Nem sempre é fácil conseguir ajudar crianças com pesadelos. Muitos pais podem se sentir perdidos e até “desolados” nesse tipo de situação. Afinal, o terror que a criança sente é muito real, o que pode deixá-la extremamente assustada e, até mesmo, assustar os pais. Obviamente, os pais não criam medo do sonho que o filho teve, mas temem não conseguir ajudá-lo a descansar bem.

Pensando nisso, preparamos este guia com uma série de considerações que podem servir de reflexão na hora de lidar com os pesadelos das crianças. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto.

Lembrando, ainda, que se você tiver dicas para acrescentar em nossa lista, é só deixar o seu comentário, está bem?

Veja também: Como escolher o pediatra do seu filho? Veja um passo a passo!

Publicidade
ajudar crianças com pesadelos

Criança triste e chorando. Foto: Canva.

Dicas de como ajudar crianças com pesadelos

Ver a criança assustada não é nada agradável, nós sabemos disso. No entanto, os pais precisam transparecer tranquilidade e confiança na hora de acalmar os pequenos. Embora não exista um método infalível para isso, podemos pensar em algumas estratégias, como as que listamos abaixo. Acompanhe e veja:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Crie uma rotina relaxante antes de dormir

Antes de dormir, é importante que a criança tenha a oportunidade de viver um momento aconchegante e relaxante. Dessa maneira, ela poderá se sentir mais tranquila, além de que a indução do sono poderá ser mais rápida.

Afinal, se a criança demora para pegar no sono, pode se sentir ansiosa e com medo ao ver que está sozinha no quarto, aumentando as chances de se deparar com pesadelos mais tarde.

Portanto, criar uma rotina na qual a hora de dormir seja um momento agradável, de carinho e afeto, e que propicie relaxamento e descanso, pode ajudar. Diferentemente de situações em que apenas “manda-se” a criança ir dormir, sem dar a ela nenhum tipo de aconchego ou afago. Pense nisso!

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Publicidade

2. Deixe o quarto confortável e seguro para a criança

Os pesadelos são muito comuns na infância, especialmente antes dos 7 anos de idade. Portanto, criar um ambiente que possa ajudar a criança a se sentir mais segura e tranquila é um bom caminho.

Juntos, vocês podem fazer um cartaz de “proibido monstros”, por exemplo, e pendurar na porta do quarto ou  do guarda-roupa da criança. Além disso, durante as fases mais intensas, uma pequena iluminação pode dar mais conforto à criança.

Isso não quer dizer que você precisa fazer com que o seu filho nunca mais durma no escuro, mas, sim, quer dizer que, eventualmente, essa medida pode ajudá-lo a se sentir mais seguro em seu quarto.

Com o passar do tempo, a iluminação pode diminuir aos poucos, até que a criança pare de ter pesadelos tão frequentes.

ajudar crianças com pesadelos

Criança chorando. Foto: Canva.

3. Como ajudar crianças com pesadelos: Ajude a criança a lidar com as emoções ao longo do dia

Às vezes, os pesadelos que as crianças têm à noite têm relação direta com as emoções que elas vivenciam ao longo do dia. Por exemplo, uma criança que tem muitas atividades para executar pode se sentir ansiosa e sobrecarregada, o que prejudica a qualidade de vida, a saúde mental e o sono mais tarde.

Publicidade

Portanto, comece a conversar mais com as crianças sobre o que elas vêm sentindo a cada dia. Se perceber que o seu filho está tendo muita ansiedade ou estresse, tente compreender o que pode estar acontecendo para mitigar esse problema ao longo do dia.

Assim, à medida que as emoções são equilibradas, as chances de acontecerem os pesadelos podem diminuir.

Leia mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

4. Ensine o que são os pesadelos

Outra ação que os pais podem colocar em prática é a de ensinar às crianças o que é, de fato, um pesadelo. Afinal, dependendo da idade, ela pode ter dificuldades para compreender até que ponto aquilo que ela viu é real ou não.

Por isso, discutir sobre o que é o sonho e o pesadelo, ensinando que quando dormimos a nossa mente faz uma “faxina” nas coisas e, às vezes, algumas imagens não muito agradáveis podem aparecer, é um caminho interessante.

Quanto mais conhecimento a criança tiver do que está acontecendo com ela, maiores serão as chances de ela entender que algo não é real e, assim, sentir-se mais calma diante do ocorrido.

Menino com olhar triste e pensativo. Foto: Canva.

5. Como ajudar crianças com pesadelos: Acalme e console a criança, mostrando segurança

Quando a criança acorda no meio da noite por conta do pesadelo, ela precisa receber acolhimento e apoio. Até porque, apesar de os pais saberem que determinado sonho não é real, a criança ainda assim estará muito assustada, e os adultos precisam ajudá-la a lidar com isso.

Lembre-se de que até mesmo quando a criança entender o que são os pesadelos, as emoções negativas ainda vão aparecer. Isto é, os pesadelos provocam emoções em nossa mente que são difíceis de controlar, mesmo quando sabemos que aquilo não é real de fato.

Portanto, ofereça um carinho, um afago e um momento de consolo para a criança. Mostre a sua presença e diga que tudo está bem. Ajude-a a, aos poucos, compreender que aquilo realmente não é real, e que as emoções dela estão apenas alinhadas ao que ela viu no sonho, e não com a realidade.

Leia mais: Medo do escuro: Como ajudar seu filho a superar?

6. Converse sobre o que pode estar causando medo

Que tal conversar com a criança sobre o que está causando medo nela? Às vezes, isso também pode ajudar. Assim, você pode descobrir o que de fato tem assustado a criança nos pesadelos e ajudá-la a enxergar sob outras perspectivas.

Por exemplo, se no sonho a criança está sozinha em algum lugar, ajude-a a entender que, dentro da casa de vocês, ela nunca estará sozinha dessa forma. Ajude-a a compreender o que realmente está acontecendo e que o medo que ela sente não é de algo real, mas, sim, de algo que a mente da gente cria quando dormimos.

Desse modo, é possível, aos poucos, quebrar a razão do medo, aumentando as chances de tranquilizar o seu pequeno.

Mãe abraçando a sua filha no quarto. Foto: Canva.

7. Como ajudar crianças com pesadelos: Considere dinâmicas, como desenhar o pesadelo e jogar fora

As dinâmicas também podem ser uma boa ideia na hora de ajudar crianças com pesadelos. Vocês podem experimentar desenhar o pesadelo e jogá-lo fora.

Para ser ainda mais simbólico, é possível jogar esse desenho fora em outra lixeira da cidade, não necessariamente na da sua casa. Desse modo, a criança pode se sentir mais segura e com a sensação de que “expulsou” o sonho para longe.

Claro que, em outro momento, pode ser que o pesadelo retorne. Nessa situação, podemos dizer que os pesadelos são teimosos, mas que novamente iremos levar ele embora.

Tudo isso são ações lúdicas que podem ajudar os pequenos a enfrentarem os pesadelos cotidianos.

Leia mais: Insônia infantil: Sintomas, causas e tratamento

8. Ajude a criança a controlar a respiração para relaxar

Antes de dormir, que tal ajudar a criança a se sentir mais tranquila a relaxada? Para isso, ajude-a a respirar com tranquilidade, acalmando mente e corpo.

Além disso, diga que ela também pode usar esse tipo de técnica de respiração quando se sentir com medo, para que foque mais no presente e deixe de lado aqueles pensamentos assustadores que podem surgir depois do pesadelo.

Quanto mais “ferramentas”, nesse sentido, oferecemos para as crianças, mais subsídios elas poderão ter para lidar com tudo que tem afligido por conta dos pesadelos.

9. Como ajudar crianças com pesadelos: Cuidado com os conteúdos que a criança tem contato

Pode ser que você não tenha se dado conta, mas muitas coisas que as crianças assistem, lêem e interagem pode causar problemas relacionados aos pesadelos.

Portanto, sempre fique atento ao tipo de filme e jogo que a criança está vendo; certifique-se de que determinados conteúdos impróprios para a faixa etária do seu filho sejam evitados, e assim por diante.

As crianças podem ter dificuldades para separar o real da ficção, por conta disso, cuidado com o tipo de entretenimento que ela está tendo acesso, ok?

Leia mais: Como aumentar a imunidade das crianças no inverno? Veja várias dicas!

Criança se escondendo por conta do medo. Foto: Canva.

10. Deixe claro o quanto a casa é segura

Por fim, no momento em que a criança estiver aflita por ter acordado graças ao pesadelo, ajude-a a ter a certeza de que a casa está bem fechada e de que nenhum “monstro” irá entrar para prejudicá-la.

Mostre que tudo está certo e funcionando bem em casa, para que ela perceba que não há nada para temer. Aos poucos, isso pode ajudá-la a se acalmar e a se sentir mais tranquila com relação ao que ela sonhou.

Faça a criança entender que toda a casa está bem fechada, que vocês utilizam mecanismos para proteger o ambiente interno, impedindo que algo do “lado de fora” venha causar algum dano ao pequeno.

Em casos de pesadelos extremos, busque ajuda

Se porventura você não tem conseguido auxiliar o seu filho com relação aos pesadelos, não hesite em buscar ajuda profissional. Às vezes, a psicoterapia pode ser uma grande aliada nesse tipo de situação, auxiliando no equilíbrio do sono e da qualidade de vida do seu pequeno.

Considere essa possibilidade caso perceba que os pesadelos são intensos demais e estão atrapalhando a vida do seu pequeno.

Veja agora: Alimentos que farão seu filho dormir melhor (e você também!)