Pensar em coisas para fazer antes que os filhos cresçam é uma forma de aproveitar mais o presente, criando a consciência de que o tempo passa e de que daqui poucos anos essa fase de chamego e proximidade tão grande terminará.

E embora o crescimento e desenvolvimento dos filhos seja realmente algo positivo, sabemos que, às vezes, a rotina corrida pode impedir que o momento presente seja aproveitado da melhor maneira, concorda? Portanto, saber viver o presente, enquanto os filhos ainda são pequenos, encontrando espaços em nossas agendas, é crucial.

Por isso, preparamos este conteúdo com o intuito de te inspirar na hora de aproveitar aquelas horinhas que você tem com o seu filho, todos os dias. Acredite, esses momentos podem fazer toda a diferença no futuro!

Veja também: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!

Publicidade

Coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

Coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

Mãe e bebê brincando com as pecinhas. Foto: Canva.

Existem muitas coisas para fazer antes que os filhos cresçam. Cada família pode, inclusive, fazer uma listinha de atividades para cumprir. Essa listinha pode ser feita com projeções de meses e até anos. Ou seja, você pode planejar com o seu filho algumas atividades legais para fazer ao longo do ano, outras para fazer antes que ele complete 10 anos e assim por diante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mais tarde, esse cronograma divertido será motivo de muitas histórias lindas e cheias de emoção, acredite!

Então, se você quer viver isso com os seus pequenos, veja algumas ideias que podem contribuir para isso:

1. Coisas para fazer antes que os filhos cresçam: Acampar em família

O acampamento em família pode ser bem desafiador, não temos dúvida disso. Dependendo do lugar escolhido, pode haver muitos insetos, falta de banheiro com água quente, enfim. Mas, ainda assim, pode ser uma atividade e tanto para vivenciar com o seu filho.

E sabe o que mais? Se você não gosta muito de ousar nesse tipo de atividade, pode acampar no quintal de casa. Acredite, as crianças podem amar essa atividade, mesmo que seja próxima de casa.

Publicidade

Poder brincar até tarde no quintal, olhar as estrelas à noite, contar histórias em torno de uma fogueira… São muitas as brincadeiras e os momentos que podem ser vivenciados. Experimente!

Veja este texto: Acampamento no quintal: dicas e como fazer!

2. Apreciar o pequeno dormindo em seu colo

Essa é uma das coisas para fazer antes que os filhos cresçam, mas que muitos pais nem param para perceber. Afinal, não podemos nos esquecer de que por mais que o tempo possa demorar às vezes, a verdade é que ele passa voando. Quando nos dermos conta, não conseguiremos mais dar o colinho para a nossa criança dormir.

Por isso, que tal permitir apreciar o rostinho do seu filho enquanto ele tira uma soneca no seu colo? Essa experiência é capaz de despertar muitas emoções na mamãe e no papai, e pode ser vivida profundamente, por alguns minutos do dia.

Óbvio que você não precisa fazer a criança dormir no seu colo todos os dias, mas, uma vez ou outra, como depois do almoço ou durante a tarde na praia, não haverá malefícios, e você ainda poderá visualizar cenas inesquecíveis.

Coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

Mãe brincando com o seu filho de casinha. Foto: Canva.

Publicidade

3. Coisas para fazer antes que os filhos cresçam: Marcar sua altura na parede

Medir a altura da criança, marcando em um local na parede, pode ser algo incrível. Vocês podem selecionar, por exemplo, a porta do quarto da criança, e a cada X meses fazer a medição.

Você vai se surpreender e perceber que o crescimento do seu pequeno é contínuo. Esse tipo de exercício ajuda a nos conectarmos mais com a noção de tempo, nos dando subsídios para que priorizemos o aqui e o agora.

Além disso, você vai amar ver a alegria do pequeno ao perceber que está ficando cada vez mais alto e mais forte.

Veja mais: Como aliviar a dor de crescimento em crianças? Veja dicas!

4. Brincar com coisas que você brincava em sua infância

Quais eram as suas brincadeiras favoritas na infância? Em algum momento você já falou sobre isso com o seu filho? Se não, talvez essa seja uma das coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

Traga histórias da sua infância para as interações de vocês, ensine as cantigas que você cantava, mostre as dancinhas que fazia… Tudo isso pode criar muita conexão e trazer uma nostalgia agradável para você.

Afinal, lidar com uma criança é reviver a nossa própria infância. Então, que tal reviver isso de uma forma ainda mais significativa e feliz? Inclusive, aproveite para convidá-lo para praticar o seu esporte favorito. Vai que vocês formam um grande time?

Coisas para fazer antes que os filhos cresçam!

Pai e filho brincando no gramado do parque. Foto: Canva.

5. Dizer eu te amo quantas vezes forem necessárias

Você disse “eu te amo” para o seu filho hoje? Se não tem esse costume, comece a cogitar a possibilidade de dizer isso mais frequentemente, e com sinceridade, ok?

Acontece que essas palavras são praticamente mágicas, e marcam profundamente a identidade, personalidade e autoestima de uma criança.

Permitir que ela saiba que é amada a faz se sentir especial e única, valorizando a si mesma.

Veja também: Dica de livro: Eu te amo também

6. Coisas para fazer antes que os filhos cresçam: Abraçar com força ao buscá-lo na escola

Uma das coisas para fazer antes que os filhos cresçam é abraçá-los com força ao buscá-los na escola. Mas por que isso é importante, você deve estar se perguntando? Por que essa fase em que a criança ama ser paparicada na frente dos amigos costuma ser curta.

Em pouco tempo, seu filho pode dizer que é “mico” você parar o carro na frente da escola, quem dirá abraçá-lo diante dos demais.

Lembrando que esse comportamento nada tem a ver com a diminuição do amor, ok? Portanto, se você quer viver esses momentos de abraços em público, faça isso o quanto antes!

Mãe erguendo seu filho no colo. Foto: Canva.

7. Coisas para fazer antes que os filhos cresçam: Brincar de faz de conta

Sabe quando a criança oferece uma xícara de chá imaginário para você? Aceite e faça de conta que está uma delícia.

Brincar de faz de conta é super divertido e ajuda a conectar adultos e crianças. E sabe o que pode ser ainda mais legal nessa história? Você também começar a brincar de verdade, inventando suas histórias, fazendo seus bolos imaginários, e muitas outras atividades nesse sentido.

Desse modo, vocês podem interagir, criar universos únicos e diferentes, e aproveitar esses momentos de desconexão da realidade.

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?

8. Fazer um piquenique ao ar livre

Um piquenique ao ar livre pode ser muito divertido e marcante. Se vocês preparem as comidinhas juntos, então, tudo pode ser ainda mais saboroso.

Esse tipo de atividade, além de conectar o pequeno com a natureza, propicia um momento de troca e diversão que serão memorizados para sempre.

Além do mais, torna-se um momento de descanso e descontração em família.

Mãe e filho brincando com dinossauro. Foto: Canva.

9. Explorar a natureza, nem que seja no jardim

Quando foi a última vez que você explorou a natureza com o seu filho? Pense um pouquinho sobre isso.

Sabemos que o contato com a natureza é indispensável para a saúde física e mental dos indivíduos, e no caso das crianças não é diferente.

Além disso, esse contato também permite que a criança estimule a sua criatividade, aprenda mais sobre sustentabilidade e meio ambiente, e descubra formas de vida que só encontramos na natureza.

Acredite, explorar o jardim, fazer uma horta, cuidar das flores, proteger uma joaninha… Tudo isso pode ser inesquecível!

Leia mais: Importância do contato com a natureza na infância

10. Coisas para fazer antes que os filhos cresçam: Cozinhar juntos

Especialmente em datas especiais para a família, fazer receitinhas é uma das coisas para fazer antes que os filhos cresçam.

Vocês podem fazer biscoitos, tortas ou mesmo colocar em prática aquelas receitas que passaram de geração para geração. Tudo isso pode criar momentos super divertidos e saborosos.

Se quiser inovar ainda mais, pode convidá-lo para pesquisar receitas na internet e, assim, juntos vocês selecionam quais pratos serão explorados e testados na cozinha de casa.

Outra vantagem é que esse tipo de atividade pode te ajudar a ensinar o seu filho sobre alimentação saudável. Mostre a ele as melhores escolhas, modos de preparo, e assim por diante.

Tudo isso pode contribuir para que ele seja uma pessoa mais consciente com relação à própria alimentação, mais adiante, em sua vida adulta.

Pai e filho jogando futebol. Foto: Canva.

11. Fazer um dia de cinema em casa

Por fim, uma das coisas para fazer antes que os filhos cresçam é o dia de cinema. E não estamos falando em apenas escolher o filme… Estamos falando da ludicidade de preparar todo o ambiente.

É possível preparar uma pipoca de cinema, enfeitar a sala de modo que se assemelhe com a sala do cinema, e muito mais.

Até mesmo, os cartazes dos filmes podem ser confeccionados e pendurados. Para fazer, pode-se usar recorte e colagem, desenho, pintura, impressões, entre outras possibilidades incríveis.

Acredite, todas essas atividades podem marcar a memória do seu pequeno, que lembrará, mais adiante, com nostalgia desses momentos.

Que possamos construir infâncias amáveis e inesquecíveis para as nossas crianças! Boa diversão!

Veja agora: