Fazer uma festa de aniversário linda, gastar pouco dinheiro e reciclar itens que você tem em casa é uma combinação que parece perfeita, não é mesmo? Imagine somar a tudo isso a ajuda do filhote! Gostou da ideia? Então veja algumas dicas para caprichar na decoração da festinha do seu filho (no melhor estilo festa reciclável!) e ainda poder contar com o auxílio do pequeno em algumas tarefas simples. Com certeza ele vai adorar participar!:

1.Garrafinhas encapadas com bexigas

Garrafinhas de vidro lisas (ou mesmo com rótulos bonitos) já costumam ser enfeites de mesa muito charmosos. O diferencial dessa aqui é o acabamento com uma bexiga que, quanto mais colorida e estampada, mais decorativa fica! Você pode utilizar bexigas que sobraram do ano anterior, ou mesmo de alguma outra festa infantil (isso, sim, é reciclar!)

Para fazer, você deve primeiro encher as bexigas (pode pedir para o filhote fazer isso, se ele gostar) e segurá-las, cheias, durante alguns minutos (ou prendê-las com clips). Depois, esvazie-as (elas estarão mais gordinhas) e então encape a garrafa, começando pela base. Essa última tarefa fica mais fácil com duas pessoas – o pequeno pode segurar a garrafa, enquanto você encaixa a bexiga. Para dar acabamento à pontinha do balão, que fica no gargalo, é só dobrá-la para dentro. Depois disso, complemente a peça com laços, flores ou doces no palito e espalhe pelas mesas.

Publicidade

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2. Tartaruga de garrafa pet

Dependendo do tema da festa, as tartaruguinhas podem cair bem como enfeites nas mesas. Comece pelo casco, recortando bases de garrafas pet (como o casco do animal é verde, podem ser aproveitadas especialmente embalagens dessa cor). O passo seguinte é confeccionar o corpo do bichinho: faça um molde, copie-o em pedaços de EVA (você pode pedir para a criança fazer essa tarefa) e recorte. Para ficar mais fofo, é legal “rechear” o casco com pedrinhas coloridas ou botões.

A seguir, cole o casco no corpo com cola quente. Finalize desenhando a carinha e as patinhas do animal. Mais uma dica é usar cores diferentes de EVA, para colorir a mesa!

Imagem: http://www.revistaartesanato.com.br

Imagem: http://www.revistaartesanato.com.br

Publicidade

 

3. Pinguins de garrafas

Outro destino para as garrafas pet é a produção de pinguins. Se o aniversário do filhote for durante o inverno ou se ele simplesmente gostar do tema (ou de filmes como Happy Feet), o enfeite pode ser uma ótima surpresinha. Para fazer, você vai precisar de duas garrafas pet do mesmo tamanho (uma deverá ter a base retirada e a outra será cortada ao meio). Feito isso, é hora de colorir (e é onde a criança entra em ação! Além da pintura, como a parte de cima do bicho será um gorro, dá para usar a imaginação e enfeitá-lo com desenhos, lantejoulas ou mesmo pedaços de lã). Para dar um acabamento mais bonito, você pode usar antes um primer (produto encontrado em lojas de artesanato), para disfarçar o verniz da garrafa e fixar melhor a tinta. Outro cuidado é deixar as barriguinhas dos pinguins do mesmo tamanho. Para isso, faça previamente um molde em papel e o use para desenhá-las.

Depois, é só rechear os bichinhos de doces e encaixar o gorro no corpinho. Se precisar, use algumas gotas de cola quente (mas não muito aquecidas, para não derreter o plástico) ao redor das duas partes, para fixá-las melhor. Fica lindo!

 

Publicidade

4. Sorvetes de rolos de papel higiênico

O rolo de papel higiênico (aberto e em seguida dobrado em formato de cone) vira casquinhas de sorvete, que podem ser recheadas com bolas de papel de seda. A combinação vira uma ótima peça decorativa para a mesa de doces, não acham? E o melhor: o papel pode ser reaproveitado também, de presentes ou embrulhos de roupas que recebemos. De fácil execução, o enfeite pode ser produzido inteiramente pela criança.

 

5. Lembrancinha de rolos

Mais uma funcionalidade do rolo de papel higiênico para uma festa infantil é transformá-lo no recipiente para guardar as lembrancinhas. Para fazer dele uma linda caixinha é muito simples: basta dobrar as extremidades. Daí é só rechear com guloseimas ou alguma outra surpresa que você queira e dar o toque final com uma fita, adesivos ou uma pintura caprichada. Esse procedimento também é bastante simples e, como não envolve objetos cortantes, pode muito bem ser feito pelo próprio aniversariante.

 

6. Balões de copos e pratos

Sabe aqueles pratinhos lindos e coloridos de papel que você comprou para outra festa? Corta o coração ter que jogá-los, não é mesmo? Mas, se bem limpinhos, eles podem fazer parte da decoração da nova comemoração. Olhem só essa ideia: pratos azuis viraram uma nuvem que completou a temática de balões (que também foram feitos com materiais reciclados: copinhos e cestinhas de frutas com uma bexiga dentro!). Não ficou demais?

 

7. Potinhos de iogurte

Seu filho adora comer iogurte? Então que tal reaproveitar as embalagens para guardar os docinhos da festa? A criança já pode participar da produção guardando as primeiras peças depois do lanche (criando a ideia de reaproveitamento para algo especial: seu aniversário!). O pequeno também pode ajudar na conservação da embalagem, lavando e secando bem cada uma. No dia do evento, você e o filhote podem caprichar ainda mais, colocando no interior dos potinhos um papel celofane colorido (mas liso já fica um charme!) e recheando com o que desejarem.