Existem algumas doenças infantis que são mais comuns durante a infância. A maioria das crianças já pegou pelo menos uma dessas doenças, mas não se preocupe pois iremos lhe mostrar como prevenir!

Afinal de contas, não queremos ver nossos pequenos doentes, não é mesmo? Mas por maior que sejam os nossos cuidados com eles, em algum momento eles acabam ficando doentes. Mas por que isso ocorre?

É que, nessa fase da vida, o sistema imunológico das crianças ainda está em processo de amadurecimento e o corpo ainda não sabe lidar com vírus e bactérias com eficiência total, como um corpo já formado.

Então é comum que o organismo seja atacado por doenças infantis que provocam sintomas como febre, dores no corpo, falta de apetite e indisposição.

Publicidade

Pensando nisso, fizemos uma lista com as cinco principais doenças infantis, quais os sintomas e como prevenir. Veja abaixo!

doenças infantis

Mãe cuida de sua filha doente. Ela assoa seu nariz com um lenço. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

5 principais doenças infantis e como preveni-las

Doenças infantis – 1) Catapora

O que é?

Extremamente contagiosa, a doença, também conhecida como varicela, é provocada por um vírus, o varicela-zóster.

A catapora é bastante comum nos pequenos que estão em fase escolar, quando o contato com outras crianças aumenta bastante.

Altamente transmissível, o vírus se espalha pelo ar e também pelo contato com as lesões. Por isso é comum mais de um integrante da família ficar com catapora.

Publicidade

Principais sintomas:

Essa doença é marcada por bolinhas vermelhas que coçam e se espalham pelo corpo todo.

As bolhas d’água avermelhadas surgem e provocam coceira intensa, sendo estes os principais sintomas da catapora.

Além disso, a doença também costuma causar febre alta, indisposição, falta de apetite e dores no corpo.

Os sintomas aparecem entre o décimo e o 21º dia da infecção, que demora ainda mais 20 dias para ir embora de vez.

Como se proteger:

Publicidade

Como o contágio acontece por meio de tosse, saliva, espirro ou objetos contaminados pelo vírus, a melhor maneira de se proteger contra a catapora é  mantendo a carteira de vacinação em dia.

A imunização é recomendada a partir dos 12 meses de idade, mas qualquer pessoa que ainda não tenha contraído a doença pode tomar a vacina.

Nesses casos, ela deve ser tomada em duas doses, com intervalo de 1 a 2 meses entre uma e outra. Quem já teve a doença uma vez está imune.

É que, uma vez que o organismo dá conta da infecção, fabricando anticorpos contra o vírus, a doença não volta a atacar, já que o sistema imunológico aprende a combatê-la.

2) Alergias

O que é?

Uma das doenças infantis mais comuns, as alergias podem ser provocadas por uma série de fatores, como alimentação, mofo, ácaros, fungos, pelos de animais, produtos de limpeza e até mesmo pólen.

Principais sintomas:

As alergias alimentares costumam causar coceiras, erupções na pele, diarreias, dores abdominais e na cabeça.

Já as alergias respiratórias podem provocar espirros, congestões nasais, tosses, chiados no peito e até mesmo problemas mais sérios, como dificuldades respiratórias.

Como se proteger:

No caso de quadros alérgicos alimentares, o tratamento consiste em retirar o alimento que está causando o problema do cardápio.

Quando a doença causa problemas respiratórios, um pediatra de sua confiança deverá prescrever o tratamento adequado, que deverá ser seguido continuamente ou nos momentos de crise.

Para se prevenir, existem algumas práticas, como: manter a casa bem arejada, livre de cigarro e objetos que acumulam pó (tapetes, cortinas e bichos de pelúcia); trocar constantemente o travesseiro; não dormir com animais de estimação.

Com essas dicas, é possível diminuir a incidência das crises alérgicas.

doenças infantis

Menino doente, deitado na cama. Sua mãe oferece um remédio para ele, junto com um copo de água. Crédito da foto: Freepik

Doenças infantis – 3) Infecções no ouvido e na garganta

O que é?

Também chamada de otite externa nos casos mais brandos, e de otite média nos casos mais graves, a infecção no ouvido pode ser causada por alguns fatores, como excesso de umidade no canal auditivo ou por acúmulo de secreção na região em virtude de gripes ou resfriados.

E também durante o aleitamento, fazendo com que a região seja favorável à proliferação de bactérias.

Já a infecção na garganta é causada pelo contato com a saliva e outras secreções contaminadas por um vírus ou pode ser provocada por uma bactéria, desencadeando quadros de dor e indisposição intensos.

Portanto, a otite é uma das doenças infantis mais comuns. Em geral, as crianças sofrem com a condição pelo menos uma vez até os 5 anos, então os pais devem ficar atentos a choros e febre injustificados.

Principais sintomas:

A infecção no ouvido é caracterizada por sintomas como: dor no ouvido, coceira, febre e presença de secreção ou acúmulo de líquido no ouvido.

Em alguns casos, o microrganismo responsável pela infecção do ouvido também pode ser da garganta, após uma inflamação local, com sintomas como dor, desconforto e dificuldade para engolir, por exemplo.

Em ambos os casos, os sintomas mais comuns são dor na região, falta de apetite, indisposição e febre.

Como se proteger:

Primeiramente, para se proteger contra as infecções do ouvido, é importante manter o canal auditivo da criança longe do excesso de umidade.

Portanto, sempre que a criança tiver contato com a água, seque a região cuidadosamente com uma toalha. Evite usar cotonetes, que empurram a secreção para dentro e retiram a proteção da região.

Já no caso das infecções da garganta, a melhor maneira de prevenção é investir em um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e boa hidratação.

Pode-se tomar também analgésicos, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo.

No entanto, caso a infecção não passe sozinha ou os sintomas forem bastantes desconfortáveis, é importante ir ao otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação do ouvido e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com antibióticos.

Ah! Caso o médico prescreva antibióticos, é essencial que você siga o tratamento à risca, mesmo que os sintomas melhorem, para evitar que os micro organismos se tornem resistentes.

4) Viroses

O que é?

O termo virose é utilizado para definir um conjunto de doenças provocadas pelos diversos tipos de vírus que podem se instalar em áreas diferentes do organismo da criança, como no intestino ou no trato respiratório.

Principais sintomas:

Assim como os vírus podem se alojar em diferentes regiões do corpo, os sintomas podem variar bastante. No entanto, os mais comuns são diarreia, dor de cabeça, vômitos, tosse, resfriado e febre.

Em geral, o organismo costuma combater espontaneamente o problema, que desaparece em poucos dias. No entanto, como os sintomas das viroses são parecidos com os de outras doenças, é fundamental consultar um pediatra para que ele possa fazer o diagnóstico correto e evitar complicações graves.

Como se proteger:

A melhor maneira de prevenir-se contra essas doenças infantis é manter uma alimentação saudável e equilibrada e caprichar na hidratação. Também é importante manter bons hábitos de higiene, lavando as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições, e evitando o consumo de alimentos cuja procedência você desconhece.

doenças infantis

Menina doente está abraçada em sua mãe, em um consultório médico. Atrás, o Doutor está fazendo anotações em uma caderneta. A menina está abraçada com um urso de pelúcia, com uma expressão triste. Crédito da foto: Freepik

Doenças infantis – 5) Caxumba

O que é?

A caxumba é uma doença viral aguda e contagiosa que é provocada pelo vírus paramyxovirus, que afeta as glândulas produtoras de saliva, localizadas na região pouco abaixo das orelhas.

Também conhecida como Papeira, é uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos.

É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes, mas também pode afetar adultos em qualquer idade.

Normalmente, a caxumba tem evolução benigna, mas em casos mais graves, a doença pode atingir outros órgãos e causar complicações como pancreatite, meningite e até surdez.

A transmissão da caxumba ocorre por meio da respiração, através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.

Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz ou boca.

Principais sintomas:

Entre os sintomas mais frequentes estão dor e inchaço da glândula, na região abaixo da mandíbula inferior, causando mal-estar, rigidez na nuca, náuseas e dor de cabeça.

Além disso, febre, dificuldade para mastigar ou engolir, dores musculares, fadiga e fraqueza também são sintomas comuns nessa doença.

Como se proteger:

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a caxumba, já que a transmissão é por meio da saliva contaminada.

O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente as vacinas Tríplice Viral, que protegem contra sarampo, caxumba e rubéola, e Treta Viral, que adiciona a proteção contra varicela (catapora).

A criança deve tomar a primeira dose da vacina aos 12 meses de idade, e a segunda após três meses.

Já pessoas de até 19 anos que não foram ou não lembram se foram vacinadas devem tomar as duas doses de uma única vez, e quem já foi atingido pelo problema dos dois lados da mandíbula não corre o risco de contrair a doença novamente.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer as doenças infantis mais comuns, quais os sintomas e como prevenir.

Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para não perder nenhum conteúdo sobre esse universo.  Até mais!

Agora que você já conhece as cinco principais doenças infantis e como preveni-las, leia também: