Claro, cada uma de nós quer ter certeza de que a criança está satisfeita, mas, infelizmente, os bebês não podem nos dizer isso diretamente. No entanto, eles enviam vários sinais que podem ser uma pista para nós. Descubra os sinais de como saber se o bebê esta com fome!

Para muitos pais, o primeiro sinal de que o bebê está com fome é o choro. Claro, às vezes isso não pode ser evitado, mas em muitos casos você pode adiantar-se no processo.

Principalmente porque é muito mais difícil se acalmar e alimentar uma criança já irritada. Ela pode acabar sugando o seio por um tempo para se acalmar, depois adormece de cansaço e logo acorda com raiva e com fome novamente.

Ok, mas como você reconhece os sinais da fome de um bebê então? Aqui estão algumas dicas.

Publicidade

Como saber se o bebê esta com fome?

bebê chorando com fome

bebê chorando com fome – Foto: Freepik

Primeiros sinais de fome:

  • Morder ou lamber os lábios
  • Abrindo e fechando a boca
  • Chupando lábios, língua, mãos, dedos, roupas

Sinais posteriores de fome

  • Procurando seios no peito da pessoa que o segura
  • O bebê se movimenta de um lado para o outro
  • O bebê fica batendo no ombro ou no peito da pessoa com a cabeça
  • O recém-nascido mostra aborrecimento
  • Apresenta respiração rápida

Sinais tardios de fome:

  • Girando rapidamente a cabeça de um lado para o outro
  • Chorando
  • Gritando

Como você saberá quando o bebê está com fome?

bebê chorando de fome

bebê chorando de fome – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Existem várias orientações que o ajudarão a determinar se seu filho está sendo amamentado com frequência suficiente.

  • Ganho de peso: em média, os recém-nascidos podem perder até 7% do peso ao nascer nos primeiros dias. Mais tarde, os bebês amamentados ganham cerca de 170 g por semana. Durante as consultas de acompanhamento com o pediatra, você poderá verificar se está ganhando peso de maneira adequada.
  • Fraldas sujas: bebês evacuam 3-4 vezes ao dia, mas cocô pode ocorrer com mais frequência, embora haja bebês que evacuam uma vez por semana. As fezes normais de um bebê amamentado são soltas, cor de mostarda e ligeiramente ácidas.
  • Fraldas molhadas: após a primeira semana de vida, o bebê suja pelo menos 5 a 6 fraldas por dia. Para verificar a aparência de uma fralda suficientemente úmida, coloque 3 colheres de sopa de água em uma fralda limpa. Isso torna mais fácil avaliar se as fraldas do seu bebê estão molhadas o suficiente.
  • Quando cheios, os bebês afastam a cabeça da mamadeira ou do seio ou simplesmente dormem. Se o seu bebê está ganhando peso de maneira adequada e evacuando regularmente, fique tranquila.

E algumas informações, vale a pena combinar leite materno com fórmula?

bebê com mamadeira

bebê com mamadeira – Foto: Freepik

Lembramos que bebês amamentados comem quando precisam. Eles decidem por quanto tempo e com que frequência querem mamar. Algumas crianças sinalizam a necessidade a cada 2-4 horas, outras com mais frequência do que a cada duas horas. Isso pode estar relacionado não tanto à fome, mas ao desejo de matar a sede.

Cuidado com a alimentação mista! Às vezes, as mães ficam preocupadas se os bebês amamentados estão realmente satisfeitos e decidem alimentá-los com fórmula artificial de vez em quando. Essa ação pode aumentar o risco de obesidade. Por quê? Você pode se concentrar mais em fazer seu bebê beber toda a fórmula da mamadeira, em vez de prestar atenção às reais necessidades dele.

Você sabia que bebês amamentados têm níveis mais elevados de leptina, o hormônio que regula o apetite?

Enquanto isso, bebês alimentados com mamadeira apresentam níveis mais elevados e secreção prolongada de insulina, o que pode causar ganho de peso excessivo, principalmente porque as fórmulas não contêm leptina. Como resultado, a autorregulação pode ser reduzida em bebês alimentados artificialmente

Publicidade

E finalmente…

Se ainda não tiver certeza, apenas abrace-o e alimente-o; especialmente se você estiver amamentando seu bebê. O bebê em seus braços encontrará alívio e ajudará você a manter a lactação. Se você estiver dando mamadeira e seu bebê apresentar sinais frequentes de fome, consulte o pediatra.

Como saber se o bebê esta com fome: principais dúvidas

bebê mamando

bebê mamando – Foto: Freepik

1 – É verdade que mulheres com seios pequenos não conseguem produzir leite suficiente?

Seios pequenos não dão leite suficiente. Isso é completamente errado. Não importa o tamanho dos seios: o que importa é a quantidade de tecido glandular. Isso pode ser menor para uma mulher com seios grandes do que para uma com seios pequenos ou médios. O seio não é um reservatório de leite, mas uma instalação de produção.

Após o parto, sempre leva algum tempo para produzir leite suficiente. Por isso muitas mães ficam sem saber se o bebê está com fome.

2 – Meu bebê sempre adormece durante a amamentação. O que posso fazer contra isso?

Verifique repetidamente se o seu bebê está posicionado corretamente: ele deve envolver o máximo de tecido mamário possível e ficar deitado de forma que não precise virar a cabeça. Sob nenhuma circunstância você deve dar chupeta nesta fase. Caso contrário, o bebê se acostumará com a sucção leve e terá preguiça de sugar.

Publicidade

3 – Ao saber se o bebê esta com fome, você pode acordá-lo para mamar?

amamentação

amamentação – Foto: Freepik

Em situações especiais, pode ser necessário acordar o bebê para mamar. É o que acontece quando as crianças não ganham peso suficiente. Mesmo os recém-nascidos com icterícia (níveis elevados de bilirrubina) devem ser amamentados regularmente, porque a falta de líquidos e alimentos aumenta os efeitos nocivos da icterícia do recém-nascido.

Em geral, pelo menos para os recém-nascidos, se o intervalo entre duas refeições da mamada nas primeiras semanas de vida for superior a quatro horas, o bebê deve ser acordado suavemente para mamar.

4 – Quanto tempo leva para que o leite materno volte a acumular após a amamentação?

Em geral, não é tão fácil falar, porque o seio não é um reservatório de leite, mas uma unidade de produção. Pouco tempo após a última mamada (por exemplo, após 15 minutos), você já está produzindo leite novamente. Quanto mais você amamenta, mais o leite é produzido.

Necessidade de alimentação em bebês que mamam

No momento em que está amamentando seu bebê, você deve ter percebido que ele não tem horários definidos. Num dia vem de hora em hora, noutros dias só precisa da mama em intervalos de algumas horas. Isso é completamente normal e também depende da fase em que seu bebê está.

Se o seu bebê for saudável, 8 a 12 refeições de amamentação em 24 horas são normais e suficientes. Não existe um esquema claro que possa ou deva ser seguido. Os bebês às vezes mamam com mais frequência e fazem uma pausa mais longa após mamar várias vezes.