Ao sonhar com a tão desejada gestação, muitas mulheres se questionam se a 2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo ou se pode significar que a mulher não está grávida.

No entanto, é importante destacarmos que o teste de gravidez irá medir o HCG e, portanto, a segunda linha só aparecerá se existe uma quantidade considerável desse hormônio na urina da mulher. Se ele estiver presente, a segunda linha aparece, tanto fraca, quanto na coloração mais intensa.

Isso nos dá pistas de que sim, mesmo quando a segunda linha é muito clara, o teste está apontando que a mulher está grávida.

Em contrapartida, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, fique tranquila! Pois no artigo de hoje vamos lhe apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe e entenda.

Publicidade

Para ler depois: Teste de gravidez positivo: principais dúvidas e instruções

2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo?

Como mencionamos logo acima, sim, um resultado onde a 2ª linha do teste de gravidez é muito clara é positivo. Ou seja, mesmo que a segunda linha pareça quase imperceptível, ela nos dá a entender que a mulher está grávida.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo

Mulher surpresa ao olhar o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

Isso se deve ao fato de como o teste, por si só, funciona. Assim, a segunda linha não terá chances de aparecer se a mulher não estiver grávida e, portanto, esse resultado também deve ser considerado como positivo.

2ª linha do teste de gravidez : Como funciona um teste de gravidez?

O teste de gravidez de farmácia conta com um funcionamento bastante simples e fácil de ser compreendido. Ao coletar a urina da mulher, os anticorpos presentes no teste irão reagir ao hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), que é produzido durante a gestação.

Ao reagir ao hormônio, a segunda linha irá aparecer na caneta de teste, denunciando assim a gravidez.

Publicidade

O que acontece em testes onde a segunda linha é mais clara é que a quantidade de hormônio ainda é baixa, porém, a produção já está acontecendo e a gestação se iniciando.

Vale ressaltar que esse hormônio está associado apenas à gravidez pois ele é secretado pelo trofoblasto, sendo que esta é a estrutura do embrião que desencadeia a interação com o útero, para que haja a formação da placenta mais tarde.

2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo

Casal segurando teste de gravidez. Foto: Freepik

Por isso, mesmo que o risco seja mais clarinho, ele denuncia a gravidez e, dessa forma, a mulher deverá iniciar o seu pré-natal.

E se não aparecer nenhuma linha? O que significa?

É importante saber que independentemente do resultado, ao menos uma linha tem que aparecer no seu teste de gravidez.

Isso porque ele nos dá a entender que a fita absorvente conseguiu entrar em contato com a urina da mulher. Caso contrário, se nada aparecer, quer dizer que o teste não foi feito corretamente e não é possível saber o resultado.

Publicidade

Por conta desse fator, se nenhuma das linhas aparecerem, recomendamos que você refaça o teste para saber se está grávida ou não.

Assim, se apenas uma linha aparecer, significa que você não está grávida e a coleta foi feita corretamente. Porém, se 2 linhas aparecerem, independentemente da intensidade da cor da segunda linha, significa que você está produzindo o hormônio HCG e, portanto, está grávida.

Leia também: Mudanças no corpo na gravidez: Quais as principais?

2ª linha do teste de gravidez muito clara é positivo

Mulher sorrindo enquanto segura teste de gravidez. Foto: Freepik

2ª linha do teste de gravidez : O teste de gravidez é 100% garantido?

A estimativa apontada por especialistas é de 99%. Ou seja, o resultado tem 99% de chances de estar correto.

Para ter certeza do que foi coletado, você pode repetir o teste ou, se preferir, fazer o exame de sangue para saber se está grávida.

O exame de sangue costuma ser requerido pois é um dos mais fidedignos possíveis. E assim, você não ficará com dúvidas se fez ou não a coleta da urina adequadamente e se está ou não grávida.

Lembre-se que no caso de qualquer dúvida, é interessante sempre conversar com o seu médico. Pois com ele você poderá ponderar sobre os outros sintomas da gravidez e assim concluir com mais coesão sobre o que está acontecendo no seu corpo.

Leia também: Fertilidade após os 30 anos: Confira 5 dicas para aumentar a sua