Sem dúvidas, o choro excessivo do bebê pode gerar preocupações nos papais e nas mamães, especialmente quando fica difícil detectar o motivo pelo qual o choro é frequente.

Pensando nisso, a equipe do Mil Dicas de Mãe preparou este conteúdo com algumas informações importantes que podem ajudar nesse tipo de situação. Acompanhe este texto e venha refletir com a gente!

choro excessivo do bebê

Bebê chorando na cama. Foto: Canva.

O que pode ser choro excessivo do bebê?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que estejamos cientes de que não existe uma única causa universal do choro excessivo do bebê. Isso quer dizer que tudo dependerá das circunstâncias, da saúde do bebê e do contexto.

Publicidade

Entretanto, existem alguns aspectos que podemos analisar a fim de compreender o que pode estar acontecendo com o pequeno. Abaixo, apresentamos uma lista que pode ser usada como um “norte” na sua reflexão:

  1. Fome;
  2. Dor;
  3. Desconforto com roupa, temperatura, etc.;
  4. Cansaço;
  5. Irritabilidade;
  6. Sentimento de solidão;
  7. Desconforto devido à posição;
  8. Frustração;
  9. Problema de saúde;
  10. Falta de rotina;
  11. Fralda suja.

Vamos agora explorar cada um desses pontos acima? Assim, poderemos entender um pouco mais sobre a linguagem dos pequenos. Continue lendo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Fome pode ser a causa do choro excessivo do bebê

A fome é um dos incômodos mais comuns nos bebês, e que pode refletir no aparecimento do choro excessivo. Como o pequeno ainda não sabe falar, ele utiliza o choro como meio de chamar a atenção dos adultos.

Além disso, essa é a forma de ele expressar o desconforto. Portanto, se o seu filho chora demais, comece a observar a rotina alimentar dele. Será que ele está comendo o suficiente? Precisa comer um pouquinho mais para ficar saciado? Verifique isso e, em caso de dúvidas, converse com o pediatra.

Veja mais: Como saber se o bebê esta com fome?

2. Dor pode ser a causa do choro excessivo do bebê

A dor também é outro motivo que pode causar o choro excessivo do bebê. Se o pequeno está vivendo a fase do desenvolvimento dos dentinhos, ele pode começar a sentir dores na gengiva por conta disso.

Publicidade

Outros quadros comuns de dor são as conhecidas cólicas intestinais, que acontecem porque o intestino da criança ainda não está bem desenvolvido.

Em outras situações, pode ser que a criança esteja com algum quadro de saúde, como resfriado, que pode causar dores de cabeça. Se você acredita que o seu bebê está com algum tipo de dor, mas não sabe o que pode estar acontecendo, lembre-se de que a consulta médica é crucial.

choro excessivo do bebê

Bebê deitado na cama enquanto está chorando. Foto: Canva.

3. Desconforto com roupa, temperatura, etc.

Como mencionamos anteriormente, a única forma que o bebê encontra para comunicar os seus “problemas” é por meio do choro. Isso quer dizer que o choro excessivo do bebê também pode ser reflexo de algum desconforto sentido. Vejamos alguns exemplos:

  • Roupa muito apertada, ou que pinica e causa coceira;
  • Temperatura desagradável no ambiente, fazendo com que o bebê se sinta desconfortável com calor ou frio;
  • Ruídos excessivos, que causam irritabilidade;
  • Cheiro desagradável que causa desconforto;
  • Calçado que está apertado e machucando;
  • Quaisquer outros tipos de situações que levam a uma sensação de desconforto corporal e sensorial.

Com isso em mente, quando o bebê chorar excessivamente, comece a observar: será que algo que acontece em volta dele está causando algum tipo de desconforto que, consequentemente, leva ao choro?

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

Publicidade

4. Cansaço pode ser a causa do choro excessivo do bebê

Um bebê cansado também pode se sentir muito estressado por conta disso e, consequentemente, chorar muito. O bebê não sabe que para passar a sensação de cansaço é preciso fechar os olhos e dormir. Ele apenas sabe que está sentindo algo negativo, que causa mal-estar e que ele quer “acabar o quanto antes”.

Por conta disso, pode acabar chorando excessivamente, como forma de tentar suprir essa sensação e receber atenção dos adultos na hora de lidar com o conflito dele.

Portanto, se o choro excessivo do bebê aparece sempre em horários específicos, comece a analisar: será que é um sinal de que o bebê precisa de uma soneca ou de um momento mais tranquilo, como um banho relaxante?

choro excessivo do bebê

Mãe tentando acalmar o bebê choroso que está em seu colo. Foto: Canva.

5. Irritabilidade e estresse

Uma coisa nós temos que concordar: quando nos sentimos muito ansiosos ou irritados com alguma coisa, a ponto de ter um pico de estresse, tudo parece dar errado, não é? A sensação de desgaste é grande, e até mesmo o cansaço pode aparecer.

Muito embora os bebês não tenham os mesmos problemas que as pessoas adultas, eles também podem experimentar esse tipo de impasse. Consequentemente, podem se sentir muito desgastados e chorar por conta disso.

Será que o bebê não está sendo exposto a estímulos demais? Será que ele tem tido uma rotina com hábitos saudáveis? Pense sobre isso e avalie se o pequeno não está demonstrando comportamentos que realçam a irritação vivida.

Veja mais: Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse

6. Sentimento de solidão

Os pequenos precisam de nós, adultos, que somos referências para eles. Ao nosso lado, eles podem se sentir seguros, protegidos e prontos para explorar o ambiente.

Isso quer dizer que quando ficamos muito tempo longe do bebê, ou o deixamos sozinho por muito tempo, ele pode começar a sentir solidão. Essa solidão pode aparecer em forma de medo, angústia, ansiedade, etc.

Como consequência desse tipo de sentimento, é comum que muitos bebês comecem a chorar excessivamente, desejando um colinho do papai ou da mamãe.

Lembre-se, o colo dado de forma equilibrada é saudável e auxilia no desenvolvimento emocional dos bebês, por isso, é importante oferecer esse cuidado.

choro excessivo do bebê

Pais querendo trocar a fralda do bebê que está chorando. Foto: Canva.

7. Desconforto devido à posição

Seu bebê ainda é muito pequeno e não consegue mudar a posição na caminha ou no sofá sozinho? Pois bem, o choro excessivo do bebê também pode ser reflexo desse tipo de desconforto.

Observe os movimentos do bebê, tente trocar a posição que ele está e veja se ele não está posicionado de modo que possa sentir dor no pescoço, nas perninhas, na coluna, enfim.

O conforto do bebê deve ser mantido para que ele possa explorar o ambiente sem dores ou mal-estar proveniente disso.

Veja mais: Tummy Time: O que é, benefícios e como praticar

8. Frustração pode ser a causa do choro excessivo do bebê

Você percebe que o choro excessivo do bebê surge sempre quando você tira algo da mão dele ou o impede de fazer alguma coisa que não pode? Pois é… A frustração, sem dúvidas, é um sentimento bem difícil de assimilar, especialmente nas primeiras fases da vida, quando o cérebro ainda está se desenvolvendo.

Por isso, o choro excessivo do bebê pode ser uma consequência desse tipo de sentimento. Nesse caso, é possível tentar acalmar o pequeno, mas sem ceder apenas porque ele está chorando, ok?

A criança precisa começar a aprender a lidar com a frustração, e os pais podem ajudá-la nesta etapa, dando apoio, carinho e atenção.

9. Problema de saúde

Não podemos negar o fato de que o bebê pode estar chorando muito por conta de algum problema de saúde que ainda não está sendo tratado. Por isso, se o seu pequeno tem chorado demais, mas parece estar com roupas confortáveis e sem excesso de estímulos, considere conversar com o pediatra.

Apenas o profissional qualificado é que poderá avaliar o seu pequeno de pertinho, verificando o que pode estar causando dor ou mal-estar a ponto de fazê-lo chorar.

Muitas vezes, trata-se de algo simples, como um resfriado, por exemplo. Porém, mesmo quando simples, é importante seguir as recomendações médicas para evitar complicações e poder oferecer mais conforto ao bebê.

Veja também: Doenças infantis: 5 principais e como prevenir

choro excessivo do bebê

Mãe trocando a fralda do bebê que está chorando. Foto: Canva.

10. Falta de rotina

Um bebê precisa de rotina para se sentir mais seguro e bem no ambiente em que vive. Além do mais, a rotina ajuda a construir um sono mais saudável e uma alimentação mais equilibrada.

Por isso, se o bebê não tiver nenhuma rotina e todos os dias acontecerem de forma aleatória, ele poderá se sentir frustrado, cansado ou mesmo com irritação.

Portanto, comece a observar se o seu pequeno tem tido uma rotina estruturada, ou se é hora de implementar mudanças que criem um cotidiano mais equilibrado. Acredite, isso pode fazer toda a diferença.

Inclusive, aqui no blog, temos um conteúdo que trata exatamente disso. Veja aqui: O que acontece se a criança não tiver rotina?

11. Fralda suja pode ser a causa do choro excessivo do bebê

Por fim, outro desconforto muito comum que pode causar o choro excessivo do bebê é a fralda suja. Primeiro porque a sensação na pele não é nada agradável, e segundo porque a fralda suja pode machucar a pele do pequeno, causando as temidas assaduras.

Nesse caso, é preciso higienizar com cuidado, delicadeza e atenção, para que o bebê possa se sentir mais confortável, com menos dor das assaduras e de bem com a vida.

Inclusive, se o seu bebê sofre com muitas assaduras, conversar com o médico para encontrar soluções é fundamental.

choro excessivo do bebê

Bebê triste e chorando sentada. Foto: Canva.

Converse com o pediatra sobre o assunto

Apesar de você estar lendo este conteúdo com as possíveis causas do choro excessivo do bebê, lembre-se de que essa leitura não exclui a visita ao pediatra.

Afinal, apenas o médico qualificado é que poderá examinar o seu pequeno de pertinho, avaliando o que realmente pode estar fazendo ele chorar excessivamente.

Embora nem sempre seja uma questão de saúde, é importante investigar e descartar causas que podem levar a complicações.

Assim, além de acalmar o seu pequeno, você também estará protegendo a saúde dele. Lembre-se disso e converse com o pediatra sobre os episódios de choro excessivo, especialmente se forem recorrentes.

Veja agora: