Apesar de não existir uma “receita de bolo” quando pensamos em formas de fazer o bebê se sentir amado, ainda assim podemos pensar em algumas atitudes que, feitas de forma genuína, podem contribuir para o vínculo e proximidade de toda a família.

Por isso, neste texto do Mil Dicas de Mães, reunimos uma série de considerações e ideias que podem te ajudar a construir uma proximidade ainda maior com o seu pequeno que, nesta fase da vida, está aprendendo tudo sobre o mundo à sua volta. Acompanhe!

fazer o bebê se sentir amado

Bebê mordendo o nariz da sua mamãe. Foto: Canva.

Como fazer o bebê se sentir amado?

Como mencionamos acima, não existe um método capaz de fazer o bebê se sentir amado de uma hora para outra. Até porque, o amor é algo construído aos poucos, e de uma forma completamente única em cada família.

Publicidade

Entretanto, sabemos que algumas pessoas podem ter dúvidas sobre como se aproximar de um bebê muito pequeno, e por isso buscam por formas de auxiliar o bebê nesse entendimento de que ele é verdadeiramente amado pela família.

A seguir, apresentamos algumas atitudes que ajudam a demonstrar esse afeto, quando genuíno:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Toques carinhosos no bebê;
  2. Olhar nos olhos do bebê;
  3. Sorrir genuinamente;
  4. Conversar com o bebê;
  5. Cantar e contar histórias;
  6. Brincar com o bebê;
  7. Permitir contato pele a pele;
  8. Momentos de massagem e relaxamento;
  9. Consolar o bebê;
  10. Criar uma rotina para o bebê;
  11. Aprender com o bebê.

Sabemos que assim pode parecer algo muito vago, por isso, trouxemos algumas reflexões, nos tópicos seguintes, que podem te ajudar nessa missão:

1. Toques carinhosos para fazer o bebê se sentir amado

Acariciar o bebê, fazendo carinho no cabelo, nas mãozinhas, no rostinho, enfim, é uma forma de fazer o bebê se sentir amado. Esse toque mais suave e delicado cria uma conexão maior entre o adulto e a criança, além de ajudá-la a ter um momento de afeto e bem-estar. Por isso, pode ser um bom caminho para demonstrar o amor e o carinho pelo seu bebê.

Veja mais: 50 formas de fazer seu filho pequeno feliz

fazer o bebê se sentir amado

Bebê tomando mamadeira no colo da sua mãe. Foto: Canva.

Publicidade

2. Olhar nos olhos do bebê

O ato de olhar nos olhos também fortalece essa proximidade com o bebê, fazendo com que ele se conecte mais com os adultos que estão à sua volta. A partir disso, é possível nutrir e fortalecer o amor dentro da família, criando momentos de conexões profundas que geram memórias positivas para o pequeno.

3. Sorrir genuinamente para fazer o bebê se sentir amado

O sorriso é uma demonstração de emoção muito importante para os seres humanos. Por isso, se você busca formas de demonstrar o seu amor e de fazer o bebê se sentir amado, considere sorrir genuinamente para o seu bebê, olhando-o nos olhos. Essa expressão facial conecta a criança com o adulto e também pode fazê-lo se sentir mais acolhido no seio familiar.

Veja mais: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

4. Conversar para fazer o bebê se sentir amado

Por mais que muitas pessoas ainda achem “estranho” conversar com um “bebê que não entende”, a verdade é que esse tipo de atitude gera conexão e proximidade entre os envolvidos. Além disso, a maneira como conversamos com o bebê e o tom de voz que usamos no dia a dia também pode fazer toda a diferença. Por isso, se você busca fazer o bebê se sentir amado, considere conversar mais com o pequeno, olhando-o nos olhos e interagindo com atenção.

5. Cantar e contar histórias

A interação via linguagem auxilia na criação de uma conexão mais profunda entre os seres humanos de todas as idades. Por conta desse fator, investir em um momento para cantar ou contar histórias para a criança pode ser um bom caminho na hora de fazer o bebê se sentir amado. Você pode cantar músicas que fizeram parte da sua infância, ou apostar em um novo repertório.

Também pode contar histórias encenando, usando entonações mais chamativas, criando um momento único.

Publicidade

Veja mais: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

fazer o bebê se sentir amado

Mãe apreciando seu bebê no colo. Foto: Canva.

6. Brincar para fazer o bebê se sentir amado

As brincadeiras também não podem ser deixadas de lado na nossa missão de fazer o bebê se sentir amado. E sabe o que mais? Elas nem precisam acontecer com base na escolha de brinquedos caros, pelo contrário! A simplicidade pode ser uma forte aliada nesse momento.

Um exemplo seria brincar com folhas do jardim, pedrinhas do quintal, enfim… Sempre interagindo com a criança, mostrando algo para ela, conversando e permitindo que ela explore os espaços sempre com supervisão e o cuidado de um adulto, claro.

Veja mais: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

7. Permitir contato pele a pele

Você sabia que o contato pele a pele pode fazer toda a diferença na hora de fazer o bebê se sentir amado? Isso porque esse toque faz com que o nosso corpo libere hormônios que, de forma popular, são chamados de “hormônios do amor”. Dito de outra forma, esses hormônios auxiliam no fortalecimento da conexão entre os seres humanos, e por isso esse cuidado é tão importante.

Esse toque pele a pele pode acontecer em um abraço, durante a amamentação, na hora do banho, enfim. São muitas as possibilidades de criar essa conexão mais profunda.

Veja mais: Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Veja dicas!

8. Momentos de massagem e relaxamento

Seguindo o gancho dos momentos de contato pele a pele, as massagens e atividades relaxantes podem ser ótimas para fazer o bebê se sentir amado. Você pode reservar um momento do dia para massagear o seu bebê usando um óleo específico para isso, por exemplo.

Durante essa interação, pode cantarolar baixinho, colocar uma música instrumental e criar um ambiente super aconchegante e tranquilo para viver esse momento com o seu bebê. Acredite, pode ser algo incrível, especialmente no momento da higiene do sono.

fazer o bebê se sentir amado

Família segurando a mãozinha do bebê. Foto: Canva.

9. Consolar para fazer o bebê se sentir amado

Os bebês estão, a todo momento, entrando em contato com emoções e acontecimentos que eles nunca sentiram antes, quando estavam dentro do útero. Sendo assim, é comum que chorem com medo, angústia ou qualquer outro sentimento ruim com uma certa frequência.

Nesses momentos, é válido tentar consolar o bebê de forma carinhosa, para que ele se sinta protegido, cuidado e, claro, muito amado. Esse cuidado não precisa ser apenas pegar no colo – e isso você poderá aprender à medida que conhece melhor o seu bebê.

Devemos cuidar com o mito de que o colo vicia, por exemplo, e promover, nos momentos de consolo, um cuidado próximo com o nosso pequeno, para que ele se sinta acolhido e bem cuidado. Isso pode ajudá-lo, inclusive, a ter maior segurança emocional no futuro.

Veja mais: Maternidade real: sim, filho dá muito trabalho!

10. Criar uma rotina para o bebê

Criar uma rotina estruturada é, de certa forma, uma maneira de fazer o bebê se sentir amado. Os bebês precisam de rotina para regular o sono, aprender sobre o mundo à sua volta, sentirem-se mais seguros, e assim por diante.

Por conta desses fatores, essa rotina pode ser considerada uma forma de demonstrar o seu amor pelo seu pequeno. Vale muito a pena apostar nessa possibilidade para construir laços mais equilibrados e saudáveis.

fazer o bebê se sentir amado

Família feliz com o seu bebê recém-nascido. Foto: Canva.

11. Aprender com o bebê

Por fim, lembre-se do que mencionamos no começo deste artigo: não existe uma receita única de como fazer o bebê se sentir amado. O que existem são atitudes que aproximam. Por isso, o mais importante é aprender com o seu bebê, reconhecendo o que ele gosta e não gosta, aproximando-se dele de uma forma natural, e assim por diante.

Aos poucos, você e ele irão descobrir muitas coisas um sobre o outro, que poderão fortalecer ainda mais esse relacionamento. Nunca se esqueça de que o amor, inclusive materno, é algo construído, que pode levar um tempo para ser bem instaurado. Ter isso em mente pode ajudar na hora de quebrar aquela pressão de amor incondicional.

Dê tempo ao tempo. Aprenda com o seu bebê e viva essa relação a cada segundo, de forma natural e saudável.

Veja mais: Mensagens seja bem-vindo meu amor – Para bebê recém-nascido!