Em situações em que a criança não dorme à noite, muitos pais se veem sem muitas perspectivas do que pode ser feito. Pensando nisso, a equipe do Mil Dicas de Mãe desenvolveu este conteúdo com algumas sugestões e considerações que podem te ajudar a lidar com isso.

Lembrando que é sempre importante conversar com um profissional da saúde capacitado para entender, a fundo, o que pode estar prejudicando o sono da criança, especialmente se as mudanças ambientais e comportamentais, que veremos a seguir, não ajudarem, combinado?

Sigamos com o texto de hoje!

Veja também: Rotina de sono para crianças: Veja algumas dicas!

Publicidade
criança não dorme à noite

Menina na cama assistindo algo no tablet. Foto: Canva.

Criança não dorme à noite: O que fazer?

Se a criança não dorme à noite, é importante testarmos algumas mudanças ambientais e comportamentais com o propósito de tentar oferecer menos estímulo à noite, de modo que o pequeno possa ter mais sono.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Afinal, permitir que a criança brinque ativamente antes de ir para a cama pode atrapalhar a compreensão do cérebro dela com relação à necessidade de dormir. Além dessa situação, diversas outras podem ser incluídas nessa lista de avaliar como está a rotina da criança. Vejamos alguns aspectos:

  1. Estabeleça uma rotina consistente de sono;
  2. Crie um ambiente propício ao sono;
  3. Estabeleça limites de tela;
  4. Estimule exercícios durante o dia;
  5. Mantenha uma rotina nos fins de semana e feriados;
  6. Considere criar um ritual relaxante antes de dormir;
  7. Cuidado com as sonecas ao longo do dia;
  8. Reduza a exposição à luz à noite;
  9. Evite atividades estimulantes à noite;
  10. Cuidado com as refeições à noite;
  11. Procure orientação médica.

Agora, vamos ir mais afundo em cada uma dessas questões, para que possamos refletir, juntos, sobre as possibilidades existentes nesses casos em que a criança não dorme à noite. Continue lendo.

1. Estabeleça uma rotina consistente de sono se a criança não dorme à noite

O primeiro ponto que devemos ter em mente é que a rotina de sono é indispensável no dia a dia de qualquer ser humano, seja ele uma criança, um adolescente ou um adulto. É essa rotina que ajuda o corpo a entender melhor qual o momento de verdadeiramente dormir, e quando precisamos ficar em vigília.

Para isso, é importante avaliar e até mesmo conversar com o pediatra com relação à quantidade de horas de sono que o seu filho precisa. São 8 horas por noite? 10? Pense um pouco sobre isso e pesquise sobre o assunto.

Publicidade

A partir disso, estabeleça um horário para ir deitar e um para acordar. Vá implementando esse horário aos poucos na rotina da criança, permitindo que ela se adapte aos poucos. Quanto mais consistente for a sequência de horários, maiores as chances de o “relógio biológico” se adaptar bem.

Veja mais: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

2. Crie um ambiente propício ao sono

Não basta apenas estabelecer uma rotina de sono se o ambiente para dormir não for adequado. Será que a temperatura do quarto está agradável? A cama está limpa e confortável? Existem ruídos que atrapalham o sono? O quarto precisa de uma cortina blackout para não haver entrada de luz da rua dentro de casa? Pensar sobre todos esses aspectos é fundamental.

Avalie quais podem ser os gatilhos que atrapalham o soninho da criança, a fim de deixar o quarto o mais agradável possível. Lembre-se também de avaliar os gatilhos que existem dentro de casa, como ruído de televisão enquanto a criança tenta dormir, conversas muito altas dos adultos, entre outros estímulos que atrapalham o sono.

criança não dorme à noite

Menino sentado na cama e mexendo no celular. Foto: Canva.

3. Estabeleça limites de tela se a criança não dorme à noite

Você sabia que as telas podem atrapalhar profundamente o sono de uma pessoa? As telas emitem luzes e estímulos muito “frenéticos” para o nosso cérebro, dificultando o momento de relaxamento e atrapalhando o descanso.

Publicidade

Além do mais, o excesso de telas também pode desencadear situações de sintomas de ansiedade e estresse nos pequenos, o que também pode se tornar um predispor para problemas com o sono.

Portanto, limitar o uso desses dispositivos, especialmente perto da hora de dormir, é extremamente importante. Evite que a criança use celular, televisão, computador ou tablet à noite, e modere o uso ao longo do dia, sempre considerando a prática de atividades saudáveis como as mais relevantes.

Veja também: Crianças na telas: Estudos apontam que crianças ficam ligadas a tela pode!

4. Estimule exercícios durante o dia

Os exercícios físicos são uma das principais peças do quebra-cabeça do sono bom. Afinal, os exercícios ajudam a liberar hormônios que promovem sensação de bem-estar; ajudam os pequenos a gastarem mais energia; combatem a ansiedade e o estresse; fornecem mais saúde física como um todo; entre tantos outros benefícios.

Por isso, estimular a prática de exercícios ao longo do dia é fundamental para que os pequenos consigam dormir melhor à noite. Para isso, pare e observe: será que a criança não tem mantido uma rotina muito sedentária e é isso que tem atrapalhado o seu descanso?

E lembre-se, ainda, que a prática de exercícios para crianças não precisa ser “academia”, como muitos adultos recorrem. Pode ser a prática de esportes, os passeios ao ar livre, as brincadeiras em parques, a natação, enfim, são inúmeras as atividades. Proporcioná-las, de modo que a criança se exercite enquanto está brincando e se divertindo, pode ser um bom caminho.

criança não dorme à noite

Criança deitada na cama com aparência de aflita. Foto: Canva.

5. Mantenha uma rotina nos fins de semana e feriados

Os fins de semana e feriados, apesar de serem ótimos para quebrar um pouco a rotina, merecem atenção quando o assunto é sobre a criança que não dorme à noite. Manter a rotina de ir para cama e acordar é fundamental.

Ficar alternando muito os horários pode fazer com que todo início de semana seja um sacrifício e a criança tenha que sempre recomeçar o processo de adaptação do sono. Por isso, procure sempre manter a rotina relativamente organizada, mesmo quando for um dia de folga.

Pode parecer muito difícil no começo, mas é possível que você mesmo perceba que manter essa rotina (que inclui a sua rotina de sono, obviamente) pode ser benéfico para todos os envolvidos.

Veja também: Por que descansar é bom para a saúde das crianças e adultos?

6. Considere criar um ritual relaxante antes de dormir

Um ritual relaxante antes de dormir também pode promover uma série de benefícios. Nesse ritual, pode haver um banho quentinho, uma massagem com óleo corporal, a leitura de um livro, ouvir uma música agradável, treinar a respiração… Enfim!

Cada família pode pensar em possibilidades para a hora de dormir, criando verdadeiros rituais cheios de afeto e de conforto, que propiciem um ambiente de relaxamento que leve à indução do sono.

7. Cuidado com as sonecas ao longo do dia se a criança não dorme à noite

As sonecas ao longo do dia fazem bem às crianças, desde que respeitem um tempo de limite de acordo com a idade. Isto é, cada fase do desenvolvimento pode requerer uma soneca específica, que vai reduzindo a necessidade com o passar do tempo.

Estar atento a isso e sempre em comunicação com o pediatra para não errar na hora de permitir sonecas ao longo do dia é bem importante. E lembre-se de que esse cuidado não está relacionado apenas a quantidade de horas, mas também ao horário da soneca. Afinal, se a criança dormir das 19h às 19h45, é bem provável que ela acabe tendo muita dificuldade para dormir às 20h30.

Veja mais: Hora do soninho: Dicas para as sonecas do dia a dia

criança não dorme à noite

Menina feliz sentadinha na cama. Foto: Canva.

8. Reduza a exposição à luz à noite se a criança não dorme à noite

Além de reduzir o uso das telas à noite, por conta dos estímulos e da iluminação das telas, lembre-se de reduzir a exposição às luzes de uma forma geral. E como podemos fazer isso? Na verdade, não é muito difícil.

A nossa dica é que você deixe apenas luzes amarelas e bem baixinhas acesas em pontos estratégicos da casa, deixando o mais escuro possível o ambiente interno. Isso ajuda o cérebro a compreender que a noite está iniciando e que, em breve, ele precisará adormecer.

Em contrapartida, deixar a casa toda iluminada pode atrapalhar o cérebro na hora de compreender que precisa produzir os hormônios do sono.

9. Evite atividades estimulantes à noite

As atividades estimulantes podem ser bem ruins, especialmente se a criança não dorme à noite. Mas o que seriam essas atividades estimulantes? Elas incluem brincadeiras muito ativas, como dançar, correr, pular, fazer muito barulho, enfim.

Tente sempre brincar de forma mais tranquila, fazer uma leitura com a criança ou qualquer outra atividade que seja mais calminha e menos estimulante. Afinal, estimular a mente da criança pode fazer com que ela fique muito ativa, o que afeta a qualidade do sono.

Veja mais: Como estimular nas crianças a prática de higiene?

criança não dorme à noite

Pai e filha na cama lendo história. Foto: Canva.

10. Cuidado com as refeições à noite

As refeições à noite também merecem atenção, ok? Muitas pessoas acabam fazendo refeições muito pesadas na janta, que podem fazer com que o corpo precise “trabalhar mais” para digerir tudo.

Esse ato de “trabalhar mais” pode prejudicar a qualidade do sono, fazendo com que o corpo, como um todo, não seja capaz de relaxar da forma como gostaria, tendo um sono muito leve ou até mesmo uma má digestão que impede que a criança adormeça.

11. Procure orientação médica se a criança não dorme à noite

Por fim, se você acredita que todos os pontos acima são atendidos em sua casa, mas ainda assim a criança não dorme à noite, é importante buscar orientação médica. O mesmo vale para situações em que a criança possa estar apresentando outros sintomas, como dor, por exemplo.

Pois, nesses casos, pode ser que o problema da falta de sono esteja associado a muitos outros fatores, e não apenas à falta do rotina e aos estímulos que estão sendo apresentados à criança à noite.

Não negligencie esse cuidado e boa sorte na hora de criar uma rotina de sono saudável para o seu pequeno!

Veja mais: Insônia infantil: Sintomas, causas e tratamento