Muitos pais buscam maneiras de ajudar seu filho a compartilhar brinquedo de uma forma mais tranquila, sem grandes “birras” ou algo semelhante, com o intuito de passar o valor do compartilhamento aos pequenos. No entanto, sabemos que nem sempre as crianças aceitam a demanda de emprestar e compartilhar algo que têm, não é mesmo?

Pensando nisso, fizemos este guia com uma série de dicas e considerações que podem ajudá-lo a começar a plantar a sementinha do compartilhamento no seu filho. Acompanhe e reflita com a gente!

Veja também: Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

ajudar seu filho a compartilhar brinquedo

Crianças brincando em um parquinho. Foto: Canva.

Publicidade

Dicas de como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo

Antes de vermos algumas dicas de como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo, queremos deixar claro um ponto: crianças pequenas são egocêntricas, simples assim. Isso porque o egocentrismo faz parte do desenvolvimento humano. Elas ainda não entendem que é importante compartilhar as coisas e oferecer aos amiguinhos a oportunidade de terem o que ela tem. É muito difícil para uma criança conseguir partilhar.

No entanto, isso não quer dizer que não devamos ensinar isso a elas, concorda? É imprescindível que os pais comecem a incentivar o compartilhamento desde cedo, para que, aos poucos, a criança atravesse essa fase do egocentrismo e comece a se tornar um ser humano mais empático e que sabe da importância das outras pessoas e de seus respectivos desejos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, não encare as dicas abaixo como uma solução infalível, mas, sim, encare como caminhos e possibilidades de desenvolvimento do valor de compartilhar.

Com isso em mente, sigamos para as nossas considerações:

1. Como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Comece sendo um exemplo

Uma coisa que nós, adultos, nunca podemos nos esquecer é o fato de que as crianças se espelham muito em nós. Isto é, nossos comportamentos servem de base para muitas decisões dos pequenos. Se agimos de forma mais irritada, sendo agressivo com as pessoas, as crianças podem absorver essa forma de agir como a ideal.

No caso do compartilhamento de brinquedos, se nós demonstramos muito ciúmes das nossas coisas e nunca permitimos que ninguém mexa no que temos, como poderemos passar para a criança a ideia de que compartilhar é bom? Pois é!

Publicidade

Por isso, antes de mais nada, comece a refletir um pouquinho sobre como você tem agido na frente do seu filho. Avalie se você tem sido um bom exemplo com relação ao ato de compartilhar. Caso esteja, ótimo! Mas, se não estiver, pense em como é possível começar a mudar essa postura no dia a dia.

Leia mais: Benefícios da música para o desenvolvimento infantil

ajudar seu filho a compartilhar brinquedo

Crianças brincando em uma salinha. Foto: Canva

2. Inicie esses ensinamentos o quanto antes

Outro ponto que devemos ter em mente é que o ato de ajudar seu filho a compartilhar brinquedo deve ser algo colocado em prática desde cedo. Não espere para ensinar isso apenas quando a criança estiver começando a ir à escola, por exemplo. Mas, sim, ajude-a a compartilhar, dentro dos limites de cada idade, com os irmãozinhos e, caso não tenha, com os próprios pais.

Quanto mais vezes inserirmos o ato de compartilhar na rotina, de uma forma mais leve e natural, mais fácil será para a criança entender que tal comportamento é importante. E ainda: mais fácil será para ela entender que depois de compartilhar ela poderá ter o brinquedo dela de volta.

3. Explique por que compartilhar é importante

Além de começar a introduzir o comportamento de compartilhar na rotina, lembre-se de outro fator que pode fazer toda a diferença: ensinar o seu filho os motivos pelos quais compartilhar é importante.

Publicidade

Afinal, por que ele deve compartilhar? Pense um pouco sobre isso. Se você deixar claro para a criança os benefícios de compartilhar algo, haverá mais chances de ela aceitar esse tipo de situação.

Em contrapartida, se não houver nada de positivo nesse ato, fazendo com que ela associe o compartilhamento do brinquedo apenas com a angústia de ter que esperar, como ela poderá entender que essa atitude é boa?

Portanto, comece a conversar com o seu filho sobre o quanto compartilhar é importante para fazer amigos, estreitar laços, propagar o bem, colocar-se no lugar do outro, etc.

Leia mais: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular?

Crianças brincando de pular corda. Foto: Canva.

4. Como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Experimente usar um cronômetro

Se o seu filho tem demonstrado muita relutância na hora de compartilhar alguma coisa, experimente utilizar um cronômetro para ajudá-lo a enxergar, no compartilhamento, um “fim”. Isto é, ajude-o a perceber que compartilhar um brinquedo não é o mesmo que dá-lo para o amiguinho, e que ele poderá ter o brinquedo de volta depois de um tempo.

Para isso, use um cronômetro (caso a criança já compreenda os números) e diga que quando chegar ao zero o seu filho terá o brinquedo de volta.

Lembre-se de começar esse exercícios com tempos mais curtos, ok? Nada de colocar uma hora de espera logo de cara, pois isso poderia gerar muita ansiedade e angústia no seu pequeno.

5. Reforce o comportamento com elogios

Além de tentar sempre implementar o comportamento de compartilhar na rotina, que tal realçar quando ele acontecer? Isto é, comece a elogiar a criança todas as vezes que ela compartilhar algo com alguém. Mostre que esse comportamento é muito positivo e digno de elogios, fazendo com que o pequeno perceba que ele recebe a recompensa de carinho e palavras bonitas dos pais.

Claro que você não precisa elogiar para sempre e em todos os momentos, mas lembre-se de que esse tipo de reforço pode fazer a criança perceber o quanto compartilhar faz bem para ela, uma vez que ela se sente contente com o que ouve dos pais.

Veja também este conteúdo: Ter filhos é dar adeus à modéstia. Ou: por que curtimos elogiar os filhos?

6. Como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Estimule a empatia do seu filho

As crianças nem sempre têm o discernimento de pensar sob a ótica do outro. E convenhamos: nem mesmo os adultos têm esse discernimento o tempo todo, concorda? Por isso, é muito importante que os pais comecem a estimular, desde cedo, o valor da empatia.

Mas como isso pode ser feito? Você pode conversar com a criança para que ela pense sobre como ela se sentiria se quisesse brincar um pouquinho com o brinquedo do colega e ele nunca permitisse, de forma alguma.

Em outros momentos, além da hora de compartilhar o brinquedo, esse tipo de valor também pode ser estimulado. Você pode, junto com o seu filho, cuidar de plantinhas, por exemplo, para que ele internalize o quanto as nossas ações podem comprometer ou ajudar os seres vivos à nossa volta.

Dessa maneira, no dia a dia ele também começará a prestar mais atenção nos comportamentos que coloca em prática com relação às outras pessoas, o que poderá ajudá-lo a ser mais empático e, consequentemente, pensar melhor na hora de compartilhar algo.

Inclusive, se você quiser mais dicas sobre esse assunto, veja o nosso artigo sobre como estimular a empatia nas crianças.

Crianças brincando ao ar livre. Foto: Canva.

7. Estimule a brincadeira em conjunto

Não há como uma criança aprender a compartilhar brinquedos se ela nunca tiver a oportunidade de brincar em conjunto, concorda? Portanto, quando houver possibilidade para isso, leve o seu filho para brincar em um parque com outras crianças, por exemplo.

Ou então, permita que ele passe um tempo na casa de um amiguinho, e vice-versa. Dessa maneira, ele começará a entender que, quando interagimos com o outro, passamos a oferecer algo nosso. No caso das brincadeiras, os brinquedos começam a ser compartilhados para que toda a diversão seja garantida.

Em contrapartida, se a criança sempre permanecer sozinha e nunca brincar com ninguém, quando ela chegar na escolinha poderá ter grandes dificuldades para compartilhar alguma coisa.

E sabe o que mais? Se ela simplesmente for forçada a compartilhar, de uma hora para outra, poderá viver uma grande sensação de estresse, infelizmente. Por isso, começar a ensinar o valor do compartilhamento desde cedo, e reforçar isso permitindo que a criança brinque em conjunto, são medidas bem interessantes.

8. Como ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Use historinhas para incentivar o compartilhamento

Nem sempre as medidas acima serão o suficiente para que a criança possa compartilhar os seus brinquedos com os colegas. Isso varia muito da personalidade da criança, formas que os estímulos estão sendo oferecidos, importância do brinquedo, contexto, vínculo com a outra criança, etc.

Portanto, quando você perceber que as ações não têm trazido resultados interessantes, considere utilizar historinhas para fazer com que o pequeno enxergue a situação sob novas perspectivas.

Por exemplo, contar a historinha de um personagem que nunca tinha amiguinhos para brincar, mas que conseguiu construir amizades quando aprendeu o poder de compartilhar e interagir com os outros, pode fazer a criança perceber que, durante as interações, nós sempre entregamos algo ao outro, e é isso que fortalece nossas amizades.

Obviamente, a criança não terá subsídios para ter insights tão abstratos, portanto, a historinha precisa ser alinhada à faixa etária e precisa deixar claro que compartilhar brinquedos é algo que faz bem, que ajuda a criança a fortalecer amizades, etc.

Ao mesmo tempo, cuidado para não criar a narrativa de que só tem amigos quem tem o que compartilhar, ok? Não estamos falando que só existe amizade se a criança empresta algo. É preciso cuidar da forma como essa mensagem será passada para não confundir o pequeno.

Portanto, fale que compartilhar faz parte das relações e também deixe claro que cada um compartilha o que pode e quando pode.

Veja mais: 5 motivos pelos quais as crianças destroem os seus brinquedos

Crianças brincando juntas. Foto: Canva.

9. Seja paciente e entenda o seu pequeno

Se você quer realmente ajudar seu filho a compartilhar brinquedo, lembre-se de que esse processo não acontece da noite para o dia. A criança pode precisar de um tempo para conseguir internalizar a necessidade de compartilhar e, assim, pode ser que ela ainda fique brava e emburrada muitas vezes ao longo do tempo.

À medida que ela for crescendo e entendendo melhor o conceito de compartilhamento, esse tipo de comportamento tende a diminuir. No entanto, o estímulo a esse tipo de prática deve ser mantido, ok?

Esteja sempre atento aos momentos que você pode instigar o comportamento de partilhar, de modo saudável e equilibrado, sempre elogiando a criança quando ela tiver atitudes altruístas e espontâneas.

Assim, pouco a pouco você ajuda a formar um cidadão que pensa nos outros!

10. Seja consistente nos seus ensinamentos

Não se esqueça de que tudo aquilo que queremos ensinar de importante às crianças exige consistência. Precisamos de paciência, precisamos implementar novas estratégias, e precisamos, acima de tudo, de coerência com relação ao que estamos ensinando.

Afinal, se ensinarmos a importância de compartilhar brinquedos, e não formos um exemplo, como seremos coerentes? Como manteremos a consistência na narrativa de que é importante compartilhar? Pois é!

Por isso, esteja sempre atento às suas atitudes, não desista e siga em frente nesse projeto lindo que nós, adultos, temos de ensinar os pequenos sobre a vida e os relacionamentos sociais. Boa sorte na sua jornada!

Veja agora: