Embora o Halloween seja uma festa típica dos Estados Unidos e de alguns países europeus, ele está cada vez mais presente também entre nossos pequenos. Eu, pessoalmente, gosto da ideia de fantasiar os filhotes para comemorar o Dia das Bruxas, e acho uma oportunidade bacana para que as crianças encarnem outros personagens, e possam, inclusive, lidar de uma forma diferente com seus medos (e até mesmo perdê-los!). Aqui em casa já faz alguns anos que Catarina acompanha o movimento das crianças mais velhas pedindo doces, de casa em casa, já fez máscaras para receber quem batia à nossa porta, e está animada com a possibilidade de se juntar às bruxinhas e monstrinhos no próximo dia 31.

Entre as brincadeiras mais conhecidas pela criançada nesse dia está o famoso “doces ou travessuras”, que consiste em dar uma volta pelo bairro (ou condomínio), batendo na porta dos vizinhos e pedindo doces (e, caso o pedido não seja atendido, vêm as travessuras, ou seja, os pequenos aprontam alguma na casa do morador mal-humorado – o que não acontece onde eu moro, pois os pais acabam ensinando que participa da festa apenas quem quer). Também é muito comum se fantasiar com roupas, enfeitar abóboras e comer guloseimas preparadas especialmente para a ocasião. Mas além de tudo isso, existem ainda outras brincadeiras bastante divertidas que prometem fazer dessa noite “arrepiante” um momento divertido e inesquecível! Se você estiver pensando em reunir os amigos do filhote para uma festinha de Halloween, confira algumas dicas para entretê-los:

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Maçã com a boca

Publicidade

Essa brincadeira é bastante comum nos países onde o Halloween é mais presente. Funciona assim: em um grande balde com água são colocadas várias maçãs e o desafio é tentar tirá-las lá de dentro usando somente a boca! Dá para aumentar a dificuldade criando situações como quem consegue tirar mais em menos tempo. Outra opção divertida é prender as frutas no alto, em barbantes, e vendar os olhos dos pequenos, para que tentem abocanhá-las sem enxergar.

Veja também: Comidinhas de Halloween – as 30 melhores ideias para fazer em casa!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

Montando o Frankenstein

Lembra do Frankenstein, aquele “monstro” cujo corpo é formado por partes de vários outros corpos? Inspirado no personagem, um jogo engraçado é pegar várias revistas velhas para as crianças recortarem partes do corpo de pessoas e montarem o seu próprio Frankenstein. Com certeza vai render boas risadas!

 

Publicidade

Caça aos doces

Assim como na Páscoa é comum a caça aos ovos, no Dia das Bruxas um desafio bastante divertido (e delicioso!) é fazer uma busca por doces. O prêmio pode ser uma linda cesta temática de Halloween, cheia de guloseimas e enfeitada com bruxinhas, chapéus, fantasmas e mini abóboras. Espalhe pelo local da festa algumas dicas que levam ao prêmio.

 

Corrida das múmias

Deixe vários rolos de papel higiênico disponíveis para os pequenos enfeitarem suas múmias (opte pelos mais baratos, que são mais durinhos e difíceis de rasgar). Divididos em times, os participantes devem escolher um amigo para ser a múmia, que será coberta de papel – ganha o primeiro desafio quem conseguir enrolar o colega primeiro. A próxima disputa será uma corrida, em que as múmias deverão correr até um determinado ponto fantasiadas (por isso é importante não amarrar as pernas, para não atrapalhar os movimentos do competidor).

 

Publicidade

Jogo do caldeirão

Esse jogo é para desafiar a memória da criançada. Sentadas em uma roda, a primeira criança fala “eu sou uma bruxinha e no meu caldeirão eu coloco…” – e completa a frase com algum item, que pode ser um alimento, um animal, qualquer coisa mesmo (quanto mais diferente, mais divertido fica!). O participante ao lado continua a brincadeira repetindo a frase e o objeto que o colega falou. E assim por diante… Quem errar, ou esquecer, vai saindo da roda até sobrar o grande vencedor.