A hora do soninho é um momento muito importante para o bebê e para as crianças, por isso, montamos uma lista com diversas dicas para você seguir. Ao final, acompanhe também o horário da soneca recomendado para cada fase do desenvolvimento da criança.

Porém, sabemos que para o bebê que acabou de chegar e para a sua família, a fase do soninho pode ser bastante desafiadora.

Os recém-nascidos, por exemplo, precisam se adaptar a uma rotina de sono durante o dia e à noite, já as crianças maiores precisam de algumas pausas no dia para dormir e repor as energias.

O sono infantil é muito importante para o desenvolvimento, pois é por meio dele que diversas funções cerebrais podem ser mantidas saudáveis, além de promover um crescimento sadio.

Publicidade

Assim sendo, para ajudar a criança em desenvolvimento, é preciso que pais e cuidadores não desistam de aplicar a hora do soninho.

Hora do soninho

Mãe ninando o seu bebê. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Leia mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar

Hora do soninho – Melhores dicas para as sonecas dos pequenos

Além de ajudar no processamento de informações, a hora do soninho contribui para a memória, percepção emocional e o controle das emoções.

Por isso, quando a criança está com sono costuma ter comportamentos que prejudicam sua saúde mental, como por exemplo, muita irritação e falta de ânimo para suas atividades.

Diante disso, para poder ajudar a criança, invista nas dicas para fazer a hora do soninho, algumas são bem práticas que você poderá adaptar conforme suas necessidades. Continue lendo e entenda.

Publicidade

Estabeleça uma rotina da hora do soninho

O sono da criança até 5 anos é dividido entre um horário para dormir durante a noite e as sonecas durante o dia, por isso, é necessário que você estabeleça uma rotina da hora do soninho.

Para criar essa rotina, estabeleça horários fixos para a criança dormir, investindo em atividades relaxantes minutos antes da soneca.

Por exemplo, após o almoço, use músicas tranquilas para acalmar o ambiente e desligue as telas de TV, celular, jogos e entre outros eletrônicos que possam servir de distração.

Veja também: Como fazer seu bebê dormir e ter um sono tranquilo

Hora do soninho

Mãe observando o seu bebê dormindo. Foto: Canva

Diminua os estímulos no ambiente

Ao diminuir os estímulos no ambiente, como por exemplo, TV, celulares e videogames, você cria um ambiente mais tranquilo para a criança fazer sua sonequinha.

Publicidade

Além disso, a luminosidade dos aparelhos eletrônicos diminui a produção de melatonina, um hormônio que ajuda o corpo e mente a entender que é o horário de descansar.

Cuidado também com as brincadeiras e jogos agitados, eles são verdadeiros vilões para a hora de soninho da criança.

A iluminação ambiente também deve ser reduzida, para criar um espaço mais aconchegante e convidativo para o sono.

Cuidado com a alimentação da criança

Se você quer garantir a qualidade na hora do soninho, cuidado com a alimentação da criança. Essa dica vale para o sono noturno e diurno.

Os alimentos, como frituras e açúcares, são prejudiciais para o soninho da criança, pois podem deixar uma sensação de estufamento e de agitação.

É recomendado que o cuidador ou os pais invistam em uma alimentação mais saudável, como frutas, legumes e comidas leves.

Caso elas sintam fome durante o jantar e na hora de dormir, invista em alimentos como frutas leves e saborosas.

Leia mais: Dicas para ajudar seu filho a dormir mais rápido

Hora do soninho – Determine o melhor horário para soneca

Para determinar o melhor horário para a soneca da criança é preciso observar os comportamentos do pequeno.

Os olhos vermelhos, a irritação e a sonolência são sinais de criança com sono, inclusive, pode ocorrer durante o dia.

Hora do soninho

Mãe e bebê dormindo. Foto: Canva.

A dica é que, durante a tarde, a criança possa dormir antes das 18 horas, caso contrário, isso pode atrapalhar a rotina do sono durante a noite.

Avalie a quantidade de tempo de soneca conforme a fase do seu pequeno e, se necessário, acorde a criança para não atrapalhar o sono noturno.

Invista em momentos relaxantes antes da soneca

Antes da hora do soninho, invista em momentos relaxantes com a criança, principalmente uma hora antes da soneca.

É importante que as crianças fiquem longe de telas durante 2 horas antecedendo o soninho. Assim, você melhora a condição do organismo do pequeno fazendo-o relaxar.

Aproveite o momento para dar aquele banho quentinho, fazer aquela massagem gostosa e se beneficie de uma conversa agradável com a criança. 

A leitura de livros e a contação de história também ajudam a estimular o horário da soneca, deixando o momento mais relaxante.

Bebê dormindo no colo da mãe. Foto: Canva

Veja mais: 7 dicas para ter uma noite de sono melhor!

Aposte em uma playlist no Youtube

Para usufruir de ferramentas na hora do soninho, aposte em uma playlist no Youtube para o momento da soneca.

Existem muitas opções de músicas que ajudam a tranquilizar o ambiente, tornando o momento aconchegante.

Certifique-se de que as músicas são adequadas para o momento e se estão direcionadas para o período da sonequinha, com sons instrumentais e mais tranquilos, sem serem muito altas.

Hora do soninho – Crie um espaço confortável para o bebê dormir

Não se esqueça de criar um espaço confortável para o bebê dormir, com uma cama quentinha, travesseiro macio e cobertinha para o frio.

É importante fechar as janelas e portas para manter a temperatura agradável para a criança dormir.

Os bebês de seis meses, por exemplo, podem ser colocados dentro do berço sem travesseiro e em uma posição que ele se sinta confortável para dormir.

Após os sete meses, um travesseiro poderá ser colocado no berço, desde que seja confortável o suficiente para a criança dormir na cama durante as sonecas.

Veja mais: Cuidados com a pele do bebê: veja dicas interessantes

Brinquedos ajudam na hora do soninho

Alguns itens infantis ajudam servindo como estimuladores para a hora do soninho da criança.

Existem cadeirinhas de bebês que balançam com suavidade, ajudando a acalmar o bebê que está agitado.

Já os brinquedos sonoros podem contribuir para o soninho através de músicas relaxantes para o horário da soneca.

Por incrível que pareça, existem alguns brinquedos que simulam o útero da mulher, ajudando a acalmar o bebê.

Bebê recém-nascido dormindo. Foto: Canva

Horário da soneca em cada fase da criança

Uma das contribuições para a hora do soninho é saber qual o horário da soneca em cada fase da criança. Confira a seguir a quantidade de horas em cada etapa do desenvolvimento infantil:

Bebês recém-nascidos

Segundo especialistas, os bebês recém-nascidos dormem em média de dezesseis a dezessete horas por dia, não diferenciando o dia da noite.

O cochilo nessa fase é relativo, sendo necessário avaliar qual o comportamento da criança conforme as semanas vão passando.

Entre oito a dez semanas pode se perceber um padrão de sono do bebê, este é o momento para começar a criar a rotina do sono.

Hora do soninho – Bebês de 4 a 12 meses

Entre os quatro e oito meses os bebês já apresentam uma rotina de sono, podendo cochilar em horas específicas do dia.

As sonecas podem ser mais longas, após duas horas acordado, ou mais curtinhas, dependendo de cada caso.

Dos seis aos doze meses, os bebês cochilam de duas a três horas, em 1 ou 3 vezes durante o dia. Essa terceira soneca pode ser mais curta, durando em média vinte a trinta minutos. 

Leia mais: Cuidados com bebês: 15 dicas para mamãe de primeira viagem!

Crianças entre 2 a 3 anos

Para as crianças entre 2 a 3 anos, o ideal é fazer uma soneca durante a tarde, levando em média de noventa minutos a três horas no máximo. 

Entre 11:30 e 12:30 deve ser a hora do soninho da criança nessa idade, podendo fazer pequenas pausas matinais de quinze a vinte minutos no máximo.

Já as crianças na fase escolar, entre 4 a 5 anos, podem não querer mais cochilar durante a tarde, mas isso não quer dizer que a hora da soneca deva ser descartada.

Bebê dormindo com um coraçãozinho na cabeça. Foto: Canva

Muito pelo contrário! Estabeleça um momento mais tranquilo para a hora do soninho, pois mesmo que a criança não durma mais durante o dia, é preciso fazer uma pausa mais tranquila para repor as energias.

 

Gostou das nossas dicas? Lembre-se de que se você estiver enfrentando problemas para estabelecer uma rotina de sono para a criança, o ideal é conversar com um especialista.

Veja agora: Mulheres têm mais necessidade de dormir bem do que os homens, aponta estudo