Saber como podemos deixar o banho mais divertido para o bebê é um bom caminho para entreter os pequenos nesse momento tão importante do dia. Dessa maneira, a criança pode associar o banho a algo bacana e agradável, reduzindo as chances de ter medo, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de dicas que podem te ajudar nessa missão tão importante. Acompanhe e confira!

Veja também: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

Como deixar o banho mais divertido para o bebê?

Bebê fofo tomando banho. Foto: Canva.

Publicidade

Como deixar o banho mais divertido para o bebê?

São diversas as possibilidades que podemos colocar em prática na hora de deixar o banho mais divertido para o bebê. Essas possibilidades estão relacionadas com brinquedinhos, atividades, cantigas e muito mais. Na lista abaixo, você já pode ter uma visão geral do que pode te ajudar a criar momentos inesquecíveis com o pequeno:

  1. Invista em brinquedinhos especiais para o banho;
  2. Cante músicas divertidas;
  3. Divirta o bebê com bolhas de sabão;
  4. Use copinhos para despejar água no bebê;
  5. Faça massagens e cócegas no bebê;
  6. Conte histórias divertidas para o bebê;
  7. Use bolinhas de plástico coloridas na banheira;
  8. Brinque de “splash”;
  9. Incentive o bebê a bater os pés e as mãos na água;
  10. Brinque de caretas no espelho com o bebê;
  11. Intercale os brinquedos oferecidos.

Agora, vamos explorar cada um desses pontos acima para que você possa se inspirar ainda mais e poder criar momentos que farão o bebê dar boas gargalhadas! Acompanhe.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Invista em brinquedinhos especiais para o banho

Hoje em dia, podemos encontrar uma grande variedade de brinquedos específicos para a hora do sonho. Esses brinquedos costumam ser feitos de materiais não tóxicos, que não têm nenhum efeito negativo se são colocados na água. Além disso, são mais resistentes, o que é essencial para não soltar corante ou “se despedaçar” durante as aventuras das crianças.

São diversos os tipos que podemos encontrar em lojas de bebês. Alguns são de apertar, outros servem para flutuar, e assim por diante. Se houver essa possibilidade, você pode selecionar algumas opções diversas e assim se divertir com o pequeno durante o banho.

Veja mais: Ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Veja algumas dicas simples!

2. Cante músicas divertidas para deixar o banho mais divertido para o bebê

Os bebês estão a cada segundo desenvolvendo conexões neurais e aprendendo sobre o mundo à sua volta. Com relação à linguagem, tudo o que eles ouvem é importante para o repertório mental. Isso significa que quando você canta para o seu bebê, você estimula a linguagem! Além disso, as cantigas também ajudam a conectar os pais com a criança, ao mesmo tempo em que cria momentos agradáveis.

Publicidade

Dependendo do ritmo e da forma como você interpreta a música, ela pode deixar o banho mais divertido para o bebê, fazendo-o rir e se entreter com a sonoridade que você canta. Experimente, inclusive, cantar aquelas musiquinhas que fizeram parte da sua infância. Isso pode ser incrível!

3. Divirta o bebê com bolhas de sabão

As bolhas de sabão também são ótimas opções para quem deseja divertir o bebê durante o banho. Apenas cuidado com o tipo de bolha que for fazer, ok? Certifique-se de comprar um produto que seja próprio para crianças, pois usar detergentes comuns pode causar irritação na pele e nos olhos da criança.

Assim que você tiver um produto adequado para a criança, use e abuse das bolhas! Normalmente, bebês amam brincar com bolhinhas de sabão, divertindo-se com a grande quantidade gerada.

Veja mais: Como fazer bolhas de sabão resistentes (e gigantes!)

Como deixar o banho mais divertido para o bebê?

Bebê super feliz se divertindo no banho. Foto: Canva.

4. Use copinhos para despejar água no bebê

Os copinhos também são boas opções na hora de você deixar o banho mais divertido para o bebê. Usar copinhos de tamanhos diferentes e até mesmo coloridos pode ajudar a criança a se entreter. Além disso, estimula a coordenação motora, ao permitir que o bebê despeje a água de um copo no outro, por exemplo.

Publicidade

Você também pode surpreender a criança despejando a água morninha de um copo cheio diretamente nas costas dela, com delicadeza. A sensação pode ser bem agradável, relaxando o seu bebê e criando um momento super aconchegante.

5. Faça massagens no bebê para deixar o banho mais divertido para o bebê

Massagens relaxantes, apesar de não despertar aquelas gargalhadas gostosas no bebê, também pode deixar o banho muito mais legal para ele. Afinal de contas, assim será possível viver um momento de relaxamento muito grande, ótimo para os pequenos se sentirem bem e mais “leves”. Outro ponto positivo é que esse tipo de atividade também proporciona um momento único de conexão entre mãe e bebê, pois o toque pele a pele reforça essa conexão.

Se tiver algum produtinho especial para massagens, use e abuse dele! Assim, você poderá viver esse momento da melhor maneira possível.

Veja mais: Coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

6. Conte histórias divertidas para o bebê

Assim como as cantigas são ótimas para o desenvolvimento cognitivo do bebê, a contação de histórias também proporciona esse tipo de efeito. Você pode, inclusive, apostar naquela ideia de livros para banhos, que são feitos de plástico e são especialmente desenvolvidos para deixar o banho mais divertido para o bebê.

Mostre as imagens bonitas para a criança, conte a história detalhadamente, interaja da melhor forma possível… Tudo isso gera conexão, estimula o cognitivo do bebê e o distrai, especialmente se ele tem medo de banho ou qualquer coisa nesse sentido.

7. Use bolinhas de plástico coloridas na banheira

As bolinhas de plástico coloridas podem estimular a visão da criança, chamando a atenção dela enquanto toma um banho agradável. Essas bolinhas podem ser, ainda, de diferentes tamanhos. Apenas cuidado para não escolher opções pequenas que caibam na boca do bebê, ok? Assim você evita acidentes.

Essas bolinhas são encontradas facilmente nas lojas de brinquedo e podem criar momentos super divertidos. A criança pode tentar, inclusive, arremessar no banheiro (prepare-se para isso), divertindo-se e desenvolvendo-se.

Veja mais: Piscina com crianças: Dicas para evitar acidentes! [VÍDEO]

8. Brinque de “splash” para deixar o banho mais divertido para o bebê

Sabe aquela clássica brincadeira de fazer “splash” na água do banho do bebê? Essa também pode ser uma boa opção na hora de diverti-lo e de criar um momento de interação único.

Aqui, o interessante é começar aos poucos, sem exagerar na “pressão” ou “força” usada para respingar a água. Afinal, bater com força na água a ponto de respingar muito líquido no rosto do bebê não é nada bacana, concorda? Por isso, faça essa brincadeira com calma, sem excessos.

Como deixar o banho mais divertido para o bebê?

Linda menina tomando banho em uma banheira. Foto: Canva.

9. Incentive o bebê a bater os pés e as mãos na água

Assim como os pais podem fazer “splash” na água, o bebê também pode experimentar esse tipo de brincadeira. Para isso, o papai ou a mamãe pode estimular que a criança bata os pezinhos ou as mãos na água, vendo o que acontece em seguida.

Muitos bebês amam esse tipo de brincadeira e se divertem à beça quando têm a oportunidade de colocar em prática. Por conta disso, pode ser uma boa opção para deixar o banho mais divertido para o bebê.

Veja mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

10. Brinque de caretas no espelho com o bebê

Que tal pegar um espelho e deixá-lo um pouquinho longe da banheira, mas direcionado a você e ao bebê? Você pode fazer caretas e ver a reação do bebê, fazendo-o se “conectar” com o espelho, ao ver a própria imagem e ao ver a sua imagem.

Se ele começar a fazer caretas também, será ainda mais divertido para todos os envolvidos. Capriche nas “bobiças” nesse momento, pois as expressões faciais também podem ensinar muito aos pequenos.

Além disso, esse contato com o espelho também é um excelente estímulo para o cérebro da criança, que começa, aos pouquinhos, a reconhecer ela mesma ao se olhar para o espelho ao lado de sua mãe ou pai.

Como deixar o banho mais divertido para o bebê?

Bebê pequenino tomando banho de banheira. Foto: Canva.

11. Intercale os brinquedos oferecidos para deixar o banho mais divertido para o bebê

Uma dica extra para deixar o banho mais divertido para o bebê é você intercalar aqueles brinquedinhos que você separou para esse momento do dia. Isto é, ao invés de disponibilizar todas as opções, todos os dias, que tal ir intercalando de modo que a criança experimente brincar com um hoje, com outro amanhã, e assim por diante?

Dessa maneira, ela pode ter um interesse ainda maior pelos brinquedos, tornando os momentos mais interessantes e divertidos.

E, claro, lembre-se de caprichar no banho como um todo, além de brincar com o bebê nessa hora!

Veja também: