Pensando em fazer um acampamento no quintal, mas não sabe exatamente por onde começar? Quer investir nessa brincadeira ao ar livre com os seus filhos, porém, ainda tem dúvidas sobre como deixar esse momento mais interessante?

Neste texto, apresentamos uma série de considerações e dicas que você poderá colocar em prática na hora de fazer um acampamento incrível. Acompanhe!

Veja mais: Brincadeiras de alfabetização: 15 ideias!

acampamento no quintal

Cabana iluminada no topo do morro. Foto: Canva

Publicidade

Dicas para um acampamento no quintal

O acampamento no quintal pode ser feito em qualquer época do ano, porém, recomendamos que você escolha um período que não seja nem muito quente, e nem muito frio.

A noite fria pode atrapalhar devido à necessidade de usar muitos cobertores, mantas e, claro, muita roupa. Já a noite muito quente pode atrapalhar devido aos insetos que podem aparecer – sem contar a possibilidade de chuva de verão no meio da madrugada.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, antes de agendar o seu acampamento, considere analisar a temperatura e também a previsão do tempo. Assim, as chances de sucesso poderão ser ainda maiores.

Além disso, outros cuidados e planejamentos podem ser levados em conta, e nós escrevemos alguns deles no decorrer deste texto. Venha conosco pensar em formas de preparar o seu acampamento no quintal!

1. Escolha uma cabana adequada para todos

O primeiro passo será escolher a cabana que será usada para acomodar todos os membros da família. É muito importante que o tamanho seja apropriado, para a noite não se transformar em um momento de desconforto e até mesmo de briga por espaço.

2. Acampamento no quintal: Prepare a iluminação

Depois de separar a cabana adequada para todos, é hora de preparar a iluminação. Aqui, sugerimos que você use extensões com pisca-pisca, por exemplo. O ideal, para criar uma maior iluminação, é usar lâmpadas que sejam da cor amarela.

Publicidade

Se for possível ligar algum abajur, também será interessante. Apenas tome cuidado na hora de deixar os fios espalhados, sempre evitando que fiquem no alcance de crianças pequenas, que poderiam levar choque.

Se houver a possibilidade de usar lampião, a diversão poderá ser ainda mais temática. Mas, novamente, cuidado com a posição desses materiais, ok? A segurança das crianças deve ficar em primeiro lugar.

Veja mais: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa

acampamento no quintal

Crianças comendo pipoca na cabana. Foto: Canva

3. Prepare os lanchinhos do acampamento

Quais lanchinhos serão consumidos durante o acampamento no quintal?

Procure preparar alimentos que não vão estragar, para garantir que todo mundo possa saborear sem se intoxicar.

Publicidade

Além disso, cuidado com o armazenamento desses alimentos: ele precisa ser feito com cautela, para evitar que insetos, como formigas, cheguem nos preparos e estraguem o momento da comilança.

Considere, ainda, instruir as crianças a lavarem as mãos antes de comer, para evitar contaminações.

4. É possível fazer uma fogueira?

No acampamento no quintal é possível fazer uma fogueira para criar um momento ainda mais aconchegante e temático? Analise essa possibilidade.

Caso você opte por fazer uma fogueira, use lenhas de qualidade e não materiais que possam causar intoxicação, ok?

Além disso, fique sempre atento à segurança das crianças, não permitindo que elas cheguem muito perto da fogueira, a ponto de se queimar e se machucar. Também fique de olho para que elas não arremessem brinquedos ou objetos no fogo, que poderiam queimar e causar prejuízos.

Veja também: Brincadeiras para bebês: 25 brincadeiras para se inspirar

5. Acampamento no quintal: Lembre-se de usar repelente

Apesar de o acampamento no quintal poder ser feito durante dias mais frios, para evitar o excesso de insetos, ainda assim é muito importante considerar que estamos ao ar livre e, por isso, precisamos cuidar com as picadas de mosquitos.

Logo, considere levar com você o repelente para proteger a pele das crianças e dos pais. Além disso, lembre-se de ler a embalagem para usar repelentes que são indicados para crianças, evitando alergias e problemas de saúde.

Vale destacar, ainda, que os bebês não podem usar qualquer tipo de produto, por isso, se o seu filho for muito pequeno, talvez o acampamento não seja a melhor ideia agora.

Outro ponto relevante e que recomendamos é que você também leve consigo um veneno para insetos. Caso apareça alguma aranha, barata ou outro inseto aos arredores do acampamento no quintal, será possível se livrar do problema com mais facilidade.

Apenas tenha o cuidado de não permitir que tal produto fique perto das crianças, pois elas poderiam manusear e se contaminar. Também deixe longe dos alimentos e das bebidas, para não contaminar esses produtos com componentes tóxicos do veneno.

Comidinhas para acampamento no quintal. Foto: Canva

Veja também: Pode passar repelente na barriga na gravidez?

6. Escolha cobertores adequados

Separe cobertores que possam dar conta do recado na hora de fazer acampamento no quintal. Mesmo que a estação seja primavera ou verão, pode ser que à noite fique mais frio, e estar preparado para isso é importante.

Se as crianças forem muito pequenas, fique ainda mais atento! Inclusive, talvez seja mais prudente esperar que as crianças atinjam a idade de 7 ou 8 anos, mais ou menos, para fazer esse tipo de brincadeira, pois bebês podem sentir mais frio nesses casos.

7. Acampamento no quintal: Separe as brincadeiras e os jogos

Depois que todo o cenário e todos os “equipamentos” estiverem separados, é hora de pensar no entretenimento e na diversão que fará parte da “noitada” da família.

Você pode separar jogos de tabuleiro, de carta, livros de histórias para contar aos pequenos e o que mais julgar interessante para esse momento em família.

Intercale com brincadeiras mais ativas e outras mais calmas, que possam induzir o sono e fazer com que os pequenos não durmam tão tarde.

Inclusive, pensando no soninho das crianças, considere iniciar o acampamento mais cedo, logo após o pôr do sol, para que eles não queiram permanecer acordados “madrugada a dentro” e desregularem o sono.

8. Não se esqueça da água

Assim como a alimentação é muito importante, a hidratação também deve ser priorizada. Apenas tome cuidado para não fazer com que as crianças bebam muito líquido a ponto de ficarem acordando a noite inteira para ir ao banheiro.

Se porventura você der muito líquido, é quase certo que eles irão acordar em algum momento, e isso poderá transformar o acampamento no quintal em um transtorno.

9. Acampamento no quintal: Possibilidade de usar toalhas no chão

Para deixar as crianças mais livres e confortáveis, forre o chão em volta da cabana com algumas toalhas velhas. Assim, elas poderão se sentar ao ar livre, olhar as estrelas, brincar dessa forma, e assim por diante.

Caso posicione as toalhas ao redor da fogueira, fique atento para que não respingue nenhuma fagulha que poderia atear fogo nos tecidos.

Veja mais:Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

Família brindando em um piquenique. Foto: Canva

10. Corte a grama no dia anterior

Outra dica interessante é o cuidado com o jardim no dia anterior ao acampamento no quintal. Se você deixar a grama muito alta, poderá atrair mais insetos. Em contrapartida, se cortá-la e logo instalar a cabana, poderá sofrer com muitos mosquitos.

Por isso, cortá-la e limpá-la no dia anterior pode ser mais viável.

11. Cuidados com a segurança de todos

Apesar de ser feito no quintal, o acampamento exige um olhar atento dos pais. Não levem materiais de valor para a cabana, especialmente se a casa for muito acessível para quem passa na rua.

Além disso, se a sua casa possui piscina, lembre-se de fechá-la com segurança, para evitar que os pequenos brinquem em volta dela e acabem caindo.

Analisar o ambiente e averiguar se não existe a possibilidade de haver insetos peçonhentos, como aranhas, é indispensável para que todo mundo se divirta com conforto e segurança.

Roda de crianças jogando carta. Foto: Canva

Também instrua as crianças para que não fiquem andando fora da cabana quando os pais já estiverem dormindo. Diga que, caso precisem ir ao banheiro, é importante que acordem algum adulto.

Outro cuidado que podemos levar em consideração é com relação às famílias que têm pets. Se o cachorro for de grande porte e bravo, é importante que ele permaneça preso no momento do acampamento, para evitar que ele “ataque” a cabana e machuque uma criança.

 

Essas e outras medidas poderão ajudá-lo a criar um acampamento no quintal incrível. Aposte e boa diversão para você!

Veja também: Primeira vez do bebê na praia? Confira dicas!