Eu não sei se eu já contei a vocês, mas eu também já fui professora nessa vida. Meu primeiro trabalho aconteceu quando eu tinha 18 anos – trabalhei em um cursinho pré-vestibular, tirando dúvidas dos alunos. Logo em seguida, passei a dar aulas particulares das disciplinas de exatas, e foi quando eu me deparei com o maior temor dos alunos na escola: a matemática! Eu sempre fui amiga dos números, então não tinha essa percepção negativa da matéria; mas a verdade é que a grande maioria das crianças a detesta, porque acha complicado entender alguns conceitos básicos.
Por isso eu amei a técnica da professora Alycia Zimmerman, que leciona para uma turma de terceiro ano em um colégio de Nova Iorque. Ela fez o que parecia impossível: tomar divertido e palpável o aprendizado de operações básicas, como soma, subtração, multiplicação, divisão e até fração. Como? Com peças de LEGO, acreditam? Olhem só que bacana (dá até para aproveitar a ideia em casa, para ajudar o filhote nas tarefas da escola)!
Somas:
Uma das técnicas mais simples é usar as peças para somar. A professora criou os diagramas “Part-Part-Total”, que consistem exatamente em pecinhas separadas em partes que precisam ser somadas para chegar ao total (uma peça de Lego também). Para brincar, é só deixar um quadrado em branco para o pequeno fazer as contas e descobrir a peça que falta.
Multiplicações:
As diferentes e coloridas peças também auxiliam nas multiplicações. Olha como os resultados parecem mais fáceis de serem atingidos e compreendidos usando o jogo. (E também dá para fazer o processo contrário, de divisões).
Frações:
Olha que bacana como a professora brinca com as peças para demonstrar e resolver problemas com frações. O mais legal é que existem vários tipos de pecinhas, então dá para fazer diversas combinações.
Todas as imagens são da página da professora.