Existem muitas brincadeiras de verão para os pequenos se divertirem ao mesmo tempo em que se refrescam. Nesta época do ano, a diversão costuma ser regada com muita água fresquinha e atividades ao ar livre.

Porém, sabemos que nem sempre estamos super criativos na hora de propor brincadeiras às crianças. Por isso, preparamos este guia com ideias que poderão surpreender os seus filhos. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

brincadeiras de verão para os pequenos

Crianças brincando ao ar livre. Foto: Canva.

Publicidade

Opções de brincadeiras de verão para os pequenos

As brincadeiras de verão para os pequenos são super democráticas e podem ser adaptadas de acordo com a realidade do seu pequeno. Se ele prefere brincadeiras mais agitadas, a guerra de balão de água pode ser ótima. Se ele prefere algo mais calmo, a corrida de barquinhos na água poderá ser uma boa opção.

A seguir, você poderá aprender um pouco mais sobre diversas ideias diferentes. Confira:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Brincadeiras de verão para os pequenos: Pega-pega na água

O pega-pega na água, dentro da piscina, pode ser extremamente desafiador e divertido. Afinal, correr na água é algo que pode ser difícil! A água, em si, nos impede de ter a mesma agilidade que teríamos se estivéssemos correndo em um terreno seco.

Por isso, a brincadeira do pega-pega pode ser ótima. Para isso, apenas fique atento se a profundidade da piscina não é demais para alguma criança. Se todas estiverem seguras, permita-as brincar de pega-pega, mas, claro, sempre com supervisão.

Criem as regras da corrida, que pode estar relacionada com as “voltas” na piscina, ou com a chegada apenas ao outro lado. Tudo depende do tamanho da piscina.

Veja mais: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!

Publicidade

2. Guerra de balão

Esta brincadeira nem precisa de uma explicação detalhada, não é mesmo? Ela pode ser muito divertida e causar até aquele friozinho na barriga.

Afinal, quem nunca tentou fugir de um balão cheio de água e acabou sendo surpreendido?

Considere deixar a brincadeira mais divertida colocando tinta não tóxica na água dentro do balão. Acredite, isso poderá render muitas risadas!

Até mesmo o glitter biodegradável também pode ser uma boa opção de complementar a água do balão e deixar a diversão mais colorida.

brincadeiras de verão para os pequenos

Menina brincando com a pistola de água. Foto: Canva.

3. Brincadeiras de verão para os pequenos: Piscina de bolinhas e água

A piscina, por si só, é muito divertida e não pode ficar de fora da lista de brincadeiras de verão para os pequenos. Porém, para que possamos fugir da mesmice e tornar a brincadeira ainda mais divertida, que tal incluir as bolinhas coloridas sobre a água?

Publicidade

Assim, ao invés de ser uma piscina apenas de bolinha, ela também terá água, e as bolas estarão boiando. Desse modo, é possível brincar de arremessar a bolinha, nadar entre elas, enfim! São muitas opções.

Lembrando que a supervisão de um adulto é indispensável nesses casos, ok?

Veja mais: Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

4. Tiro ao alvo com pistola de água

A pistola de água pode ser muito divertida nos dias mais quentes. Além de haver a possibilidade de “atirar” um no outro, também podemos apostar na brincadeira de tiro ao alvo.

Para isso, podemos posicionar copos descartáveis, virados para baixo, em uma distância interessante. Depois, brincamos de atirar com a pistola. Aquele que derrubar mais copos pode vencer a brincadeira.

No fim, todo mundo pode atirar em todo mundo, para que se torne um momento ainda mais divertido e refrescante.

5. Brincadeiras de verão para os pequenos: Fazer picolés caseiros

Os picolés caseiros também são ótimos quando o assunto é brincadeiras de verão para os pequenos. De forma lúdica, você e seu filho podem preparar receitinhas saborosas e super refrescantes.

Além de ser um entretenimento, também se torna um momento de interação em família, o que pode criar laços e memórias inesquecíveis.

Considere, ainda, fazer picolés para dar de presente para amiguinhos ou familiares. Seu filho poderá amar ainda mais essa ideia.

Veja mais: Picolé de Melancia e kiwi: refresco para os dias quentes

brincadeiras de verão para os pequenos

Meninos brincando na poça de água. Foto: Canva.

6. Dia de praia ou de rio

Essa brincadeira é ótima para explorar a natureza, relaxar e, ao mesmo tempo, se exercitar com os pequenos. Quem nunca viu uma criança ficar super cansada depois de um dia brincando, e muito, na água? Pois é!

Se você mora perto de um rio, ou mesmo pode ir até à praia com certa frequência, viva esses momentos com as crianças.

Só não se esqueça de ficar atento às recomendações locais com relação à correnteza do rio ou às ondas do mar. E também nunca deixe as crianças brincando sozinhas.

7. Brincadeiras de verão para os pequenos: Banho colorido

Se na sua casa há uma banheira ou bacias grandes que os pequenos cabem dentro, considere a ideia de um banho colorido para se divertir nos dias mais quentes.

Para isso, basta encher os recipientes com água e pingar algumas gotinhas de corante não tóxico.

Se possível, permita que as crianças misturem as águas para formar novas cores. Assim, ao mesmo tempo que se refrescam e se divertem, elas pode aprender sobre as cores primárias e secundárias, de uma forma super descontraída.

Apenas lembre-se de selecionar recipientes que não serão manchados com o corante, ou que se forem, isso não seja um problema.

Veja mais: Dica de livro: Cores Divertidas – Romero Britto!

8. Esporte na piscina

A prática de esportes é super valiosa na infância, e pode estimular não apenas o físico, como o mental dos pequenos. Por isso, dentre as brincadeiras de verão para os pequenos, podemos selecionar os esportes na piscina como uma excelente opção.

É o caso do vôlei na água, basquete na piscina, futebol… Enfim! Podemos adaptar muitos esportes para o ambiente aquático, criando experiências sensoriais e corporais completamente diferentes das habituais, fornecendo subsídios para muita diversão e aprendizagem.

brincadeiras de verão para os pequenos

Criança brincando na água. Foto: Canva.

9. Brincadeiras de verão para os pequenos: Pesca na piscina

Sabe aqueles brinquedinhos que podem ser molhados e que isso não será problema algum? Eles podem se transformar em uma pescaria.

Para isso, basta colocar algum tipo de barbantinho mais durinho para formar o “encaixe” onde será colocado o gancho da vara de pescar.

E o ganchinho pode ser feito com canos de PVC ou algo mais durinho que não se desmanche ao ser molhado. Apenas cuidado com a escolha do material do gancho, pois arames podem causar ferimentos, ok?

Depois de tudo pronto, é só atribuir uma pontuação para cada item e ver como os pequenos vão se desenvolvendo na habilidade de pescar.

Veja mais: Brincadeiras para fazer com crianças de 10 anos. Confira 15 dicas!

10. Corrida de barquinho de papel

Esta é uma das brincadeiras de verão para os pequenos mais repletas de estímulos e momentos de aprendizagem e diversão. Primeiro, você poderá ensinar às crianças como fazer barquinhos de papel, escolhendo os papéis, dobrando, colando, decorando…

Depois dessa etapa de estímulo sensorial e aprendizagem, é hora de ir para a piscina. Marquem a largada e o ponto de chegada e brinquem!

Os pequenos podem assoprar nos barquinhos para tentar levá-los à linha de chegada. Vence quem chegar primeiro.

A competição pode ter muitas rodadas, premiação, enfim. São muitas possibilidades de transformar a diversão em um momento inesquecível.

Apenas fique atento às habilidades de cada um. Por exemplo, a diferença muito grande de idade pode impedir uma competição justa. Portanto, nesses casos, pode ser que a brincadeira seja apenas a de levar o barco até o outro lado da piscina, mas não necessariamente uma corrida.

brincadeiras de verão para os pequenos

Crianças brincando na praia. Foto: Canva.

11. Banho de gelatina

Por fim, uma das brincadeiras de verão para os pequenos que não pode ficar de fora da lista é a de banho de gelatina.

Essa opção é ideal para crianças menores, já que estimula os sentidos, principalmente o tato, por conta da textura da gelatina.

Nesse caso, basta fazer várias gelatinas em potes diferentes e permitir que a criança esmague com as mãos, pise dentro do pote, passe a gelatina no corpo, enfim.

Claro que essa brincadeira dá uma sujeira danada, e requer o preparo prévio das gelatinas. Por isso, é importante fazer quando se tem bastante tempo, ok? Para não gerar frustrações.

Assim, será possível viver momentos inesquecíveis! Lembrando, apenas, que todas as brincadeiras que citamos exigem supervisão. Fique de olho nos pequenos.

Aposte nessas ideias e divirta-se!

Veja mais: