Possivelmente você já deve ter ouvido muitos mitos sobre a fralda de pano por aí, embora talvez não tenha se dado conta deles. Pensando nisso, preparamos este guia com o intuito de desmistificar esse tipo de peça para bebê com o objetivo de ajudá-lo a decidir, por conta própria, se essa é a opção ideal para o seu filho ou não.

Acompanhe e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Depois, veja o nosso conteúdo que explica como lavar fralda de pano.

Principais mitos sobre a fralda de pano

São muitos os mitos sobre a fralda de pano que costumam ser propagados. Há quem acredite que esse tipo de fralda é “inapropriada”, tendo em vista que a modernidade criou opções descartáveis. Porém, pare e pense: só porque a modernidade criou algo novo nós precisamos, necessariamente, aderir a ela? Pois é!

Publicidade

Nem sempre as “modernidades” estarão dentro do estilo de vida de todas as pessoas. Isso quer dizer que a fralda ecológica pode, sim, ser uma excelente alternativa para muitas famílias.

Obviamente, não estamos aqui para dizer a você que a fralda de pano é a melhor coisa do mundo e sempre será mais interessante que a descartável, mas, sim, estamos aqui para apresentar os mitos sobre a fralda de pano com o propósito de que você tome a sua decisão em informações mais precisas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isto é, sem se deixar levar pelos mitos que costuma ouvir por aí, está bem? Depois de quebrar cada mito, ficará em suas mãos avaliar se adquire esse tipo de fralda para o seu bebê ou não. Vamos lá!

mitos sobre a fralda de pano

Pilha de fraldas de bebê. Foto: Canva.

1. É muito difícil lavar a fralda de pano

Esse é um dos principais mitos sobre a fralda de pano que costumam ser propagados. Apesar de parecer mais “difícil” o fato de ter que lavar as fraldas, esse processo não precisa ser complicado.

Na realidade, basicamente é preciso remover o excesso de sujeira e despejar no vaso sanitário e, depois, levar as fraldas para lavar na máquina, com sabão neutro.

Publicidade

O que devemos ter em mente é que o processo de lavar uma fralda de pano será semelhante ao que acontecerá quando a criança estiver desfraldando. Ao pensar sob essa perspectiva, talvez você enxergue a situação de forma diferente, não é mesmo?

Veja também: Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?

2. Usar fralda de pano é retroceder

De forma alguma! E muito pelo contrário! Como mencionamos anteriormente, só porque existem as fraldas descartáveis não significa que você deve usá-las para estar “moderno”.

Além do mais, devemos sempre nos recordar de que as fraldas descartáveis poluem o meio ambiente e demoram centenas de anos para se decompor.

Em contrapartida, as fraldas de pano não causam esse tipo de impacto, ao menos não no mesmo volume, pois serão usadas muito menos fraldas de pano do que descartáveis.

Logo, utilizar fraldas ecológicas não é retroceder, mas, sim, pode ser encarado como uma forma de cuidar do nosso planeta para o futuro e para as próximas gerações.

Publicidade

Menina linda rindo. Foto: Canva.

3. Mitos sobre a fralda de pano: As fraldas de pano são mais caras e fazem a mãe gastar mais

Outro dos mitos sobre a fralda de pano que costuma ser propagado com muita frequência! Afinal, só porque as fraldas de pano podem ser um pouco mais “caras” na hora de comprar, não quer dizer que a mãe terá que gastar mais por isso.

Pois pare e pense: quantas fraldas de pano você precisará comprar? Calcule e faça um orçamento. Depois calcule e faça um orçamento da quantidade de fraldas descartáveis, de boa qualidade, que precisaria comprar. Além disso, considere a compra de pomadas e talcos que tendem a ser caros… Vá colocando tudo isso na sua listinha de compras. No fim das contas, o valor será bem elevado.

Já com as fraldas de pano isso tende a reduzir. Mesmo que uma fralda, em si, seja mais cara, você não precisará ficar recomprando várias e várias. Além disso, muitos fabricantes dizem que o uso de pomada anti-assadura é dispensável, sendo este mais um custo a menos.

Leia mais: Quarto de bebê econômico: 10 dicas para economizar na hora

4. Fraldas de pano são menos absorventes

Na realidade, as fraldas de pano possuem capacidades semelhantes às descartáveis. Isso quer dizer que você poderá se sentir seguro com o seu bebê enquanto ele estiver usando a fralda de pano, pois os materiais utilizados na estrutura dessa fralda são capazes de “dar conta do recado” e de garantir que tudo fique no seu devido lugar.

Obviamente, se você ultrapassar o tempo de uso ou a quantidade de urina que a fralda suporta, vazamentos poderão acontecer. Mas isso também aconteceria com fraldas descartáveis.

5. Mitos sobre a fralda de pano: Fraldas ecológicas podem causar mais assadura

Pelo fato de as fraldas ecológicas não contarem com produtos químicos em sua composição, bem como há, ainda, a vantagem de a região íntima do bebê poder “respirar” pelo tecido, as chances de assadura podem cair consideravelmente.

Inclusive, há muitos relatos de pais que dizem que o bebê parou de sofrer com assaduras depois que as fraldas de pano começaram a ser usadas. Portanto, esse é mais um dos mitos sobre a fralda de pano!

Foco na fralda e nas perninhas do bebê. Foto: Canva.

Leia mais: Como tratar a assadura no bebê?

6. O bebê se sente desconfortável com essas fraldas

As chances de o bebê se sentir desconfortável com uma fralda descartável são maiores do que com uma fralda de pano. Afinal, o pano é mais macio, tem o toque mais suave, permite uma transpiração mais tranquila, etc. Já a fralda descartável pode abafar mais a região íntima, ficar apertando nas perninhas, etc.

Portanto, quando você ouvir falar que as fraldas ecológicas são desconfortáveis, lembre-se de que, na maior parte das vezes, esse discurso se trata de um mito, ok?

7. Fraldas de pano demoram dias para secar

Bem, aqui depende do ponto de vista. Quando uma pessoa diz que uma fralda de pano leva dias para secar, é porque ela está tentando secar de forma equivocada, na maior parte das vezes.

Isso porque esse tipo de fralda precisa ficar pendurada em um local bem ventilado e com contato com o sol. Quando não houver sol, é possível recorrer ao secador ou à secadora, mas sempre considerando as recomendações do fabricante e evitando colocar calor na parte externa, ou seja, na “capa” da fraldinha.

Assim, ela poderá secar com facilidade e, ainda, ter a vantagem de matar todas as bactérias com o calor e também com a luminosidade do sol.

Além disso, lembre-se de ter um “esqueminha” de fraldas, para sempre ter fraldinhas limpas, outras secando e outras sendo lavadas. Desse modo, criam-se ciclos que evitam a “pressa” para que as fraldas sequem.

Leia mais: Ajudar crianças com pesadelos: Ações que podem auxiliar

Lindo bebê de bruços sorrindo. Foto: Canva.

8. Mitos sobre a fralda de pano: Fraldas de pano são menos eficazes no controle de odores

Por fim, mais um dos mitos sobre a fralda de pano é a velha história de que esse tipo de fralda “fede” ou tem menor controle de odor. Na realidade, os tecidos usados nas fraldas ecológicas visam criar sim uma “barragem” no mau odor, evitando a propagação.

No entanto, se a criança ficar muito tempo com a fralda suja, é claro que isso causará mau cheiro. Além disso, é preciso usar um bom sabão neutro para lavar as fraldas, deixando-as no sol em seguida, para assim evitar que o cheiro ruim fique impregnado no tecido.

Portanto, quando pensamos que a fralda de pano tem cheiro ruim, estamos mais falando da forma como elas foram lavadas e trocadas, do que do cheiro que elas realmente podem propagar. Pense nisso!

Qual a sua decisão sobre as fraldas de pano?

Agora que você conheceu os principais mitos sobre a fralda de pano, deixamos aqui um questionamento: você acha essa opção interessante para o seu filho ou não usaria de jeito nenhum? Será que a fralda de pano é uma boa opção, baseando-se no seu estilo de vida? Ou você prefere a praticidade das peças descartáveis?

Não deixe de comentar! Vamos adorar saber a sua resposta.

Veja agora: