Você é uma mamãe de primeira viagem? Então provavelmente deve estar com muitas expectativas, dúvidas, incertezas… Isso é perfeitamente normal, afinal são nove meses de espera até a hora de conhecê-lo finalmente chegar, né? Preparamos para você 15 dicas de cuidados com bebês, para que você passe por essa fase de forma muito mais segura e tranquila!

Então, se você deseja aproveitar o melhor dessa fase da maternidade sem problemas, está no lugar certo!

Vamos lá?

cuidados com bebês

Bebê dormindo com toquinha laranja e bichinho de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Mamãe de primeira viagem? Confira 15 dicas de cuidados com bebês

Com a chegada da maternidade, chegam também inúmeras dúvidas, inseguranças, preocupações e, claro, grandes descobertas.

Algumas perguntas muito comuns surgem, como: quando devo dar de mamar? Como dar banho? Como trocar as fraldas? Os questionamentos fazem parte da gestação, especialmente para mamães de primeira viagem.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas fique tranquila, nós separamos os principais cuidados com bebês em tópicos. Veja a seguir!

Cuidados com bebês – Amamentação

1. Com certeza, você já ouviu milhares de vezes quão importante é o aleitamento materno no primeiro ano de vida, e isso deve sim ser levado a sério! Se você produz leite suficiente, o ideal é que essa seja a única fonte de alimentação do seu bebê nos primeiros três meses.

Caso isso não seja possível, consulte o seu médico para escolher a melhor alternativa;

2. Para bebês recém-nascidos, o intervalo de amamentação geralmente é entre 2h30 e 4h, mas é preciso se certificar que ele mamou o suficiente da última vez;

Publicidade

3. Do mesmo modo, é  sempre importante limpar o nariz do seu bebê antes de amamentá-lo, e não apenas quando estiver entupido. Utilizando soro fisiológico em spray específico para bebês, você garante que ele respire adequadamente durante a amamentação;

4. Todas as substâncias consumidas pela mãe são passadas para o bebê a partir do leite materno. Portanto, além do cigarro, outras substâncias devem ser evitadas, como remédios para emagrecer que agem sobre a tireoide, ou anti-inflamatórios.

Cuidados com bebês – Higiene

5. Na hora do banho, deixe tudo que precisa por perto: sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, toalha, fralda e roupa. A temperatura da água da banheira deve estar morna para quente, porém sempre confortável, (em torno de 36 graus), já que a pele do bebê é muito sensível. Cheque antes com um termômetro ou com as mãos se a temperatura está boa.

Em dias frios, alguns médicos recomendam que a mãe enrole o corpo do bebê em uma toalha e lave apenas a cabeça primeiro, e depois de enxaguá-la e secá-la, lave o corpo com cuidado.

6. Trocar as fraldas de forma recorrente é um dos principais cuidados com bebês, no entanto, você não precisar trocá-lo sempre que ele fizer xixi. Na hora da troca, evite lenços umedecidos com químicos que possam provocar irritações na pele. Ao invés disso, prefira o algodão com água morna. Além disso, sempre limpe o seu bebê gentilmente, e de trás para frente.

7. Geralmente o resquício do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida. Até lá, é preciso higienizar bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas. É normal sair um pouco de sangue.

Publicidade

Cuidados com bebês – Banho de sol

8. Os banhos de sol são essenciais para a ativar a vitamina D e manter a saúde da pele do bebê. No entanto, eles devem ser breves (em torno de 15 minutos), e fora do período de maior incidência de raios ultravioleta (das 10h às 17h).

Roupinhas

9. Cuidado com a vaidade na hora de vestir o seu bebê! Acima de tudo, a roupinha deve ser confortável e adequada à temperatura do dia.

Não precisa agasalhar seu filho(a) em dias quentes, por exemplo, mas sim escolher uma roupa que o proteja do vento;

Cuidados com bebês – Sono

10. Esse é um dos cuidados com bebês que mais merecem atenção, de forma a prevenir riscos de sufocamento e asfixia. É importante manter o seu bebê sempre de barriga para cima na hora de dormir, especialmente nos primeiros 5 meses de vida.

Além disso, é bom evitar cobertores, travesseiros, bichinhos de pelúcia ou outros objetos no berço;

11. Nos primeiros três meses, o bebê deve ter entre 16h e 17h de sono por dia, o que deve diminuir aos poucos com o tempo.

 cuidados com bebês

Bebê engatinhando no chão. Crédito da foto: Freepik

Dicas de cuidados com bebês

Visitas e passeios

12. No caso de recém-nascidos, é importante evitar passeios em locais públicos e o contato excessivo com pessoas, já que a imunidade do bebê ainda está frágil e isso facilita a contaminação de vírus, fungos e bactérias. Sem falar em barulhos, cheiros ou luzes que podem deixar o pequeno agitado;

13. O recomendado é que as visitas sejam curtas, respeitando o silêncio e os cuidados necessários com a higiene antes de o contato com o bebê. E evite também que as visitas fiquem dando beijos na criança, pois também há risco de contaminação de doenças como herpes, bolhas e feridas;

Cuidados com bebês – Cólicas

14. As cólicas são comuns e uma das principais causas de preocupação entre as mães de bebês. Massagens na região, compressas mornas e óleos naturais ajudar a aliviar a dor, mas é sempre importante consultar o pediatra para a análise e a recomendação adequada;

Acompanhamento pediátrico

15. Por fim, a primeira consulta com o pediatra deve ocorrer ainda na primeira semana de vida do bebê, com um retorno geralmente no 15º dia.

Após esse período, a visita ao médico deve ocorrer, no mínimo, mensalmente, para o acompanhamento adequado do desenvolvimento e da saúde do bebê.

Agora que você já conhece os principais cuidados com bebês, aqui vai uma última dica de extrema importância para essa fase: Não é só o seu bebê que precisa de atenção com a saúde!

Os pais sempre ficam sobrecarregados, portanto, devem priorizar uma alimentação balanceada, um ambiente calmo em casa e horas regulares para o sono.

Afinal, para garantir que o seu bebê esteja bem, você também precisa estar, não é mesmo? Confira aqui 15 dicas simples e eficazes de cuidados para mães. 

Boa sorte e aproveite sempre o melhor da maternidade!

Leia também: