções das crianças
Nós, adultos, já estamos com o nosso controle emocional desenvolvido – ou ao menos deveríamos estar. Já as crianças estão desenvolvendo esse autocontrole. Por isso, pode ser que elas acabem se sentindo muito desgastadas com coisas que, para nós, podem parecer simples.
Nesse cenário, ouvir o que a criança tem a dizer sobre o que está sentindo é uma forma de ajudá-la a compreender as sensações vividas, ao mesmo tempo em que é possível dar a elas a chance de lidar melhor com o que é sentido. Por isso, é imprescindível ouvir as emoções das crianças para ajudá-las a se desenvolver emocionalmente.
No caso da rotina escolar, os pais podem perguntar sobre como estão os estudos, se a criança tem se sentido bem com os resultados, se precisa conversar sobre algo que está difícil, e assim por diante.
Veja também: Emoções de crianças: Estudo aponta emoções a partir do que escutam
Como ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar?
Existem algumas ações que os pais podem colocar em prática na hora de ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar. Abaixo listamos algumas delas para que você possa estudar, refletir e avaliar quais podem ser interessantes no dia a dia com os seus filhos. Vejamos:
1. Ajude a criança a entender o seu próprio ritmo
A criança nem sempre se dá conta da importância de reconhecer o próprio ritmo e é papel dos pais a ajudarem nisso. Para tanto, lembre-se de dizer à criança que ela não deve comparar o seu desempenho com a do “melhor colega da turma”, pois cada pessoa é única. Enquanto o colega pode ser bom em matemática, o seu filho pode ser bom em outra atividade.
Deixe claro que cada um tem suas qualidades, ritmo de aprendizagem, etc.
Veja também: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas
2. Como ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar: Ajude-a a encontrar formas diferentes de estudar
Nem sempre a criança se dará bem em um método extremamente tradicional de estudo, que seja apenas ler e responder perguntas. Às vezes, outras formas de aprendizagem podem ser necessárias: desenvolvendo mapas mentais, desenhando, contando histórias relacionadas aos conceitos, assistindo vídeos, brincando de escolinha com os pais, etc.
3. Estabeleça um horário para os estudos para não acumular demandas
Ter um horário específico para estudar pode ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar. Sabe por quê? Porque a criança poderá se adaptar a ideia de que terá um tempo específico para fazer tais tarefas e demandas. Logo, pode não se sentir tão ansiosa em outros momentos, por ficar “pensativa” com relação ao que está pendente.
Ajude-a a organizar a rotina para conquistar um horário específico para os estudos que evitem o acúmulo de tarefas e propicie a ela mais tranquilidade na hora de executar cada obrigação.
Veja mais: O que acontece se a criança não tiver rotina?
Crianças lendo um livro. Foto: Canva.
4. Como ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar: Ajude as crianças a compreenderem que erros fazem parte
Todo mundo erra. Todo mundo comete equívocos. Todo mundo confunde alguma coisa, em algum momento. Ensinar essa realidade às crianças pode ajudar na hora de evitar aquela autocobrança excessiva pelo 10 ser recorrente. A criança precisa ter em mente que, às vezes, ela vai tirar 7, ela vai errar uma questão que parecia fácil, ela vai se esquecer de entregar um trabalho… faz parte do processo!
Porém, ela precisa aprender a lidar com essa frustração de errar compreendendo que o erro tem muito a ensinar. O erro não serve para castigar, serve para transmitir conhecimentos valiosos. Ajude a criança a entender que ele faz parte de qualquer processo de crescimento e autoconhecimento.
Veja mais: Mindfulness para mães: O que é, benefícios e como fazer
5. Reconheça os esforços da criança e a elogie
Além de ajudar a criança a compreender que erros existem e ajudá-la a lidar melhor com a visão que se constrói sobre isso, lembre-se de também fortalecer a autoestima do pequeno elogiando-o. Se ele tirou 7 em uma prova difícil, nada de diminuir o ganho dele dizendo “que não fez mais do que a sua obrigação”! Diga que ele foi muito bem e demonstre orgulho nessas conquistas.
Mãe e filho estudando juntos. Foto: Canva.
Para você pode parecer uma prova fácil e que merecia um 10, mas lembre-se de que a criança está aprendendo, ela pode ter ficado muito ansiosa, e assim por diante. Ofereça elogios e reconheça cada vitória, por menor que seja.
Veja mais: Sobre crianças e autoestima: você precisa ver esse vídeo
6. Como ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar: Converse abertamente sobre as dificuldades e pressões
Pergunte como a criança tem se sentido com relação aos estudos, pergunte se ela tem tido dificuldades, entre outros questionamentos. Conversar abertamente sobre os sentimentos e emoções é um dos caminhos para ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar. Lembre-se de sempre fortalecer na criança esse comportamento de falar sobre o que se sente, para que ela possa se entender, aprender a lidar com o que é sentido, etc.
Mostre uma abertura para ouvi-la desse modo, pois isso pode fazer toda a diferença na rotina de estudos e ajudar a criança a reorganizar mais a sua própria maneira de lidar com as emoções.
Pai ajudando filho a estudar. Foto: Canva.
7. Ensine a criança a pedir ajuda quando necessário
As crianças, às vezes, podem nem se dar conta de que podem pedir a ajuda dos pais ou de outras pessoas quando algo não está indo bem na escola. Sendo assim, você, adulto, pode ajudá-la a entender que ela pode solicitar apoio. Diga que está disponível para ajudá-la quando for necessário, fale que está ali para orientar quando ela tiver dúvidas, e assim por diante.
Também ajude-a a ter mais coragem de pedir ajuda à professora, pois há crianças, como as mais tímidas, que têm vergonha de perguntar algo à profe. Porém, as crianças precisam compreender que o papel do professor é ajudá-las e ensiná-las, portanto, encorajá-las a pedir ajuda quando necessário é fundamental.
Pais ajudando a filha nas tarefas. Foto: Canva.
Esperamos que essas dicas de como ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar possam ser úteis. Bons estudos em conjunto com o pequeno!
Veja agora: Meu filho não quer estudar, e agora? 9 dicas que podem ajudar