Mesmo com a correria que é a vida de um pai e de uma mãe, ao longo do dia é possível criarmos oportunidades para fazer os nossos filhos felizes (e não é exatamente isso o que dá sentido às nossas vidas?). Seja fugindo um pouquinho da rotina, ou mesmo colocando nela alguns momentos especiais, dá para agradarmos os nossos pequenos diariamente – e o resultado, você vai ver, será um ambiente de muito amor!

Confira então 50 formas de fazer seu filho pequeno feliz, para colocar em prática já! Algumas eu já faço aqui em casa, e outras estão na minha listinha de como me tornar uma mãe melhor! Aposto que por aí também será assim!

Imagem: 123RF

  1. Jogue conversa fora: sim, os pequenos adoram que a gente tire um tempinho para perguntar como foi o dia deles, questionar coisas que eles gostam de fazer ou falarmos um pouquinho de nós mesmos. Quando o papo é sobre algo que eles entendam, se sentem participando das nossas vidas, e tão importantes como os “meninos grandes”, que já sabem conversar com os pais.
  2. Faça do jantar uma brincadeira de restaurante: que tal pedir ajuda ao filhote e criar uma força-tarefa para preparar a refeição? Veja algumas ideias de cardápio que os pequenininhos podem ajudar aqui.
  3. Crie uma cabana embaixo da mesa: seja com uma toalha que vire cabana ou não, chame o seu filho para brincar embaixo da mesa, inventando aventuras.
  4. Conte histórias: não só conte, como faça vozes diferentes para os personagens e crie cenários com acessórios de cozinha. Afinal, que pequeno não ama uma contação de histórias diferente?
  5. Apresente brincadeiras da sua infância: para os nossos filhos é um barato imaginar que nós, adultos, um dia fomos crianças também. E uma maneira divertida de contar a eles como foi a nossa infância é mostrando as brincadeiras da nossa época (melhor ainda se brincarmos todos juntos!).
  6. Ria de si mesmo: o jantar queimou? A roupa manchou? Um pum escapou? Ao invés de se preocupar: dê risada – o pequeno vai rir também (e depois peça uma pizza!).
  7. Invente brincadeiras com o lixo: o filhote vai se divertir vendo como é possível criar coisas incríveis com garrafas pet ou papel. Os acessórios podem até virar enfeites para uma festa reciclável bem bacana depois.
  8. Crie uma horta em casa: com certeza o seu filho vai adorar cultivar os próprios alimentos (e tem dicas para montar sua horta aqui).
  9. Faça uma banda na cozinha: colheres, panelas e copos podem virar a orquestra da família por alguns minutos de muita diversão.
  10. Cante para ele: cante para o pequeno e, quando ele já conseguir acompanhar, cantem juntos. Delícia!
  11. Incentive: troque o “deixa que eu faço” por “vamos tentar mais uma vez? Você consegue!”.
  12. Assistam desenhos juntos: pode ser só um episódio ou mesmo alguns minutinhos, o pequeno vai adorar a sua companhia.
  13. Reservem um tempinho antes de dormir: que tal estender o beijinho para uma conversa rápida?
  14. Criem um castelo: aproveitando materiais reciclados, dá para montar castelos em casa lindos. O seu príncipe (ou princesa) vai adorar!
  15. E façam coroas: com papelão também dá para fazer coroas para o seu filho e completar a brincadeira de faz de conta.
  16. Aposte em brincadeiras mesmo nas horas “chatas”: brincadeiras quando não dá para fazer bagunça são ótimas para espantar o tédio durante a espera em um consultório médico.
  17. Apresente uma fruta nova: a variedade de frutas (ainda mais no nosso país) é enorme – e que tal comprar uma diferente na feira para mostrar ao pequeno? Mesmo que ele não goste do sabor, conhecer a diversidade da nossa natureza é sempre impressionante.
  18. Faça pinturas com as mãos: pinte a mão (ou o pé) da criança e “carimbe” uma folha de papel, uma camiseta… Quer atividade mais gostosa e recordação mais especial?
  19. Joguem charadas: chegue com uma charada nova do trabalho. Vai ser divertido ver a criança tentando adivinhar (e pode apostar que você vai se surpreender com a rapidez e sabedoria dela!).
  20. Preparem uma festa temática: datas comemorativas como Carnaval e Halloween podem render uma festa em casa reunindo os amigos do pequeno (com direito a muitas brincadeiras e comidinhas especiais).
  21. Vejam fotos antigas: mostre imagens suas e dos outros parentes quando eram mais novos. A criança vai adorar ver como o avô era jovem!
  22. Ajude na tarefa de casa de forma lúdica: o bom português pode ser praticado por meio de contos de fadas, as ciências com experiências bacanas e a matemática com LEGO. Sim, aprender pode ser muito divertido!
  23. Desenhem juntos: ao invés de só deixar a criança desenhar sozinha, por que não propor a ela que vocês façam uma obra de arte juntas? Troquem ideias e coloquem a mão na massa em equipe!
  24. Estimule a criatividade do pequeno: existem maneiras de estimular a criatividade do seu filho muito simples, como por meio do reaproveitamento de materiais e da aposta em atividades sensoriais. Vale a pena testar!
  25. Brinquem com fantoches de dedo: inventem uma historinha juntos e apresentem à família com fantoches de dedo. Divertido e muito fofo!
  26. Vejam um filme juntos: filmes para a família, com narrativas para agradar crianças e adultos, são diversos e sempre reservam surpresas especiais para todos.
  27. Transformem rolos de papel higiênico em brinquedos: peça ajuda ao filhote para fazer coisas super legais com rolinhos de papel higiênico. Binóculos, pulseiras e enfeites fofíssimos são só algumas delas.
  28. Exponha a arte do seu filho: pode ter certeza que o seu filho se sentirá orgulhoso ao ver o desenho dele pendurado no seu quarto, como uma verdadeira obra de arte. E existem formas de expor a arte das crianças em casa de maneiras incríveis!
  29. Brinquem no escuro: a falta de energia não é desculpa para a deixar a diversão de lado. Diversas brincadeiras no escuro são demais para festejar e, ainda, estimular a criatividade.
  30. Não esqueça dos abraços: está chegando ou indo embora? Pois não entre ou saia de casa sem deixar o abraço e beijinho do filhote de lado. Eles adoram, pode apostar!
  31. Aposte na tecnologia: existem alguns aplicativos infantis realmente bacanas, que ensinam e divertem ao mesmo tempo. O filhote vai adorar!
  32. Façam bolhas de sabão: quer atividade mais fácil e gostosa que essa? E, para quem quiser inovar, ainda é possível fazer bolhas de sabão gigantes.
  33. Confeccionem brinquedos educativos: de forma simples, dá para fazer brinquedos educativos caseiros que vão render horas de muita diversão e aprendizado em família.
  34. Imitem animais: proponha uma brincadeira de imitação de animais. Quem será que vai adivinhar mais rápido qual bichinho o outro é?
  35. Façam um piquenique: a combinação de ar livre com brincadeiras e comidinhas deliciosas – como é um piquenique – tem tudo para fazer qualquer um feliz!
  36. Preparem uma festa de aniversário para as bonecas: reúnam as bonecas e ursinhos preferidos da criança na sala e “armem” uma festa como se fosse de verdade, com balões e presentes improvisados (pode ter até bolo feito “a quatro mãos” – por que não?).
  37. Montem um show: separe a música preferida do seu filho e preparem uma coreografia juntos para apresentar em um domingo à tarde que vocês forem ficar em casa. Será uma atração e tanto!
  38. Invente dias novos: acorde e declare que aquele é o dia mundial das bolinhas, ou o dia do roxo – e o desafio será você e o filhote se vestirem de acordo com a ocasião.
  39. Ouça sobre os sonhos dele: durante o café da manhã, pergunte ao pequeno com o que ele sonhou e ouça com atenção os detalhes da história. Vai ser divertido ver o que anda passando pela cabecinha dele!
  40. Mostre a ele as diversas profissões: quando ver um lixeiro em ação, ou sair do consultório do dentista, explique à criança sobre as diversas profissões que existem. Pode ter certeza que vai render tema para novas brincadeiras e sonhos.
  41. Encontrem brincadeiras na natureza: uma folha pode virar um carimbo, um galho pode ganhar cores e um pote de vidro pode se transformar em uma floresta em miniatura. Brincadeiras com elementos da natureza são demais!
  42. Mostre que caixas de fósforo são o máximo: dá para fazer uma variedade de brincadeiras e acessórios com caixas de fósforo (uma mais bacana que a outra!). Façam juntos!
  43. Divirtam-se no carro: existem brincadeiras para fazer no carro que são muito divertidas, tanto para espantar o tédio dos pequenos até chegar ao destino, como para desestressar os pais no trânsito.
  44. Faça massinha de modelar caseira: dá para preparar massa de modelar em casa, o que é bacana demais, porque cria dois momentos de diversão em uma mesma atividade – fazendo o brinquedo e, depois, curtindo muito com o filhote criando figuras incríveis para brincar.
  45. Peça ajuda para fazer os serviços de casa: se para nós os serviços de casa não passam de obrigação, para os pequenos é motivo de orgulho conseguir fazer algo “exclusivo” dos adultos. E, a partir dos dois anos, eles já podem ajudar nas tarefas domésticas (e curtir muito esses momentos!).
  46. Fotografe o seu filho de maneira divertida: aproveite ideias como a da mãe que faz vestidos de vegetais para fotografar a filha e improvise ensaios incríveis na sua casa.
  47. Ou então aposte em um ensaio mini-me: coloque o pequeno para imitar as suas poses preparando um ensaio mini-me bem fofo!
  48. Brinquem com água: está calor e não tem piscina em casa? Não tem problema: se refresquem juntos com brincadeiras com água simples, como com bexigas e gelo sensorial.
  49. Invente uma nova árvore de Natal: quando chegar o Natal, que tal fugir um pouquinho da tradição e montar uma árvore de Natal diferente, com livros ou fotos? Peça ajuda ao pequeno e inovem!
  50. Sorria!: quer forma melhor de atrair a felicidade do que sorrindo todos os dias? Receba o seu filho sempre com um sorriso no rosto, uma forma simples e eficiente para fazê-lo se sentir amado (e cultivar o hábito de sorrir também!).