O sonho de toda mãe é saber como fazer seu bebê dormir sozinho no berço, não é mesmo?

Algumas dicas são passadas de geração em geração e conhecidas por todos: contar uma história para dormir ou cantar uma música de ninar… Você provavelmente já conhece essas dicas, porém o que mais pode ser feito para o bebê dormir sozinho? Você sabe o que fazer?

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 14 dicas para você colocar em prática e testar com o seu bebê. Com certeza, elas serão muito úteis na hora de fazer o seu pequeno dormir.

Confira a seguir!

Publicidade
bebê dormir sozinho

Mãe fazendo bebê dormir no berço. Crédito da foto: Freepik

Dicas para ensinar o bebê a dormir sozinho no berço

É claro que, quando o bebê é recém-nascido e ainda muito novinho, é preciso ter supervisão dos pais, porém por volta dos 8 ou 9 meses de idade, o bebê já pode começar a dormir no berço, sem precisar ficar no colo para pegar no sono.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

No entanto, para conseguir atingir este objetivo é preciso acostumar o bebê aos poucos. Os passos que vamos ensinar agora podem ser seguidos aos poucos, um a cada semana, porém cada bebê tem o seu ritmo.

Lembre-se de que eles precisam de um tempo para se acostumar, por isso o ideal é que cada família veja quando se sente seguro o suficiente para avançar ao próximo passo.

Sabemos que cada bebê se desenvolve de uma maneira diferente, portanto o que funciona para um pode não ser tão bom para outro, sendo fundamental que os pais tenham paciência e perseverança para seguir os passos a seguir.

Caso o bebê não durma mesmo após as dicas, pode ser válido consultar um psicólogo infantil para que sejam feitas orientações mais técnicas sobre como fazer com que o bebê durma sozinho.

Publicidade
Abaixo, confira as dicas mais importantes para ajudar a criança a dormir sozinha!

1. Respeitar a rotina do sono:

O primeiro passo é fundamental e consiste em respeitar a rotina do sono do bebê, criando hábitos que devem ser mantidos sempre na mesma hora, diariamente, por no mínimo 10 dias.

Por exemplo: O bebê pode tomar banho às 19:30, jantar às 20h, mamar ou tomar a mamadeira às 22h, a seguir o pai ou a mãe já podem ir para o quarto com ele, mantendo uma luz baixa, de presença, num ambiente calmo e tranquilo, que favorece o sono e trocar a fralda e colocar o pijama.

Você deve estar muito calma e centrada e falar com o bebê sempre baixinho para que ele não seja muito estimulado e fique mais sonolento. Se o bebê está habituado ao colo, você pode inicialmente seguir esta rotina e adormecer o bebê no colo.

2. Colocar o bebê no berço:

Após a rotina da hora do sono, ao invés de ficar com o bebê no colo para ele dormir, você deve colocar o bebê no berço e ficar ao seu lado, olhando para ele, cantando e ninando o bebê para que ele fique calmo e sossegado. Você pode até mesmo colocar um pequeno travesseiro ou um bichinho de pelúcia para dormir com o bebê.

É importante resistir e não pegar o bebê no colo se ele começar a resmungar e chorar, mas se ele chorar de forma muito intensa por mais de um minuto, você pode repensar se está na hora dele dormir sozinho ou se vai tentar mais adiante.

Se esta for a sua opção, mantenha a rotina do sono para que ele fique sempre habituado a ela porque assim ele se sentirá mais seguro no quarto e vai dormir mais rapidamente.

Publicidade

Outra dica é deixar o bebê no berço apenas para dormir. Ou seja, brincar ou fazer qualquer outra coisa que não seja dormir pode ser feito no tapete infantil. O berço é apenas para quando ele adormece, seja durante os cochilos ao longo do dia ou à noite.

Criar esse hábito ajuda o seu bebê entender que o berço é apenas para a hora de dormir.

Mãe colocando seu bebê para dormir no berço, segurando um bichinho de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço:

Reforçando a última dica, se o bebê estiver apenas resmungando e não chorar por mais de um minuto, você pode tentar resistir a não pegá-lo no colo mas deve ficar bem pertinho, fazendo carinho nas costas ou na sua cabecinha, dizendo “xiiii”, por exemplo.

Assim, a criança pode se acalmar e pode se sentir segura e parar de chorar. No entanto, ainda não é hora de sair do quarto e você deve chegar até este passo em duas semanas aproximadamente.

4. Se afastar aos poucos, porém ainda no quarto:

Se você já não precisa pegar o bebê no colo e se ele já se acalma deitado no berço, só com a sua presença por perto, você já pode começar a se afastar aos poucos.

Por exemplo, você pode ficar sentada na poltrona da amamentação, na cama ao lado ou até mesmo sentar no chão, mas não sair completamente do quarto.

O importante é que o bebê perceba a sua presença ainda no quarto e se ele levantar a cabeça irá te encontrar olhando para ele, e pronta para o acudir, se for necessário.

Dessa forma, a criança aprende a ter mais confiança e se sente mais segura para dormir sem o colo.

5. Mostrar segurança e firmeza ao bebê:

Com o último passo, o bebê vai percebendo que você está ali por perto, mas distante do seu toque. É importante que ele perceba que você está ali pronta para o consolar, mas que não vai pegá-lo no colo sempre que ele resmungar ou ameaçar chorar.

Assim, se ele ainda começar a resmungar no berço, ainda distante você pode com muita calma fazer somente “xiiii” e ir falando com ele bem baixinho e com calma para que ele se sinta seguro.

Bebê recém-nascido no berço. Crédito da foto: Freepik

Bebê dormir sozinho: 6. Ficar no quarto até ele dormir:

Inicialmente você deve ficar no quarto até o bebê dormir, fazendo disso uma rotina que deve ser seguida por algumas semanas.

Aos poucos você deve ir se afastando gradualmente, cada semana um pouquinho mais, até que possa ficar encostada na porta do quarto do bebê. Após ele dormir, você pode sair do quarto, em silêncio para que ele não acorde.

Mas lembre-se de que você não deve sair do quarto de forma repentina, nem colocar o bebê no berço e virar as costas para ele ou não tentar consolar o bebê quando este chora e demostra que precisa de atenção.

Os bebês não sabem falar e sua maior forma de comunicação é o choro e por isso quando a criança chora e ninguém o atende, ele tende a ficar mais inseguro e assustado, fazendo com que chore ainda mais.

Por isso, se não for possível cumprir estes passos a cada semana, você não precisa se sentir fracassada, nem ficar com raiva do bebê. Cada criança se desenvolve de um jeito e às vezes o que funciona para uma, não funciona para outra.

Há bebês que gostam muito de colo e se seus pais não veem problema em ficar com a criança no colo, não há motivo para tentar essa separação se todos estiverem felizes.

Bebê dormir sozinho: 7. Evitar estímulos antes de dormir:

Alguns estimulantes como televisão, músicas e barulhos muito altos, por exemplo, pode fazer com que o bebê tenha dificuldades para dormir ou desperte várias vezes ao longo da noite.

Por isso, é importante evitar estímulos que possam interferir na rotina diária de sono do bebê.

8. Deixe o bebê alimentado, mas não muito:

Além disso, não é recomendada a oferta de comidas muito pesadas ou em grande quantidade antes de dormir. Além de aumentar as chances de refluxo, pode causar sensação de estufamento e dificultar o relaxamento.

Uma opção é oferecer o jantar completo mais cedo e uma ceia leve antes de dormir.

Leia aqui: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Bebê deitado no berço. Crédito da foto: Freepik

9. Deixe um brinquedo macio por perto para o bebê:

Muitos bebês gostam de dormir com um paninho ou uma naninha (aqueles travesseiros em forma de bichinhos). Além de macios, costumam ter o cheiro dos pais, o que causa conforto para os bebês e crianças na hora de dormir.

Além dessas dicas, existem espalhadas pela Internet diversas táticas que podem ajudar o seu o bebê a dormir mais rápido.

Entre os métodos, temos o acariciar da região ao redor das sobrancelhas, que pode ajudá-lo a relaxar. Há também a técnica de segurar o bebê ao lado do corpo e ter, no mesmo ambiente, uma torneira ligada para que ele vá se acalmando aos poucos. Massagear a criança suavemente com um lenço de seda, com movimentos contínuos também consta nessa lista!

Bebê dormir sozinho: 10. Vista o bebê de acordo com o clima:

Da mesma forma, outra dica preciosa é que você coloque uma roupa que o seu filho não vá sentir frio nem calor durante a noite.

Como crianças não costumam ficar cobertas (e muitos pediatras não aconselham o uso de lençóis ou cobertores, pois pode correr o risco de afixamento), o pijama deve ser adequado à temperatura do ambiente.

11. Dê um banho morninho no bebê antes de dormir:

Uma outra dica maravilhosa é dar um banho morninho e cheiroso no bebê! Esse momento é uma delícia para o bebê e para os pais.

Além disso, a água é um ótimo ambiente para relaxar. Você também pode aproveitar e dar o banho com pouco estímulo, sem muitos brinquedos e luz baixa. Seu bebê já vai sair de lá bocejando!

Leia aqui: Sono da gestante – Veja como dormir melhor durante a gestação

Bebê no berço. Detalhes de móbile no berço. Crédito da foto: Freepik

12. Apague as luzes do quarto do bebê e diminua as da casa:

Se a claridade da luz solar influencia no sono, as luzes artificiais também. Por isso, quando for chegando a hora de dormir, evite deixar muitas luzes acesas, principalmente no quarto do bebê.

Você pode deixar apenas um abajur com luz indireta para o bebê não se assustar caso acorde e consiga voltar a dormir sozinho. Além disso, a luz baixa deixa o ambiente muito mais aconchegante.

13. Crie um ritual para a hora de colocar o bebê para dormir:

Como já mencionamos anteriormente, é muito importante ter uma rotina de sono e, portanto, fazer um pequeno ritual com alguns passos para ir preparando o bebê para dormir.

Por exemplo, primeiro dar o jantar, tomar um banho morno, ser embalado no colo e ouvir uma história antes de dormir.

Estes podem ser gatilhos para que o seu bebê entenda que está chegando a hora dele dormir. Repetindo esse processo ao longo dos dias, ele vai se acostumando a dormir sempre no mesmo horário.

14. Faça com que o seu bebê saiba diferenciar o dia da noite:

Por fim, nossa última dica! Faça com o que o seu bebê saiba a diferença entre o dia e a noite. Por exemplo, durante o dia, o mundo é claro, com barulhos e movimentos. Com o cair da noite, as ruas vão se acalmando, escurecendo e as pessoas diminuindo o ritmo e se preparando para dormir. Assim também deve ser a sua casa e a rotina do seu bebê.

Portanto, durante o dia, não o prive claridade, dos barulhos e dos movimentos. Quando for anoitecendo, as luzes podem ser diminuídas dentro de casa, assim com os sons de aparelhos como TV e rádio. Aos poucos, ele vai se habituando ao dia e à noite.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a fazer o seu bebê dormir sozinho no berço, já que uma boa noite de sono é essencial para a saúde do seu filho (e para a sua também!).

Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais dicas incríveis sobre a maternidade.