Algumas crianças têm problemas de sono. Isso pode ser devido a maus hábitos, mas às vezes pode estar associado a distúrbios mais complexos, como pesadelos. Conheça os alimentos que farão seu filho dormir.

Hoje o papo é outro, sobre ingredientes que podem muito bem fazer parte do jantar da família – e que irão contribuir para todo mundo descansar algumas horas depois.

Se as crianças não dormem o suficiente, isso pode afetar outros aspectos de suas vidas. Problemas de sono podem afetar a altura.

dicas para ajudar seu filho a dormir

Menino dormindo abraçado na pelúcia. Foto: Canva

Publicidade

Está provado que, enquanto as crianças dormem, a glândula pituitária secreta o hormônio do crescimento em maior medida. Além disso, o descanso ruim pode tornar o bebê mais irritável, afetar seu humor, processo de aprendizado e concentração.

Uma solução simples é incluir na dieta alimentos ricos em minerais e aminoácidos, que ajudam a regular o ciclo sono-vigília.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Alimentos que induzem e regulam o sono

A melatonina é o hormônio indutor do sono, e é possível encontrá-la no leite (inclusive no materno). Portanto, uma mamada para o filhote (ou então uma xícara antes de dormir, para o pequeno que já largou o peito) pode ser uma ótima ideia para promover um bom soninho! Só evite misturar com ingredientes que contenham cafeína, que é um estimulante.

Mais um fato que vale ser destacado é que o licopeno é uma substância que, quando ingerida, se transforma em retinol, que é um ativador da melatonina.

Este nutriente pode ser encontrado em alguns vegetais e frutas, como:

  • Tomate,
  • Salsa,
  • Aspargo,
  • Pimentão vermelho,
  • Cenoura,
  • Mamão,
  • Goiaba,
  • Melancia.

E mais: o triptofano é um aminoácido responsável pela produção de melatonina. Ele também ajuda a produzir serotonina, neurotransmissor que regula o sono – quer combinação melhor? Então anota aí: o triptofano está presente, por exemplo, no queijo, no frango, no ovo (especialmente na clara), na ervilha, na couve-flor, na batata, na semente de gergelim e na aveia.

Publicidade

Alimentos que farão seu filho dormir

dicas para ajudar seu filho a dormir

Pai e filha dormindo. Foto: Canva

Mais do que camomila e maracujá, pode ser interessante incluir no cardápio antes de dormir itens como laranja, limão, acerola e caju. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, nutriente que atua no controle dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse, e que atrapalha, e muito, uma boa noite de sono).

Outro ingrediente que você pode testar em casa antes de dormir é a valeriana. O chá da erva induz ao sono, além de possuir propriedades calmantes e relaxantes.

Também vale apostar em fontes ricas de ômega 3, substância que ajuda na regulação dos neurotransmissores. Você a encontra, por exemplo, na linhaça, na amêndoa, no salmão e na sardinha.

Mas se a ideia for tomar um suco ou um chá à noite, atenção: ingerir bastante líquido antes de dormir não é uma boa ideia, afinal, a sua bexiga vai te acordar quando estiver cheia. Procure comer e beber duas horas antes de deitar.

É evidente que uma boa noite de sono não depende exclusivamente do que a gente come, mas de uma série de fatores que podem contribuir (ou atrapalhar) nosso descanso.

Publicidade

Portanto, além do cardápio, quando quiser levar o filhote para a cama, vá criando em casa um ambiente propício para isso: diminua as luzes, o som, desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos e reduza o ritmo da família. Isso também te ajudará a descansar com mais facilidade.