A amizade infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças, por isso, hoje, vamos te contar cada benefício e como essa amizade pode ser estimulada.
As crianças devem ser estimuladas, com relação às amizades, para ajudar no melhor desenvolvimento e no crescimento delas, e nós, como responsáveis por elas, devemos sempre incentivá-las a construir laços significativos com as pessoas, principalmente com outras crianças.
Vamos nos aprofundar mais sobre a amizade infantil e todos os benefícios que vem com ela. Leia abaixo!
Veja mais: 6 dicas para fazer amizade com outras mães
Crianças dando as mãos. Foto: Canva.
A importância da amizade infantil
Uma criança que tem amigos pode crescer mais feliz e se desenvolver muito melhor. Você, como pai ou mãe, deve sempre estimular a amizade infantil, uma vez que ela é muito importante para diversas áreas da vida da criança.
Uma criança dificilmente esquecerá dos seus amigos da infância. Eles vão se tornar peças fundamentais para construção do caráter dos pequenos, e os amigos vão crescer juntos e aprender sobre as fases da vida em conjunto.
Então, a construção da amizade na infância é um momento de extrema importância, sendo que os pais devem sempre estimular os filhos a conhecer outras crianças, brincar com elas, construir laços e respeitar as diferenças, de forma saudável, é claro.
Se você deseja que o seu filho seja uma criança ativa e bem desenvolvida, estimule-o a fazer amigos e a socializar.
Quais os benefícios da amizade infantil?
Se você tem uma ou mais crianças em casa, deve se perguntar quais são os benefícios da amizade infantil, não é mesmo? Hoje nós vamos te contar quais são alguns deles e, a partir disso, vamos entender melhor como as amizades do seu filho podem o ajudar a ser alguém melhor.
Confira nove benefícios bem interessantes:
- Habilidades sociais;
- Autoestima;
- Empatia;
- Habilidades de comunicação;
- Comportamento positivo;
- Sentimento de pertencimento;
- Diversão e alegria;
- Suporte emocional;
- Aprendizado colaborativo.
Vamos juntos explorar cada um desses benefícios. Acompanhe baixo:
Veja também: Como lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade?
Crianças reunidas usando fantasias. Foto: Canva.
1. Habilidades sociais
A amizade infantil pode melhorar e muito as habilidades sociais do seu filho. Se você tem uma criança em casa que é quietinha, não interage muito e prefere ficar em casa, talvez ela só precise conhecer crianças que têm os mesmo gostos que ela.
Muitas vezes, as crianças mais quietas só precisam de uma outra criança na sua vida, para ambas compartilharem pensamentos, ideias, brincadeiras e outras coisas.
Dentre os benefícios da amizade infantil, o maior é que ela pode ajudar a sua criança a desenvolver ótimas habilidades sociais. A criança pode saber se expressar melhor, falar melhor dos sentimentos, ser mais comunicativa e interagir mais, até mesmo com os adultos.
A partir de uma amizade, a criança pode criar muitos novos laços, e cabe a você, como responsável pela criança, deixar claro para ela como é importante fazer amigos e conhecer pessoas.
2. Autoestima
Outra peça-chave que a amizade infantil pode ajudar a criança a desenvolver é a sua autoestima.
Crianças que têm contato com outras crianças podem ter uma melhor autoestima do que aquelas que vivem mais sozinhas.
Por isso, é importante levar seu filho para interagir com outras crianças, afinal, ele pode aprender a se desenvolver melhor e poderá se tornar mais confiante à medida que vai conhecendo outras crianças e vendo que cada uma é diferente, ninguém é igual, todos têm suas particularidades e é isso que os fazem especiais.
Ter a autoestima estimulada na infância pode ser muito bom para quando a criança estiver maior, até chegar na fase adulta. Ela poderá se tornar um adulto confiante de si e da sua própria capacidade.
3. Empatia
Quando as crianças têm a oportunidade de conviver umas com as outras, elas vão poder conhecer realidades diferentes das suas. Assim será muito mais fácil desenvolver empatia.
A empatia não é um sentimento que surge de um dia para o outro, ele é construído a partir das vivências que as crianças vão ter. Elas vão descobrindo, aos poucos, que ninguém é igual e que cada pessoa vive realidades diferentes.
Com isso, as crianças vão desenvolver a empatia de maneira que elas vão aprender a respeitar os colegas e se colocar no lugar do outro em situações difíceis. Também vão se sentir verdadeiramente felizes com as conquistas dos amigos e não existirá espaço para inveja e picuinhas.
Confira também: O filme “Pets” e as lições de amizade, confiança e respeito para as nossas crianças
4. Habilidades de comunicação
Crianças que têm amigos podem ser mais comunicativas e saber se comunicar bem melhor.
Quando convivem com outras crianças, elas são estimuladas a conversarem mais, a brincarem juntas e falam mais sobre os sentimentos, assim, as crianças vão desenvolvendo as habilidades de comunicação com mais facilidade.
Essas habilidades de comunicação serão excelentes para quando as crianças crescerem, pois vão ajudá-las e muito na sua vida adulta.
Portanto, sempre estimule o seu filho a fazer amigos e construir laços significativos com outras crianças.
Crianças sentadas ao ar livre. Foto: Canva.
5. Comportamento positivo
Os amigos são muito importantes para que a criança tenha comportamentos positivos.
As crianças aprendem muito umas com as outras, elas são muito observadoras e vão tentar reproduzir todo o tipo de comportamento. Crie o seu filho para ser uma boa criança e os amiguinhos dele vão repetir os bons comportamentos uns dos outros.
A construção do bom comportamento vem aos poucos, e deve sempre ser estimulada. As crianças vão aprendendo aos poucos sobre respeito, amor e afeto, assim, vão melhorando o seu comportamento e construindo boas relações a partir disso.
6. Sentimento de pertencimento
A escola é um local muito importante na vida das crianças. É lá que elas conhecem amigos que vão estar com elas durante toda a rotina delas.
Uma criança que vai construindo amizades e formando grupos de amigos vai desenvolvendo o sentimento de pertencimento. Ela pode se sentir parte de algo e isso poderá fazer muito bem para ela.
A amizade infantil pode gerar um sentimento muito especial, o de pertencimento, pois as crianças poderão se sentir incluídas e conectadas umas com as outras, o que é muito bom para a construção de uma vida feliz.
Leia também: 20 imagens revelam a amizade de um bebê com um pato (vem ver, você vai sorrir!)
7. Diversão e alegria
As crianças são pura energia, e amam brincar umas com as outras, principalmente com os seus amiguinhos.
A amizade infantil pode proporcionar muita alegria e diversão para as crianças, que vão criar aventuras juntas, contar histórias e inventar brincadeiras diversas.
A diversão está garantida quando as crianças estão juntas, por isso, sempre leve os seus filhos para brincarem em parques, na casa dos amiguinhos, promova pequenos eventos para as crianças, entre outras pequenas ações.
8. Suporte emocional
As crianças são um excelente suporte emocional umas para as outras. Elas podem alegrar umas às outras com apenas um sorriso. Isso é muito bom para todos.
Muitas vezes, as crianças podem estar passando por problemas e isso pode afetá-las, e muito, mas, os amiguinhos podem ajudar, mesmo que indiretamente.
Portanto, as crianças podem se ajudar sem nem mesmo saber que estão ajudando, às vezes uma piada que elas contam, ou um sorriso, um abraço e qualquer outra pequena atitude pode colaborar muito para o emocional das crianças.
A construção dessa relação, por si só, pode promover um apego seguro e um apoio como um todo.
Crianças brincando juntas. Foto: Canva.
9. Aprendizado colaborativo
Em uma amizade infantil, as crianças vão poder aprender tudo sobre o mundo em conjunto.
Elas poderão construir a própria individualidade e também saber como lidar com o coletivo. Entendendo os erros e acertos de todos, elas podem aprender juntas sobre respeito, paciência e empatia.
As crianças poderão ter um aprendizado colaborativo, pois com as idades próximas, elas vão ter experiências parecidas, e assim, juntas, como amigas, as crianças poderão se ajudar sempre que possível e apoiar umas às outras em qualquer oportunidade.
Confira também: Como organizar o batizado do bebê: Passo a passo completo!
Como estimular a amizade infantil?
Agora que já conhece os benefícios, você vai aprender a como estimular a amizade infantil.
A princípio, é preciso que você saiba que é primordial ter uma boa relação com o seu filho, para que ele entenda que todas as relações dele devem ser boas e saudáveis também.
Você será o grande exemplo do seu filho, por isso, tenha boas relações com seus amigos e familiares, assim ele pode entender como é importante ter amigos.
Acompanhe abaixo algumas atitudes que vão te ajudar a estimular o seu filho a fazer amizades:
- Seja exemplo;
- Leve-o para conhecer crianças;
- Ensine sobre respeito;
- Dê suporte emocional para a criança;
- Evite ser superprotetor.
Leia mais sobre cada tópico abaixo e saiba como estimular o seu filho a ter boas amizades.
Veja mais: Como incentivar a criança a comer bem?
Seja exemplo
Tenha boas relações e mostre a seu filho como é importante ter amigos que respeitem seus momentos e estejam sempre ao seu lado, nos bons ou nos maus momentos.
Tenha relações firmes que vão fazer sua criança entender que as amizades precisam ser sinceras e boas. Que em uma amizade todos devem ser felizes acima de tudo.
Seja um exemplo mostrando suas boas amizades. Os filhos observam muitos os pais e desejam ser iguais a eles, por isso, ser um bom exemplo é importante.
Leve-o para conhecer crianças
Uma criança que só vive em casa não consegue fazer amizades. É preciso que ela tenha contato com as crianças e não só no ambiente escolar, mas em outros espaços também
Leve seu filho para parques e shoppings, marque um momento para que as crianças se reúnam na sua casa para brincarem juntas. Você também pode deixar seu filho brincar na rua com outras crianças, claro que sempre com supervisão.
Assim, a criança vai poder conhecer novas crianças e dar início a boas amizades na infância.
Crianças caminhando juntas. Foto: Canva.
Ensine sobre respeito
Para que o seu filho possa construir boas amizades na infância, é preciso que você ensine a ele sobre respeito ao próximo.
Assim sendo, ensine o seu filho que é muito importante respeitar as diferenças das crianças, sejam elas quais forem. Com o respeito, seu filho poderá conquistar muitos amigos.
Para construir boas amizades é preciso que todos saibam se respeitar e aprender a conviver com as diferenças uns dos outros.
Dê suporte emocional para a criança
Deixe claro para a criança que nem sempre todos vão querer ser amigo dela, isso pode até parecer bem triste, mas poderá ensiná-lo desde cedo que as pessoas têm vontades e desejos diferentes um dos outros.
Caso o seu filho passe por uma situação difícil em uma amizade, como brigas, desentendimentos e outras coisas, sempre esteja disponível para ser o suporte emocional dela.
Mostre que está tudo bem contar a você sobre tudo e que as coisas se resolvem com o tempo e com um pedido de desculpas. Assim, além de o seu filho aprender mais sobre amizade, você e ele ainda terão o laço familiar reforçado.
Leia mais: Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal?
Evite ser superprotetor
Os pais podem, às vezes, ter muito medo de que os filhos se machuquem, mas isso faz parte do processo natural da vida.
Deixe que seu filho viva a vida dele, não faça proibições desnecessárias, deixe que tome as próprias decisões. Oriente-o para o bem e nunca imponha seus desejos acima dos deles.
Seja amigo e ouça sempre o que eles têm a dizer.
Gostou do nosso conteúdo sobre amizade infantil? Continue nos acompanhando para mais dicas. Deixe seu comentário ou sugestão sobre o tema e até a próxima.
Veja agora: